Quando tive que pensar neste artigo, a primeira dificuldade com que esbarrei foi – só 10 razões? Então, que razões mais importantes poderei escolher para identificares a importância de seres um membro da Associação Portuguesa de Reiki?

O Associativismo é algo de intrínseco na estrutura social. Tendemos a juntar-nos em grupos com ideias semelhantes, propósitos com os quais nos identificamos, com iniciativas que nos permitem criar relacionamentos positivos, crescimento pessoal e desenvolvendo em nós maior humanidade. Vamos então ver que 10 razões poderás ter para te associares na APR.

associacao_portuguesa_reiki_redondo

1 – Abertura

A Associação Portuguesa de Reiki é aberta a todos os praticantes, independentemente do seu sistema de aprendizagem, Mestre ou mesmo de terem outras filiações. Apesar de apenas estarmos em Portugal, aceitamos qualquer membro da lusofonia em qualquer parte do mundo.

Esta abertura, é uma das mais exigentes tarefas pois requer de nós a capacidade de aceitação, de escuta, aprendizagem e doação. Se achamos que Reiki é para todos, então é para isso que devemos trabalhar, escutando ideias, promovendo o diálogo e o crescimento comum. A Associação Portuguesa de Reiki, além de promover o encontro de praticantes também faz o mesmo com outras associações de Reiki, através do Congresso, das Jornadas de Mestres de Reiki e ainda os prémios de voluntariado. Este é um dos nossos pilares desde a fundação a 22 de Maio de 2008.

openness

2 – Apoio

Através do facebook e dos emails, respondemos a centenas de pedidos todos os anos. O nosso apoio estende-se também à criação de conteúdos para os praticantes, de workshops, sessões de esclarecimento, voluntariado ou mesmo o apoio à criação de protocolos para projectos de associados que queiram desenvolver projectos de voluntariado em instituições.

msm1

3 – Solidariedade

Desde 2010 que desenvolvemos e promovemos o voluntariado como uma forma de doação e campo prático para os praticantes de Reiki. Hoje, são perto de cinquenta as instituições aonde chegamos, o que representa um impacto em centenas de pessoas que vêm a sua condição apoiada, melhorada, através da terapia Reiki. Em nenhum outro país se encontra este tipo de estrutura e aplicação do Reiki com tanta presença.

images

4 – Humanização

Ao desenvolvermos actividades para “cuidar de quem cuida”, reflexão na filosofia de vida do Reiki; Ao levarmos Reiki às empresas, principalmente para a mudança de comportamento, equilíbrio e concentração, ajudamos as pessoas a estarem mais felizes e harmonizadas no espaço onde mais tempo passam no seu dia-a-dia. Com o voluntariado, levamos o contacto humano aos seniores e auxiliamos no alívio das suas dores e pesares; Apoiamos as pessoas com doença oncológica e portadoras de deficiência; Levamos o Reiki até aos animais. Tudo isto são pequenos exemplos que quem vive o Reiki sabe o que significam – uma atitude humanizadora, um coração predisposto e pleno de Amor Incondicional, que cresce em cada acção.

shutterstock_196903448-700x467

5 – Estrutura

Apesar da simplicidade que aparenta, a estrutura da Associação Portuguesa de Reiki é profunda – Os órgãos sociais; Os Coordenadores; Os representantes; Os voluntários. Esta estrutura permite-nos chegar a perto de 50 núcleos e mais de 150 voluntários. São poucas as instituições que conseguem ter uma tal representantividade, com um espírito voluntário, onde a sua estrutura não aufere de rendimentos.

Numa outra perspectiva, a APR cria estruturas de método e prática, como por exemplo: Um guia de apoio à prática de Reiki em instituições e eventos; A estrutura para a uniformização do Ensino; Os Códigos Deontológicos para terapeutas e Mestres de Reiki; A Norma da Prática para a Terapia Complementar Reiki.

E numa outra vertente, temos ainda a estrutura que criamos com outras entidades fora do país, assim como outras associações e federações que reconhecem o nosso trabalho e dedicação. Também somos a primeira associação de Reiki a ser parte da direcção da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde. É mesmo caso para dizer, tão poucos que tanto fazem, o que é típico do espírito português. Tudo isto é possível pela vontade dos associados. É através dos inquéritos que realizamos, das comunicações por email e das assembleias gerais que auscultamos e colocamos em prática o que nos é pedido e sugerido. Acredita que fazes a diferença.

awesome-scene-with-clumping-bamboos

6 – Empreendedorismo

Apoiamos a profissionalização e mesmo o empreendedorismo, quer através de fóruns, quer através de materiais, acções de esclarecimento e capacitação para a preparação de terapeutas.

Muitos profissionais, acabam por ter a sua escola prática nas ações de voluntariado da Associação, compreendendo também a necessidade de equilíbrio que existe na prática – se cobrar, deve também ser capaz de doar. Criamos inquéritos que permitem compreender os vários valores cobrados nas sessões por todo o país, assim como artigos de suporte a quem contrata e a quem se quer dedicar profissionalmente à prática.

Alternative traditional medicine and massage, young spirit healer doing reiki treatment to old woman. Head and shoulders

7 – Investigação

Desde cedo que promovemos a investigação no Reiki, publicando artigos sobre as descobertas científicas, assim como com palestras como o Simpósio Luso-Brasileiro de Reiki, com o Prof. Dr. Ricardo Monezi. Somos a única associação, internacionalmente, a promover a investigação e a atribuir um prémio de reconhecimento – Prémio Hayashi de Investigação Reiki, criado em 2012. Todos os premiados têm o seu trabalho publicado e está disponível publicamente no site da Associação. Em 2015 criamos também o prémio Takata de integração Reiki.

Research_Hero

8 – Esclarecimento

O esclarecimento foi sempre o pilar da Associação. Ele surgiu pela necessidade de explicar o que é esta prática e filosofia de vida, de levar credibilidade ao público em geral e união aos praticantes.

São já centenas de eventos de esclarecimento, de encontros que fizemos desde 2008. Em 2015, teremos o VI Congresso Nacional de Reiki que junta sempre entre 200 a 300 pessoas, partilhando as várias temáticas sobre o Reiki. Criamos documentação, apoiamos a divulgação literária e fazemos mesmo revisão da mesma. Tudo num trabalho voluntário.

happy-person-e1404843762520

9 – Vivência

Não há coisa melhor que praticantes de Reiki se encontrarem para partilhar; Pessoas com necessidade receberem Reiki ou mesmo, curiosos compreenderem o que é a prática. Tudo isso fazemos em muitos núcleos e na Casa Coração, para que o Reiki chegue a todos. Instituímos o Dia Internacional do Reiki, 15 de Agosto, a data de nascimento do Mestre Mikao Usui, como o dia do Reiki e dos praticantes de Reiki. Em união, sem interessar níveis, sistemas ou filiações. É um ano comemorado desde 2010. Promovemos a filosofia de vida, cada vez mais. Para que a mudança de consciência possa ser eficaz. É esta que realmente fará a diferença na psicossomática, na vivência social e mesmo na própria prática.

giving

10 – Reiki

É curioso “terminar” estas 10 razões com Reiki, quando Reiki é sempre o início. Isto representa que o nosso princípio, meio e fim, é sempre o Reiki. Reiki é simples mas não simplista. Requer prática, entendimento e muito coração. Reiki é sentido por cada pessoa de uma forma muito diferente e vai exigir de ti abertura. Essa abertura, é aquela pela qual começamos – compreende, aceita, abarca também os outros praticantes. Para nós, Reiki é Reiki, por isso é que todos são bem-vindos. Que sempre a sabedoria do Mestre Usui nos possa guiar, são cinco princípios muito simples e que dão explicação a tudo.

gokai

E porque precisamos de associados?

Porque para conseguirmos manter toda a doação precisamos de manter o espaço da Casa Coração, os sites, os pagamentos de congressos e outras iniciativas de esclarecimento. O valor da quota pouco mais é que €1 por mês mas que faz a diferença para nós. Observa como era o Reiki antes do aparecimento da Associação e a divulgação e presença que hoje tem. Tudo se deve à persistência, coração e bondade de muitos e muitos praticantes. Por tudo isso, “Só por hoje, somos gratos”. Hoje e sempre. Muito obrigado a ti, também por te associares. Vem, associa-te e traz um amigo também.

[su_youtube_advanced url=”https://youtu.be/tGp6S1P0iBA”]