Congresso de Reiki para Animais – a partilha e motivação para o futuro

A 28 de Abril de 2018 tivemos o 1º Congresso de Reiki para Animais, no IPDJ, em Lisboa. Foi uma tarde incrível de partilha de saberes, experiências e ainda o auscultar das necessidades das associações e FATs que tanto fazem pelos animais.
Este foi um congresso organizado pelo nosso órgão social Vera Batista, que contou com o apoio dos voluntários Diogo Dias (também membro dos órgãos sociais), Manuel, Patricia e ainda com as fotografias de Ana Santos. Ainda um muito obrigado à Isabel Couto pelo apoio administrativo ao Congresso. Queremos também dar transmitir a nossa enorme gratidão aos participantes, a todos os oradores, à moderadora Patricia Branco e ainda aos coordenadores e órgãos sociais que puderam estar presentes para apoiar esta iniciativa.

Os nossos voluntários, Patricia, Diogo e Manuel, com a Ana a tirar a fotografia
Podem ver as fotografias deste evento no nosso facebook…
Em 2019 teremos o Congresso de Reiki para Animais a 28 de Abril, também, mas desta vez em Guimarães.
Os órgãos sociais que apoiaram este congresso – Cristina Belém, Diogo Dias e Vera Batista
Núcleos de Reiki de Azeitão, Évora, Almada, Braga, Coimbra, Lagos e Olhão

O nosso painel de oradores neste Congresso de Reiki para Animais

Vera Batista – Responsável pelo Reiki para Animais

Reiki em Animais em risco - Carta Brito – Coordenadora Reiki para Animais em Lisboa
Reiki em Animais em risco – Carta Brito – Coordenadora Reiki para Animais em Lisboa

Reiki em Cavalos - Olívia Pimentel – Núcleo de Azeitão
Reiki em Cavalos – Olívia Pimentel – Núcleo de Azeitão

Reiki4Pets - Manuela Pereira – Núcleo de Braga
Reiki4Pets – Manuela Pereira – Núcleo de Braga
O Silêncio e suave toque do Reiki nos Animais - Olinda Ângelo – Núcleo de Almada
O Silêncio e suave toque do Reiki nos Animais – Olinda Ângelo – Núcleo de Almada

Reiki em Associações e FATs - Fátima Cunha e Velho – Voluntária e Formadora Reiki para Animais
Reiki em Associações e FATs – Fátima Cunha Velho – Voluntária e Formadora Reiki para Animais

Abordagem integrativa da saúde de um animal - Diana Mendes – EssencialVet, Veterinária Integrativa
Abordagem integrativa da saúde de um animal – Diana Mendes – EssencialVet, Veterinária Integrativa

Reiki em animais de pequeno porte - Ana Gonçalves – Núcleo de Reiki de Coimbra
Reiki em animais de pequeno porte – Ana Gonçalves – Núcleo de Reiki de Coimbra

Mesa Redonda partilha de testemunhos – Moderadora – Patricia Branco

Reiki para Animais em Évora - Vera Varela - Núcleo de Reiki de Évora
Reiki para Animais em Évora – Vera Varela – Núcleo de Reiki de Évora

O que os animais nos ensinam - Maria João Branco
O que os animais nos ensinam – Maria João Branco

Encerramento – João Magalhães – Presidente Associação Portuguesa de Reiki

Porque um Congresso de Reiki para Animais?

Ao existir o compromisso de uma Associação Portuguesa de Reiki, temos que ser capazes de observar as várias necessidades dos praticantes, as necessidades das comunidades onde podemos e intervimos e também o genuíno apoio que podemos dar. As associações não deviam ter um foco no ensino, mas sim na construção verdadeira de boas práticas, bons exemplos, credibilização e concessão de prática aos seus associados, que por sua vez, transportam esses conceitos também a quem é praticante de Reiki e ao público em geral.
Reiki para Animais sempre fez todo o sentido para nós… desde 2010, ou seja, pouco mais de um ano e meio da constituição da Associação Portuguesa de Reiki, já estavamos nós a arrancar com um projecto de Reiki para Animais… passados 8 anos, um congresso, que não só trouxe apoio, ideias, união, como também deu voz a quem está nas associações, às necessidades que tem. Reiki é assim, incrível e com grande força, quando bem enquadrado. É por isso mesmo que também criamos mais um código deontológico, desta vez para quem aplica Reiki em Animais.
Ao falar com colegas de outras associações Europeias, eles ficaram pasmos com este incrível trabalho, pois não só não existe esta dimensão de prática na Europa e mesmo no Mundo, como não existe algo tão específico, estruturado e unificador como um Congresso de Reiki para Animais. Esperamos assim, mais uma vez, semear boas sementes e ajudar Reiki e ser mais sólido, como verdadeiramente é, em Portugal e por todo o Mundo.
A ti, que és praticante de Reiki e queres também apoiar os animais, bem-vindo, toda a ajuda é necessária!

Estes são alguns exemplos em vídeo dos oradores e do seu trabalho de Reiki para Animais