Bem vindo aos núcleos da Associação Portuguesa de Reiki

Bem vindo a este site dos núcleos da Associação Portuguesa de Reiki. Os núcleos são representações da APR nas localidades, por iniciativa e espírito voluntário de associados que pretendem levar o esclarecimento sobre Reiki, voluntariado e apoio à região.

Poderás encontrar os seus contactos aqui…

Para qualquer informação extra sobre os núcleos ou sobre como representares a Associação Portuguesa de Reiki na tua região, está à vontade para nos contactares pelo email info@montekurama.org

Partilha na Plataforma Solidaria de Alfena

No passado dia 14 de dezembro, realizou-se a atividade “As histórias dos avós emprestados” na Plataforma Solidária de Alfena, onde seniores que frequentam este espaço contaram histórias e vivências da sua infância a um grupo de jovens do 6° ano da escola EB2/3. Os objetivos desta partilha de Natal eram realçar a importância dos seniores na nossa sociedade, fomentar o respeito pelos mais velhos e partilhar vivências de várias épocas.

Ouvimos histórias de tempos difíceis, de famílias muito numerosas e até de escassez de alimentos, mas ficamos a saber que as coisas tinham outro valor, outro sabor e havia um grande sentimento de partilha. Aprendemos como se apanhava caruma, como se subia às árvores para arranjar lenha para as lareiras, mas que havia regras, ficando sempre as três últimas rodadas, e por esse motivo talvez as matas estavam mais limpas nessas épocas.

Passamos a conhecer palavras e expressões bem diferentes das usadas atualmente: casa de colmo, tamancos, azedas, modinho, ir servir e caldo. Eram tempos em que as pessoas eram pagas em tostões, tendo começado a trabalhar em crianças e que muitas vezes percorriam distâncias enormes, algumas inclusive descalças.

Falou-se de respeito, e de como a amizade percorreu imensos anos até aos dias de hoje, apesar de ter levado umas reguadas por causa da amiga.

Muitas vezes os brinquedos eram feitos pelas próprias pessoas e brincava-se e corria-se nas ruas.

Até pode parecer que nem tudo era bom, mas as pessoas eram mais saudáveis, tinham outros conhecimentos sobre plantas, principalmente as comestíveis e, sem dúvida, tinham muitas habilidades manuais.

Houve um lanchinho partilhado, uma lembrança para os seniores e as crianças.

Até houve tempo para cantar cantigas e ouvir um poema muito engraçado.

Sem dúvida que foi uma tarde bem diferente. Esperemos que estas histórias um dia façam eco no coração destas crianças. Temos a certeza de que foi extremamente importante e de grande felicidade para os nossos seniores. Acreditamos que algumas pessoas regressaram a casa muito mais felizes e isso faz toda a diferença.

Queremos agradecer a todos os participantes, seniores e crianças, e às colaboradoras da Plataforma Solidária, D. Manuela e Elisabete.

Estamos gratos por todas estas aprendizagens!

Desejos de um Natal cheio de amor, felicidade e partilha!

Núcleo de Reiki de Alfena

Reiki 4Pets entrega donativos à Abandoned Pets

O Núcleo de Braga da associação Portuguesa de Reiki no âmbito do Projeto Reiki 4Pets, iniciou no passado mês de outubro, para assinalar o Dia do Animal, a recolha de donativos para animais abandonados, nomeadamente pela aceitação de donativos de ração, comida enlatada, biscoitos, entre outros.

Chegado o momento da entrega dos donativos, respeitando os objetivos que presidem ao Projeto Reiki 4Pets e à iniciativa levada a cabo, foi escolhida a associação Abandoned Pets, sediada em Braga.

“A Abandoned Pets Portugal, enquanto associação, nasceu da necessidade de institucionalizar a atividade de proteção de animais de companhia, que há muito vinha sendo desenvolvida por um grupo de cidadãos. Essa atividade, centrou-se inicialmente nos animais errantes e abandonados, e sobretudo nos animais acolhidos…” .

A Associação mostrou total disponibilidade e satisfação em receber-nos e em receber também os donativos. Proporcionou uma visita guiada às suas instalações e o contacto com os animais ali acolhidos e que aguardam a adoção. Revelou-se uma associação muito atenciosa para connosco mas especialmente cuidadosa com as condições que proporciona para garantir o bem-estar dos animais que alberga no seu espaço.

Agradecemos a todos aqueles que, mais uma vez, nos ajudaram e que contribuíram com donativos para esta causa.

Queremos deixar também um agradecimento muito especial à Abandoned Pets pela forma carinhosa com que nos recebeu e, sobretudo, pelo maravilhoso trabalho que desenvolve com os animais que acolhe e protege.

Rubrica mensal online Cantinho de Leitura do Núcleo do Porto

Cultivamos o gosto pela leitura e pela escrita

Despertando para a prática dos Principios da Filosofia Reiki

2 L de essência de amor

1 folha de carinho do seu tamanho

Preparação:

Misture o amor, o perdão e os sorrisos espontâneos, no fundo do coração.

Passe os outros ingredientes por um coador e adicione-os aos anteriores.

Leve a lume forte da sua bondade,mexendo sempre, até alcançar o ponto de pasta cremosa.

Abra a folha de papel de carinho, unte-a com a pasta.

Deite-se sobre a folha de papel de carinho e enrole-se nela.

Relaxe.

Pense em momentos alegres que fizeram com que você risse sonoramente.

Pense naqueles outros que fizeram com que você se derretesse de ternura.

Sinta o gosto de mel de abelhas simpáticas.

Sinta o perfume de flores bonitas.

Sinta a temperatura de uma noite de verão estrelada.

Ouça a música alegre do rouxinol encantado.

Mantenha o seu coração pleno de emoções boas.

Aguarde mais ao menos meia hora, até que a pasta cremosa e a folha de carinho tenham sido completamente absorvidos.

Depois, é só espalhar o resultado à sua volta.

FELIZ NATAL com muito REIKI ❤️

Partilha de Reiki de Natal – Braga

No dia 7 de dezembro, realizou-se no Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki uma partilha alusiva ao natal, onde foram abordados temas como a solidariedade, a bondade, os princípios e claro a doação de energia reiki.

O núcleo apresentou um calendário do advento adaptado ao Reiki, que motiva o reikiano a realizar tarefas relativas aos princípios e à prática de reiki.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Cantinho de Leitura – Núcleo do Porto

A Ostra E A Pérola

“Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas”…

As pérolas são feridas curadas.

Pérolas são produtos da dor;

resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada NÁCAR. Quando um grão de areia a penetra, as células do NÁCAR começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada…
Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém?
Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?

Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas?

Você já sofreu os duros golpes do preconceito?

Já recebeu o troco da indiferença?

ENTÃO, PRODUZA UMA PÉROLA!!!

Cubra suas mágoas com várias camadas de amor. Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam

por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas

a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos

pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.

Assim, na prática, o que vemos são muitas

“Ostras Vazias”, não porque não tenham sido feridas,

mas, porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor.

Um sorriso, um olhar, um gesto, na maioria das vezes, fala mais que mil palavras.
Texto de Chico Xavier

Rubrica mensal online
Cantinho de leitura do Núcleo
Cultivamos o gosto pela leitura e pela escrita.
«A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa».
Mikao Usui
“Sou muito mais do que pareço ser”
<3
Só por hoje

Sou Calmo
Confio
Sou Grato
Trabalho Honestamente
Sou Bondoso

O Reiki na Sede da Segurança Social de Évora na Semana do ISS – Edição 2018

O Núcleo de Reiki de Évora da Associação Portuguesa de Reiki agradece pelo convite efetuado pelo Centro Distrital de Segurança Social de Évora, no âmbito da Semana do ISS – Edição 2018 “O MELHOR DE NÓS”, tendo levado o Reiki aos colaboradores da instituição.

Do programa desta iniciativa fez parte a prática de meditação seguida da aplicação de Reiki a 20 colaboradores.

Felizes pela iniciativa | 20 sessões de Reiki realizadas.

SÓ POR HOJE SOMOS GRATOS.

Núcleo de Évora da Associação Portuguesa de Reiki

Coordenadora: Fernanda Afonso António Contactos: nucleoreikievora@gmail.com | Tlm 919267864

O Reiki é o Caminho que convida a Felicidade” (Mikao Usui)

Somos gratos

Fernanda Afonso António

(Coordenadora do Núcleo Regional de Évora da Associação Portuguesa de Reiki)

Sede: Edifício Zen Concept Clinic – Rua do Viveiro 73 Bacêlo 7005-638 Évora

Contactos: 266708035/924358082

FESTA DO ANIMAL DE CASCAIS 2018

No dia 14 de Outubro, o Reiki em Animais do CENIF esteve presente na Festa do Animal de Cascais 2018, a convite da Associação S.Francisco de Assis e com o apoio do Câmara Municipal de Cascais.
Apesar de uma noite chuvosa e com muito vento, o dia foi abençoado com sol, permitindo a visita de muitas pessoas e respetivos animais a este evento.
Revimos alguns expositores qye já conhecemos eventos anteriores, nomeadamente da Festa do Animal de Cascais do ano passado.
Fizemos demonstrações de Reiki a muitos cães, nomeadamente a uma cadela de Assistência da CERCICA, que é uma instituição de apoio a pessoas com deficiência e que se localiza no concelho de Cascais.
Estiveram no nosso espaço alguns dos maravilhosos cães que se encontram para adoção na Associação S. Francisco de Assis, alguns deles, apesar de terem sido maltratados e abandonados, revelaram ter uma bondade imensa, dando-nos uma grande lição de vida.
Fizemos ainda demonstrações de Reiki a um burro e a uma cabra, que anda à trela, residentes na Quinta do Pisão.
Fomos visitadas por muitas pessoas que quiseram saber mais sobre o Reiki em Animais e sobre os Cursos de Reiki disponíveis no CENIF. Algumas das quais são voluntárias na S.F.A. e acompanharam os animais neste evento.
Foi um dia brutal, para o qual contribuiu a presença das espetaculares voluntárias, Rosa Correia, Susana Saavedra e Filipa Ferreira, às quais agradeço de coração a partilha na divulgação do Reiki em Animais.
Fátima Cunha Velho