Musicoterapia rúbrica mensal Novembro – Núcleo Porto

Reiki é Perfeita  Melodia

Só Por Hoje

Sou Calmo

Confio

Sou grato

Trabalho Honestamente

Sou Bondoso

❤

“Quais as áreas em que a musicoterapia actua?

Na área Geriátrica – Em centros de dia, lares e hospitais.

Na área hospitalar – Doentes terminais como paliativo e com o pessoal técnico (equipas de médicos, enfermeiros e outros),para equilíbrio mental ao tratar o outro.

Na área educacional – Com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, de concentração, de relacionamento e hiperactividade. Nas crianças com este tipo de funcionamento o enfoque é posto na aprendizagem específica, trabalhando com o envolvimento activo da criança, sem agredir o seu tempo e limite.

Na área clínica – Na área clínica o trabalho é extensivo a pessoas de qualquer idade, variando com a especialidade do terapeuta.

Na área social – Na área social é onde se realiza mais trabalhos, principalmente com crianças .

MUSICOTERAPIA adolescentes a musicoterapia age como factor preponderante de integração social, principalmente na organização interna destas crianças e adolescentes.

Na área neurológica em saúde mental – A música actua sobre a mente e sobre o corpo. A musicoterapia facilita a recuperação funcionando como auxiliar na convalescença. Está indicada para crianças autistas, com síndrome de down, paralisia cerebral, adultos que foram vítimas de AVC, indivíduos que sofreram de alguma perda funcional do cérebro devido algum acidente.

Ao vivenciar a música, todas as áreas funcionais do cérebro são estimuladas ao mesmo tempo, aumentando a possibilidade da reabilitação da área afectada.”

International Journal of Developmental and Educational Psychology 318 INFAD Revista de Psicología, Nº4, 2010. ISSN: 0214-9877. pp:315-322