Feira animal de Oeiras – Voluntários de Reiki Animal

O Grupo de Voluntários de Reiki Animal, representado pela Ana Almada, Maria Camara, Elsa Santos, Maria Graça Rosas e Carla Brito, esteve presente na Feira animal de Oeiras, no dia 5 de maio, a convite da Câmara Municipal de Oeiras.
A Feira teve lugar no Jardim de Oeiras e contou  com mais de 170 expositores das mais diversas áreas e vários workshops temáticos dedicados aos animais e famílias.
Ao longo do dia, passaram pelo cantinho do Reiki Animal vários tutores com os seus animais, os quais quiseram saber mais sobre os benefícios da terapia e proporcionaram aos seus patudos  uma sessão de reiki.
Foi mais uma ano em que  verificamos uma crescente aceitação do reiki e um aumento da curiosidade em experimentar uma sessão. Este ano, tal como o ano passado, foi um ano rico, pois muitas pessoas se aproximaram para pedir e recolher informação. Para além disso, o grupo deslocou-se às bancas das associações animais para explicar o que é o reiki e os benefícios que pode trazer para os animais das associações,  com o objetivo de estabelecer laços que permitam mais parceiras de Reiki Animais em associações.
Foi mais um dia muito agradável que esperamos repetir muitas e muitas vezes.
Carla Brito
Coordenadora do Grupo de Voluntários de Reiki animal da Região de Lisboa

Expô Saúde Social – Núcleo de Braga

Nos dias 24 e 25 de Fevereiro o núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki participou na Expo Saúde Social em Ponte de Lima, a convite da autarquia.

Das inúmeras pessoas que visitaram o certame e que pararam no stand para conhecer e se inteirarem sobre o Reiki, cerca de 50 pessoas quiseram experimentar esta terapia.

As coordenadoras Eugénia Carvalho e Isabel Silva, agradecem aos voluntários que participaram neste evento: Paulo Barros, Maria Vieira, Paula Menezes, Beatriz Mendes, Rosa Ferreira, Laura Dias e Sandra Oliveira.

Voluntariado representando a A.P.R. – Universidade Sénior de Lisboa, Parque das Nações

No dia 18/10/2017 iniciei com muito amor no coração, no Instituto da Juventude, onde decorrem as aulas da Universidade Sénior do Rotary Club, a procura do caminho da Arte Secreta da Felicidade – Reiki.
Fiquei muito Grata quando no final da sessão vários amiguinhos me disseram que tinham adorado.

Namastê

Isabel Gamboa

Mina de Água: Gerações em Movimento com a participação da Associação Portuguesa de Reiki

A APR participou no dia 13 de Outubro, entre as 10h e as 18h na actividade “Mina de Água: Gerações em Movimento”, no Parque Central (zona do Polidesportivo), com as voluntárias Isabel Couto, Rosário Machado, Cláudia Marques, Helena Liupo, Lilia Trajano e Verónica Teixeira.
Foram realizadas 12 sessões de Reiki em que 9 foram para experimentar, com idades compreendidas entre os 27 e os 88 anos, demonstrando a maioria, e em igualdade, tanto o seu desconhecimento sobre Reiki, como a sua vontade de experimentar e saber um pouco mais. Foi aplicado um questionário simples antes e depois das sessões de Reiki, a cada participante, que permitiu recolher informação sobre o seu estado de saúde geral, opinião sobre a prática de Reiki e resultados que sentiu. As sessões realizadas foram para cuidar maioritariamente questões Emocionais e Físicas. A frequência das dores era de nível 3, mais nos ossos, músculos e cabeça. Após as sessões realizadas sentiram-se melhor a nível emocional, mental e físico. Atingiram o objectivo da sessão e querem voltar a repetir.
O nosso muito obrigado à Rute Julião e aos restantes organizadores locais do evento.
À CSF – Mina de Água e à comunidade por tão boa iniciativa e participação, que se repita por muitos anos. Aos nossos bons voluntários, Isabel, Rosário, Cláudia, Helena, Lilia e Verónica!

Voluntariado em São Pedro de Sintra, a gratidão de partilhar Reiki com seniores

Em Janeiro de 2017 o Núcleo Regional de São Pedro de Sintra iniciou o projecto de voluntariado na A80 Residência Sénior. Este projecto contou, inicialmente, com 5 voluntárias.

Nestas sessões foi dado a conhecer o Reiki a muitas destas utentes, que não conheciam e nunca tinham ouvido falar.

Chegámos a 14 utentes mas nem sempre foi possível avaliar os seus efeitos. No entanto, na maioria, após cada sessão, ficavam mais calmas.

O prazo inicial de dois ou três meses prolongou-se até Setembro. Por agora, mantemos apenas uma voluntária para tratamento quinzenal de uma utente.

Como testemunho a Directora Geral da A-80 Residência Sénior, Drª Mónica Pereira, refere:

“Como Directora Geral da A-80 Residência Sénior estou extremamente grata a todos os voluntários da Associação Portuguesa de Reiki, nomeadamente ao Núcleo de S. Pedro de Sintra, por toda a disponibilidade e amabilidade com que aceitaram o desafio de realizarem sessões de Reiki aos nossos moradores.

Pois considero que tem sido uma mais valia para o bem-estar dos nossos moradores.

Um exemplo que espelha o que digo, são as palavras da Sra. C, que após as duas primeiras sessões de Reiki, verbalizou que as dores no seu joelho diminuíram.

Contudo, no início não foi fácil a adesão. Tínhamos que chamar várias vezes e de alertar que estava a ficar atrasada, podendo ficar sem a sessão, facto que não a incomodava.

Hoje, é a própria que nos lembra e questiona semanalmente, se terá sessão, pois diz que necessita muito de receber Reiki no seu joelho.

E prova disso, é faces de felicidade e bem-estar com que sai da sala de terapia, é bem evidente e facilmente percetível o bem-estar sentido.

Fico muito feliz pelos resultados obtidos e por ter tido a iniciativa de lançar o convite à Associação Portuguesa de Reiki.”

Voltaremos mais tarde a esta instituição para fazermos voluntariado aos cuidadores dos residentes da residência.

Um agradecimento imenso ao João Magalhães pelo seu apoio incondicional e paciência com que ouve, aconselha e incentiva.

Muito obrigada às voluntárias Isabel Couto, Patrícia Branco, Ana Nascimento e Teresa Almeida.

E um grande agradecimento também à A80 Residência Sénior desde a Directora ao pessoal auxiliar, pela disponibilidade e simpatia com que sempre nos acolhem e acompanham.

Festa do Animal – Cascais

Nos dias 7 e 8 de Outubro realizou-se no Parque Marechal Carmona a Festa do Animal de
Cascais 2017, organizada pela Associação S. Francisco de Assis e com o apoio da Câmara
Municipal de Cascais.
Este evento teve uma série de atividades, cujo objetivo foi sensibilizar crianças, jovens e
adultos para promover o bem-estar e proteção animal
O Reiki em Animais esteve presente no sábado dia 7, com várias voluntárias, em representação
da Associação Portuguesa de Reiki, dando sessões gratuitas aos muitos animais que nos
visitaram ao longo de todo o dia, alguns deles residentes na Associação S. Francisco de Assis.
Tivemos a visita de um cãozinho que gostou tanto, que não queria ir embora com as suas
tutoras, de maneira nenhuma !
Foi um dia muito feliz, cheio de energia e harmonia, onde muitos visitantes demonstraram
interesse em saber mais sobre esta terapia complementar.
Algumas destas voluntárias, fizeram neste evento a sua estreia em Reiki Animal, porém pelo
empenho com que o fizeram e o amor que nele colocaram, representaram de forma exemplar
o voluntariado de Reiki em Animais da Associação Portuguesa de Reiki
A experiência correu muito bem, como demonstram as fotos, num maravilhoso dia de Verão e
num ambiente e descontraído.
Agradecemos a todos que visitaram o nosso espaço e às voluntárias, Olívia Morais Pimentel,
Maria Câmara, Patrícia Mesquita, Dulce Ribeiro e Fátima Cunha Velho.

4.ª Edição da Feira Animal de Oeiras

No passado dia 5 de Outubro, o Grupo de Voluntárias de Reiki em Animais, esteve presente na Feira Animal de Oeiras em representação da Associação Portuguesa de Reiki, para divulgar o Reiki e realizar demonstrações gratuitas de Reiki animal.

Este evento teve como objetivo a promoção da adopção dos Animais à guarda do Município, bem como um conjunto de ações que visaram alertar para o dever da cidadania e da consciência Ambiental no seio da comunidade, estimulando a adopção de Boas Práticas com os Animais de companhia em meio urbano.

Estiveram ainda presentes várias associações animais e empresas ligadas ao mundo Animal e foi realizado um conjunto de iniciativas ao ar livre dirigidas a toda a família e centradas nos animais de estimação.

Foi um dia muito especial com muitas visitas de animais e seus tutores, os quais  quiseram beneficiar de um momento especial ao experimentar o Reiki. A taxa de adesão à nossa divulgação e demonstrações foi enorme o que denota uma crescente aceitação do Reiki para a resolução de problemas de saúde e comportamentais relacionados com os animais de estimação.

Tivemos, ainda uma visita muito especial, que foi a história do dia:   A Hiara! Ela é mais uma vitima da crueldade e indiferença, foi abandonada à sua sorte completamente indefesa, cega e com lesmaniose. Serviu enquanto deu cachorros como lucro depois deitaram-na fora como lixo. A Hiara veio experimentar uma sessão de Reiki e acabou assim… nem o barulho envolvente, nem a aproximação de outros cães ou o toque a acordaram, ficámos sem palavras …ficando apenas uma eterna gratidão por podermos contribuir para o bem-estar deste anjo.