Este Ano letivo continuei as Aulas na Universidade Sénior do Rotary Club Parque das Nações e nos Serviços Sociais da Administração Pública, representando a Associação Portuguesa de Reiki, com muito Amor no coração.
Isabel Gamboa,
Namastê
Este Ano letivo continuei as Aulas na Universidade Sénior do Rotary Club Parque das Nações e nos Serviços Sociais da Administração Pública, representando a Associação Portuguesa de Reiki, com muito Amor no coração.
Isabel Gamboa,
Namastê
No dia 7 de Outubro, realizou-se uma Partilha de Reiki para Voluntários que dão Reiki aos Animais residentes em Associações.
O Voluntariado Reiki a estes Animais, tem um papel muito importante para restaurar a confiança neles próprios e nos humanos já que a maioria foram abandonados, negligenciados ou maltratados.
Estes animais desenvolvem traumas emocionais que, com a ajuda do Reiki e muita dedicação e amor podem ser atenuados e muitas vezes eliminados.
Pretendeu-se com este evento, cuidar das pessoas que dão Reiki aos animais destas Associações e que passam grande parte do seu tempo livre tentando proporcionar momentos melhores a estes seres incríveis, que nos fazem perceber que o Reiki em Animais é uma troca ao nível da alma e coração.
Esta partilha realizou-se nas instalações do Núcleo de S. Pedro de Sintra, que foram imediatamente colocadas à nossa disposição pela coordenadora, Paula Baúto.
Estiveram presentes Voluntários da APCA-Associação de Proteção aos Cães Abandonados, em S.Pedro de Sintra e da Adoromimos, Associação de Ajuda Animal, em Igreja Nova, Mafra.
Esperamos que esta Partilha seja a primeira de muitas, permitindo assim cuidar de quem cuida.
Fátima Cunha Velho
No dia 16 de Setembro, o CENIF esteve presente na Festa do Animal da Póvoa de Santa Iria, para demonstrações gratuitas de Reiki em Animais, representado pelas voluntárias Ana Claro, Filipa Saavedra, Rosa Correia e Fátima Cunha Velho.
Recebemos a visita de mais de 30 cães maravilhosos de muitas raças, tamanhos e cores e explicámos às suas famílias o que é o Reiki e os benefícios da sua aplicação aos animais.
Foi um dia brutal de muitas emoções, desde logo porque recebi a visita de uma cadelinha que esteve em FAT na minha casa durante alguns meses, com os seus dois irmãos quando eram bebés. Chegaram com semanas de vida, alimentei-os a biberon e mantive-os até encontrarem uma família, o que felizmente veio a acontecer e estão todos bem.
Portanto, quando a vi foi uma enorme emoção !
Destacaram-se ainda duas histórias de duas cadelas de raça, uma pitbull que era utilizada em lutas e ainda apresentava algumas cicatrizes de um passado violento.
A outra, uma bulldog francesa, a quem obrigavam a acasalar, à custa de maus tratos e privação de comida, para posterior negócio com os filhotes.
Ambas foram resgatadas e recuperadas por almas bondosas que nos contaram as suas histórias, que nos comoveram imenso.
Adoraram o Reiki e mostraram que, apesar do seu passado menos feliz, são animais meigos e tranquilos, dando-nos uma grande lição de vida.
Houve ainda um Workshop de Reiki em Animais, que permitiu que algumas pessoas esclarecessem algumas dúvidas relativamente a esta terapia complementar, tendo algumas delas demonstrado interesse em se iniciar como praticantes, solicitando informações sobre os Cursos de Reiki e de Reiki em Animais, ministrados no CENIF.
A missão do grupo de voluntários é a prática e difusão do Reiki em Animais por forma a promover o seu bem-estar físico, psíquico, emocional e espiritual, tendo por base: – o respeito, a compaixão, a cumplicidade, a sustentabilidade e a mudança de consciência sobre o reino animal, vislumbrando-os de uma forma integrada e assumindo o compromisso de estarmos face a seres espirituais e sencientes. – o Código de Ética Profissional para Terapeutas da APR, o Código de Ética para praticantes de Reiki Animal e a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
|
Ontem, comemorando o Dia Internacional do Reiki, participei num Workshop organizado por Fátima Cunha Velho na Adoromimos – Associação de Defesa e Protecção Animal Onde apesar de já ter experienciado a aplicação de Reiki nos meus gatos, nunca tinha sentido tanta aceitação da energia como senti ontem. Talvez pela grande necessidade que lá encontrei, pois os animais que estão em canil/gatil são animais que sofreram maus-tratos, ou foram abandonados. Estão traumatizados, alguns ainda com medo da aproximação dos humanos. Encontram-se com uma elevada carência de afecto, atenção, que por mais que os voluntários (sim, voluntários que também têm família, trabalho ou estudam) se esforcem tentando dar um pouco de tudo isso a todos, não é fácil pois todo o trabalho necessário como a limpeza, organização, logística para manterem as condições mínimas de saúde, bem-estar e nutrição a todos os animais que acolhem, exige uma grande disponibilidade de todos, que se fossem mais, seria mais fácil pois o trabalho seria mais distribuído por todos.
Mas afinal o que é o Reiki em animais? O Reiki funciona como terapia complementar, não substituindo os cuidados médicos veterinários, em caso de doença ou da sua prevenção. No entanto, promove o bem-estar físico (alivio da dor e tensão muscular/cicatrização e recuperação de lesões/fortalece o sistema imunológico) e emocional (diminui o stress/medos/traumas/descompensação e desequilíbrio emocional). A energia Reiki é transmitida através da imposição das mãos, com ou sem toque físico, recorrendo ou não à mentalização de símbolos de Reiki dependendo da intenção que se pretende. Aqui, com os “nossos animais” a intenção clara é promover o alívio da sua dor, emocional e física, e que a energia flua e contribua para que apareça um tutor que o adopte e principalmente cuide dele com todo o Amor que ele merece!
Aproveitando esta publicação, deixo o apelo a quem puder ajudar, seja com o que for (energia, disponibilidade, alimentos, materiais de construção…), contactem as associações e procurem saber o que precisam mais, pois precisam sempre e de certeza de alguma coisa! Podemos sempre ajudar, nem que seja, com algum do nosso tempo, levando um cão a passear Ele será eternamente grato! Sim, os animais mostram essa gratidão, de coração! Não acredita? Veja as imagens…
Susana Saavedra