Programa de rádio “E porque Hoje é Domingo” – Núcleo do Fundão

O Núcleo do Fundão foi o convidado do programa de rádio E porque Hoje é Domingo, da Rádio Cova da Beira (RCB).

Estivemos à conversa sobre o trabalho do Núcleo e os projetos que desenvolve na Terapia Complementar Reiki. Com o Hospital do Fundão estabeleceu a criação do serviço de consultas de Reiki que, desde 2013 se mantém nesta unidade hospitalar. A maioria dos utentes das mais de 600 consultas que já foram feitas no Hospital do Fundão registou benefícios nas suas questões com resultados positivos e a energia Reiki é percecionada pelo paciente, que sente de facto uma mudança no seu estado. Só em 2017 foram já realizadas 80 consultas de acompanhamento, definidas pela terapêutica a utilizar em cada grupo de patologias.

Quem as procura, idades e as motivações foi também tema desta conversa.

Os resultados têm levado cada vez mais utentes a marcar consulta de Reiki no hospital, alguns por indicação médica.

Falámos também sobre a importância dos mecanismos de regulação para a prática profissional de Reiki. A Associação Portuguesa de Reiki instituiu de forma normativa e formativa estes instrumentos para a correta prática do Reiki e para salvaguarda dos terapeutas.

Terminámos a nossa conversa com informações sobre o Congresso Nacional de Reiki que acontece no próximo dia 28 de outubro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Link da gravação:

Dia do Voluntário – Fundão

No dia 5 de dezembro celebrou-se o Dia Internacional do Voluntário e o Núcleo do Fundão da Associação Portuguesa de Reiki pretende homenagear as nossas voluntárias terapeutas de Reiki que tanto fazem para que o Reiki chegue cada vez mais longe e apoiem de coração quem precisa.
Um profundo agradecimento pelo tempo e dedicação.
Patrícia, Andreia, Fátima, Helena, Maria João, Liliana, Helena, Anabela, Inês, Andreia, Paula.
Fica o testemunho de algumas pessoas que se disponibilizaram para deixar o seu agradecimento pelo vosso empenho.

Protocolo Núcleo do Fundão APR e Carolina Teixeira Serviços Clínicos e de Bem Estar

Dia 27 de setembro foi assinado o protocolo de cooperação entre o Núcleo do Fundão da APR e Carolina Teixeira Clínica de Saúde e Bem-Estar com sede na Covilhã, que contemplou a indicação de terapeuta que cumpra a Norma Portuguesa da Prática da Terapia Complementar Reiki, o Código Deontológico e os valores éticos e o apoio à mesma no esclarecimento de dúvidas resultantes da prática de Reiki.

O Núcleo dispõe de um grupo de voluntárias que estão afectas aos projecto de consultas de Reiki no Hospital do Fundão, algumas desde 2013, e dada a experiência obtida pela prática e pelo bom desempenho, de entre as voluntárias foi proposto indicar Andreia Albuquerque, pela sua antiguidade no projecto e residência também na Covilhã, para estabelecer a prestação de serviços de consultas Reiki com a Clínica Carolina Teixeira.

Seguiu-se a assinatura do Acordo de Prestação de Serviços entre a terapeuta Andreia Albuquerque e a Clínica Carolina Teixeira, onde ficaram estabelecidas as regras de utilização do espaço, a marcação de consultas e percentagens de comparticipação do valor das consultas.

Andreia Albuquerque irá dar atenção às crianças e já solicitou à Clínica a divulgação das consultas de Reiki para adultos e crianças, pretendendo também dar enfoque nas questões de auto estima das crianças, dos receios e medos, da aprendizagem.

Esta Clínica alia os serviços médicos não medicamentosos – Medicina Geral e Familiar, Enfermagem, Fisioterapia, com as terapias não convencionais – Homeopatia, Acupuntura, Reiki, o que representa um bom caminho a seguir na prestação de cuidados de saúde.

O protocolo tem a duração de um ano, renovável.

20160927_131927

20160927_131444 13681096_918391651640583_5801820290579146883_n 13412895_889190474560701_3943340876605253122_n

Reiki para Crianças | Núcleo do Fundão APR

No passado dia 19 de junho estivemos junto das crianças e pais com a finalidade de promover o encontro entre gerações na 2.ª Edição da atividade Crianças em Movimento a convite da Associação Entrelaços.

No programa estava a atividade Reiki para Crianças e o Núcleo do Fundão esteve com as crianças a descobrir como elas sentiam a sua energia passar pelo seu corpo, pelas várias grutas em referência aos nossos centros energéticos. Agradeço à Sílvia Oliveira pelo apoio, cuja linguagem utilizada no seu livro Super Reikinho nos inspira a todos nós.

Ajudar a perceber porque está triste e como fica o seu corpo quando isso acontece, ou quando temos medo ou ficamos ansiosos. Deixar as crianças aprender a sentir. Com o Reiki são abordadas questões de uma forma diferente, simples como o Reiki é, com tempo para sentir e com mais amor.

Depois as crianças foram convidadas a desenhar a(s) gruta(s) que gostaram mais e a maioria deu ao coração e raiz a sua preferência. E tivemos um desenho da gruta Coroa. Foi muito bom ver desenhadas muitas raízes, fortes e uma até tinha um coração. Ainda melhor foi ver grutas do coração luminosas e cheias de cor. As crianças exprimiram facilmente pelo desenho os sentimentos e conseguiram reproduzir os tesouros que têm dentro delas.

Em colaboração com os voluntários/as, a quem muito agradecemos o apoio, fizemos uma roda de energia para as crianças sentirem a energia Reiki a passar no seu corpo.

Os pais estiveram sempre presentes ouvindo as explicações, assistindo à expressão livre no desenho que se reproduzia e mantendo ali presente o seu apoio e muitos ficaram com vontade de saber mais para apoiar com Reiki os seus filhos e, no final, estivemos em conversa com alguns.

Levar as crianças a (re)descobrir o Reiki é profundamente inspirador!

Foto 2 Foto 3