Natal

Durante todo o ano o núcleo de Guimarães da APR, tem ações de voluntariado, desde recolha de alimentos a sessões de Reiki para quem mais precisa. Mas é nesta altura do Natal que mais apelamos à solidariedade dos nossos  associados e o resultado é este! Este foi um ano muito especial e contamos também com a ajuda do salão de Rosa Pereira Cabeleireiros, que também fez recolha de alimentos para os mais necessitados!

Todos os alimentos foram entregues à Fraterna, para distribuir em cabazes e lanches para as crianças e suas famílias!
Vale mesmo a pena ser solidário. Este é o verdadeiro espirito de um praticante de Reiki. Obrigada de coração a todos aqueles que contribuíram para fazer com que o Natal dessas famílias fosse bem mais feliz! <3

Natal

Os voluntários do núcleo de Guimarães também foram levar a alegria do Natal à Cercigui!

E quando entramos vestidos de Natal, os jovens da Cerci receberam-nos com muito entusiasmo. Os voluntários são conhecidos como “os nossos amigos do Reiki”. 🙂
Obrigada a todos!!!

Natal

A convite da câmara Municipal de Santo Tirso,  no dia 22 de Dezembro recebemos  no núcleo de Guimarães, 6 crianças inseridas no programa “Mimar autismo”  da unidade de autismo da escola de S. Martinho do Campo.

Foram momentos muito especiais tanto para os voluntários como para os meninos que ficavam muito atentos e serenos enquanto recebiam Reiki.
Agradecemos à Leonor Teixeira pela oportunidade desta experiência maravilhosa! Reiki é mesmo para todos sem excepção.

Natal Solidário

E no dia 17 de Dezembro, tivemos mais uma actividade de encher o coração! A convite da Junta de freguesia de S. Tiago de Candoso, os voluntários do núcleo de Guimarães da APR foram fazer a terapia Reiki a 12 séniores inseridos no projeto Candoso ativo.  Este é um projeto que visa dinamizar atividades de tempos livres para pessoas com mais de 55 anos para combater o isolamento social, inércia, hábitos pouco saudáveis.
No final das sessões ainda partilhamos um pão de ló e muitas experiências de vida. 🙂
O melhor presente? O sentimento de alegria e gratidão que se gerou entre todos!
Obrigada a todos os voluntários e à junta de freguesia de S. Tiago de Candoso.

Natal solidário – “Levar alegria a quem mais precisa!”

Para nós, voluntários do núcleo de Guimarães da APR, Natal é também levar sorrisos e alegria aos residentes do lar de Mascotelos! Este ano também seguimos a tradição, vestimos a rigor e fomos cantar e dançar com os nossos meninos mais velhos! <3
O melhor presente que podemos ter é sem dúvida o sorriso e o Amor com que nos presenteiam!
Obrigada a cada um dos voluntários!!

Sábados Voluntários por Teresa Barros

“Sábados Voluntários”, surgiu da vontade de trazer para a vida e para os outros o que de facto o Reiki significou para mim nestes dois últimos anos. Após uma paragem forçada por questões de saúde, encontrei-me com o Reiki numa manhã, após um violento tratamento. A partir desse dia, senti que muito havia a trabalhar em mim, muito do que me acontecera, era apenas de minha responsabilidade, e não (como de forma muito confortável às vezes fazemos) dos outros ou da vida.

Encontrei-me com Sílvia Oliveira (Mestre de coração), que pacientemente me foi ensinando esta filosofia de vida – Reiki – Filosofia de vida que convida à Felicidade.

Dois anos passaram. Após muito trabalho e de descoberta do melhor e do pior que há em mim, colocaram-se várias questões: O que mais aprendi com o Reiki? O que posso fazer com o Reiki? Como explicar o que o Reiki trouxe à minha vida?

Entre muitas opiniões e sugestões (já para não falar da realidade à minha volta), sentia que antes de outra coisa qualquer queria continuar a crescer…e mais uma vez, encontrei-me com o Reiki! Ao ler as palavras de João Magalhães, no livro Reiki – Guia para uma vida feliz, “porque sentem tanto os praticantes de Reiki a necessidade de auxiliar e cuidar dos outros? O Reiki é uma energia vital, harmonizadora, que desperta em nós aquilo que há de mais precioso na vida, o amor incondicional (…) que nos leva a querer crescer numa partilha humana de bondade e compaixão. (…) Assim, é muito natural que surja a vontade de fazer voluntariado, de auxiliar o outro, sempre tendo em mente o nosso próprio autotratamento e equilíbrio”, percebi de imediato, que o caminho era fazer chegar o Reiki aos outros, àqueles que pelas mais diversas razões não podem ou ainda não conhecem. Se tão depressa pensei, tão depressa a vida retribuiu. Durante uma formação com a Sílvia, surge a ideia de dinamizar o voluntariado do Núcleo de Reiki de Guimarães, e os “Sábados Voluntários” começam a ganhar forma.

Assim, a 29 de Outubro de 2016, nascem os “Sábados Voluntários”, projeto onde pretendemos não só dar resposta a muitos dos pedidos que eram feitos, como chegar a todos que sentem necessidade de usufruir desta forma tão bonita de estar na vida, mas que pelas mais diversas razões nem sempre podem.

“ Sábados Voluntários” é um projeto de coração para corações! Formado por uma “equipa que coloca o seu saber e tempo à disposição de quem mais precisa (…) “, uma equipa que desde o primeiro momento, se tem mostrado disponível e atenta. Uma equipa que vai seguindo o fluxo da vida e acreditando que “ tudo cresce consoante as sementes que plantamos”. A esta equipa, só tenho de agradecer e pedir que mantenham este espírito disponível, ativo e bondoso, mesmo que nem sempre seja fácil ou os obstáculos possam surgir. Da minha parte, agradeço à vida, à Sílvia e a todos os voluntários a possibilidade de ter iniciado um projeto como este. Acredito profundamente no caminho do Amor. Acredito que só através dele a nossa vida pode mudar. Acredito que mais do que as palavras as ações transformam o mundo!

Toda a gente tem um propósito na vida, um dom único ou um talento especial. E quando combinamos esse talento único com o serviço aos outros, experimentamos a alegria verdadeira e o significado real do êxito, o êxtase e o júbilo do nosso próprio espírito, que é a meta última de todas as metas”. – Deepak Chopra

Só por hoje, sou grata!

Conversas com Reiki

O núcleo de Guimarães da APR iniciou uma actividade intitulada,” conversas com Reiki” e que todos os meses vai levar um novo tema para conversarmos!
Este mês de Junho o tema foi, “Reiki, religião e espitualidade. Vamos desmitificar?

Quando em 1922 o Mestre Usui criou o seu método de cura natural, ao qual chamou Usui Reiki Ryoho colocou os fundamentos naquilo que é chamado de gainen – os preceitos. Nestes preceitos, Mikao Usui indicou os princípios pelos quais a prática é fundamentada.

Estes preceitos podem ser traduzidos como:

Ensinamentos do Usui Reiki Ryoho para a tua evolução

A arte secreta de convidar a felicidade,
a medicina espiritual para muitas doenças.
Só por hoje
Não te zangues
Não te preocupes
Sê grato
Sê diligente
Sê bondoso para com os outros.
De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete
estas palavras alto e com o teu coração.
Para a melhoria da mente e do corpo.
O fundador,
Mikao Usui

Observando os preceitos e os princípios, compreendemos que é algo que em nada tem a indicação de uma religião.

E assim começou a nossa conversa com Reiki. Foram 3 horas de partilha entre praticantes e não praticantes de Reiki. No final, saímos todos com um grande sorriso e com o coração cheio de Reiki.

Os não praticantes saíram a entender melhor o que é Reiki  e a sua filosofia.

O núcleo de Guimarães leva Reiki á Universidade do Minho

O núcleo de Guimarães foi convidado pelos alunos de engenharia da UM para fazermos um workshop sobre Reiki.
O objectivo principal destes alunos é  conhecerem mais ferramentas para lidar com o stress, a ansiedade e para valorização pessoal.
Foi um workshop prático onde trabalharam a meditação, a compreensão dos 5 princípios e a percepção da energia de cada um.
Desenvolvemos também algumas técnicas de relaxamento e técnicas para melhor lidarem com a ansiedade e stress.

Núcleo de Guimarães leva Reiki a junta de freguesia de Nespereira

A junta de freguesia de Nespereira, organizou o mês da saúde com diversas atividades, incluindo uma sessão de esclarecimento sobre  Reiki e  Saúde e convidou o núcleo de Guimarães para falar sobre os benefícios do Reiki na saúde em geral.
Foram momentos de partilha e muitas questões de como o Reiki nos pode ajudar perante uma doença.
O núcleo de Guimarães esteve representado pelas mestres de Reiki Marta Pacheco e Marta Silva.

20160602_114622 FB_IMG_1464863980252

REIKI- A Arte de Ser Feliz!

No âmbito da parceria existente entre a CERCIGUI o Centro Português de Investigação e Formação em Terapias complementares (CENIF) e a Associação Portuguesa de REIKI (APR), iniciou-se mais um projeto inovador com os nossos clientes/utentes e colaboradores designado por REIKI A ARTE DE SER FELIZ!!
A Terapia Reiki já vem sendo aplicada aos clientes e colaboradores da CERCIGUI há alguns anos. Esta terapia em especial não é invasiva, é considerada uma terapia holística. A aplicação e a aprendizagem da terapia Reiki aprofunda o autoconhecimento, desenvolve a autoestima, promove o equilíbrio físico, mental, emocional e energético, trazendo uma maior harmonia às pessoas que a utilizam ou usufruem da mesma, podendo assim ajudar a que consigam manifestar as suas necessidades e envolver-se num leque de atividades que promovam a sua felicidade.
A 3 de Maio do corrente ano, 6 clientes e 1 colaboradora iniciaram a formação de 1º nível de Reiki, ministrada por voluntários do CENIF. Esta formação é pioneira no nosso pais, pois pela primeira vez 6 pessoas com deficiência, para além de receberem a terapia Reiki, ficarão com formação para que possam utilizar esta terapia, na promoção do seu bem-estar e do bem-estar do outro, se assim o entenderem. Ao longo do seu percurso de formação irão trabalhar também os 5 princípios de Reiki: Sou calmo, Confio, trabalho honestamente, sou grato e sou bondoso, que esperemos que sejam transportados para o seu dia-a-dia.
Somos gratos aos nossos parceiros, porque de forma voluntária desenvolvem projetos que dão cor aos nossos dias, colaborando na manutenção da qualidade de vida dos nossos clientes. Confiamos no seu trabalho e acreditamos na bondade das pessoas que o desenvolvem.
E assim se vai construindo a felicidade!!

CERCIGUI