O Reiki enquadra-se como uma terapia complementar no âmbito do Campo Bioenergético, vendo o Homem segundo uma perspectiva Holística, ou seja, como um todo. O Ser Humano é feito de várias dimensões – física, mental, emocional e energética. Cada uma destas dimensões está interligada e é, vitalmente, importante para o equilíbrio da pessoa. Desta forma, apresentamos, com uma outra visão, o que é Reiki e qual a sua perspectiva holística.

O que é o Reiki?

A definição de Reiki pode ser procurada na própria formação palavra. Os vocábulos japoneses Rei (Alma, Espírito ou Universal) e Ki (energia) juntaram-se para descrever um tipo de energia que é universal. O que é esta energia universal? O que é este Ki universal?

O Ki é a forma japonesa de Qi, palavra chinesa que define um conceito fundamental da cultura tradicional da China no qual se fundou toda a sua medicina. Em termos gerais, colocando de parte as variações entre as diversas filosofias orientais, o Qi é um tipo de energia que permeia e sustenta todos os seres vivos, uma energia vital interna que flui ao longo de todo o corpo. Bloqueios, desequilíbrios ou rupturas no movimento dessa energia estariam na origem da doença.

Reiki – uma perspectiva holística

O Reiki actua sobre a energia vital, partindo do corpo como um todo. O corpo é assim trabalhado não apenas na sua dimensão física, mas também nas dimensões emocional, mental, espiritual. Esta abordagem holística considera o corpo na sua totalidade, concentrando-se não apenas na manifestação da doença ou da patologia mas nas causas dessa manifestação, procurando localizar os factores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a patologia se tenha manifestado. A doença ou a manifestação de um problema surge assim de um desequilíbrio de uma ou várias dimensões do indivíduo que interferem na circulação da energia vital, originando bloqueios, desequilíbrios ou rupturas nesse movimento. Considerar a doença desta forma é ver cada caso com características próprias que requerem uma abordagem única e que tenha em conta todas as dimensões do indivíduo.

Reiki – Uma Visão Holística na Saúde é um trabalho realizado pela Susana Duarte e escolhido como vencedor do Prémio Reiki / Dinalivro 2011 no âmbito do esclarecimento do Reiki e da sua perspectiva na integração com os serviços da Medicina Convencional. Podem ler mais sobre este trabalho aqui…