O Núcleo do Porto está a apoiar, desde Abril, idosos integrados na residência geriátrica Canto d’Encanto, em Matosinhos. O projecto de voluntariado envolve sessões diárias de Reiki e a satisfação dos utentes é notada pelos responsáveis do local.

Cinco voluntárias da Associação Portuguesa de Reiki (APR) estão envolvidas, desde 20 de Abril, num projecto que visa apoiar, com sessões diárias, utentes da residência geriátrica Canto d’Encanto, localizada na Senhora da Hora, em Matosinhos. O protocolo de apoio foi estabelecido entre a instituição e a APR, através da sua coordenadora do Porto, Sónia Gomes.

Segundo a responsável, “neste momento estão a ser acompanhados cinco doentes com os casos de saúde mais graves”, nomeadamente com doença de Alzheimer, patologia osteoarticular, anemia ferropénica, carcinoma da próstata e doença de Parkinson.


Reacções surpreendentes
Embora ainda seja cedo para se fazer um balanço do projecto, a verdade é que, de acordo com a responsável pelo voluntariado no lar, Carla Rocha, “a receptividade tem sido fantástica”. “As sessões têm corrido bem mas, como é óbvio, a satisfação e o bem-estar são mais visíveis nos utentes mais autónomos ou que melhor conseguem verbalizar”, explica. Mesmo assim, regista “algumas reacções surpreendentes”, como a de uma utente que sofre de Alzheimer. “Quando lhe perguntamos o que sente ela responde-nos de forma efusiva: “Paz, sinto uma paz muito grande, quero fazer isto mais vezes.”

Reforçando que ainda é precoce falar em mudanças, Carla Rocha garante: “Os doentes estão satisfeitos e nós também estamos com o trabalho, a disponibilidade e a amabilidade de todos os voluntários”. Por seu turno, Sónia Gomes destaca “as excelentes condições do local, a simpatia do pessoal envolvido e a total abertura dos pacientes para receber Reiki”.

Residência geriátrica
Inaugurada em 2009, a residência geriátrica Canto d’Encanto integra o Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora (Civas), Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1982. A residência dispõe de 30 quartos (20 duplos e 10 individuais) e constitui um espaço aberto à população matosinhense e à comunidade em geral, visando proporcionar actividades diversificadas adequadas à faixa etária.

Mais informação sobre projectos de Reiki para seniores desenvolvidos pela APR:
http://associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-para-seniores.html

CONTACTOS:
Núcleo do Porto da APR
http://nucleodoportoapr.blogspot.pt
nucleodoportoapr@gmail.com

Canto d’Encanto

www.civas.pt
lar@civas.pt

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 1.256 times, 1 visits today)