Tuesday, October 27, 2020

Núcleo de Anadia – Balanço do semestre

O Núcleo de Anadia da Associação Portuguesa de Reiki (APR) faz um balanço positivo das actividades que tem vindo a desenvolver na sua sede, Espaço Arco-Íris.

O Espaço Arco-Íris, sede de atividades do Núcleo de Anadia, tem apenas 4 meses e já conta com mais de 75 sessões de Reiki feitas em regime de voluntariado. Falamos de uma média superior a 6 sessões de Reiki por voluntariado que ocorre todas as quartas-feiras, das 18h00 às 21h00.

Este empenhamento, dedicação e também procura levou à criação do conceito de Equipa Residente de Voluntários. São, hoje na totalidade, 18 os voluntários (dos quais apenas 5 ainda não concluíram os requisitos à data) que após a devida formação garantem estas sessões de Reiki gratuitas à comunidade anadiense.

O Núcleo de Anadia assegura também o voluntariado na ASAC. Este é um projeto que já vai para o 6 meses de existência e que irá terminar a 30 de Junho. Porém, os idosos não ficarão esquecidos, uma vez que, como parte dos objetivos deste processo, já fornecemos formação adequada a alguns funcionários para que todos, em conjunto, possam continuar a usufruir de Reiki.

Recentemente, Anadia aderiu também ao projeto “Ser e Viver: Reiki na Oncologia”. O Núcleo encontra-se a preparar um Espaço adequado a este projeto que conta estar pronto no fim do mês de Junho. Contudo, já temos elementos da Equipa Residente disponíveis para acompanhar algum processo, se necessário.

Outros horizontes

Em termos de atividades, o Núcleo abriu horizontes e permitiu no seu Espaço a introdução de atividades que se relacionam de diferentes maneiras com o Reiki. “Reiki e os Cristais” da responsabilidade de Patrícia Gonçalves é uma colaboração que já vem dos primórdios da Delegação de Aveiro e da Casa Coração e que resultou em duas formações já este ano estando agendadas mais duas para o próximo Outubro. “Os Números e o Reiki” resulta de uma adaptação realizada também pela Delegação de Aveiro e resultou, até ao momento, em também duas formações e três novas agendadas, por convite e outras entidades, até ao final do ano.

“Reiki e Taças de Som Tibetanas” é a última novidade. O sinergismo terapêutico entre as duas técnicas é fantástico e indescritível. Neste momento, disponibilizamos “Concertos com Taças de Som Tibetanas” e “Viagens Sonoras” dois eventos que, por sinal, esgotam, em média, todas as vagas nos primeiros três dias após o seu lançamento o que é representativo do seu sucesso.

Formação

O Núcleo de Anadia também tem-se destacado na formação. As formações de Reiki Nível I são mensais e sempre completas. Neste semestre efetuamos apenas uma formação de nível II estando já agendada uma nova para Setembro. O nível III também não foi esquecido e, já este mês, foi realizada a primeira formação oficial em nível III no Núcleo. Em termos de Workshops optamos pela não divulgação pública dos mesmos. Porém, o voluntariado, as tradicionais partilhas de Reiki mensais e o convívio pós eventos, independentemente da sua natureza, permitem sempre uma partilha de conhecimento e uma formação constante aos nossos alunos. A exceção aplica-se aos Workshop “Reiki – Do” lecionado pelo Mestre-Formador de Reiki João Ribeiro, Coordenador Geral do Núcleo de Vila Nova de Gaia. Esta colaboração tem vindo a dar importantes frutos para a partilha do conhecimento e desenvolvimento do Reiki.

Sessões de esclarecimento
Com isto tudo, as sessões de esclarecimento não têm sido esquecidas. Mensalmente garante-se alguns eventos desta natureza, porém, temos guardado o formato tradicional de “Chá com Reiki” para eventos exteriores ao Espaço Arco-Íris. Neste momento, temos agendada uma pequena participação na Feira do Vinho e da Vinha em Anadia e na Expofacic juntamente com um dos nossos colaboradores. A Escola Marques de Castilho em Águeda está neste momento a organizar o segundo “Chá com Reiki” deste semestre e iremos até Souselas, a convite da Junta de Freguesia, participar na Feira local de divulgação de atividades.
No Espaço Arco-íris, optamos por uma versão de esclarecimento diferente num ambiente de “Relaxamento guiado com Reiki”. Este evento tem a vantagem de convidar a pessoa a receber uma sessão de Reiki acompanhada por uma meditação de relaxamento. Isto tudo, claro, após um Chá e uma pequena conversa que não poderiam faltar.

Por fim, talvez o mais importante. Nada disto seria possível sem os nossos colaboradores/voluntários, mas também todos aqueles que se disponibilizam para receber Reiki e que, com os seus donativos ou aquisição de produtos disponíveis no Espaço Arco-Íris, contribuem para a manutenção do mesmo.

Luís Filipe Ferreira
Coordenador Geral do Núcleo de Anadia da Associação Portuguesa de Reiki