Tuesday, October 27, 2020

Joshin-Kokyuu-Ho – Respirar Energia

Técnicas Tradicionais de Reiki

Querendo auxiliar os praticantes de Reiki no desenvolvimento e esclarecimento das técnicas de Reiki, criamos uma série de artigos práticos sobre este tema. Para esta partilha contamos com o apoio do Mestre Johnny De’ Carli e da Dinalivro, que nos entregaram a transcrição do livro “Reiki – Sistema Tradicional Japonês”, para podermos partilhar com todos os praticantes.

Respirar é um acto natural e mecânico que nos permite viver e ter a percepção dos odores mas, nem sempre a respiração, automática, nem sempre é suficiente para as nossas necessidades. Quando inspiramos e expiramos rapidamente, seguindo, por exemplo, técnicas de yoga, temos um processo de oxigenação que nos vai revitalizar, não só ao nível do oxigénio mas também da energia. A revitalização e acumulação da nossa energia vital, no Hara, é também feita através de uma técnica de Reiki, chama Joshin Kokyuu Ho. Joshin significa parte superior (do corpo), Kokyuu, significa respiração e Ho é técnica.

Sobre a aplicação desta Técnica, diz o Mestre Johnny De’ Carli:

“Para que a técnica surta efeito, dois pontos deverão ser observados pelo reikiano: as retenções (de três a quatro segundos) e o ritmo (lento e profundo). O ritmo altera o estado mental e as retenções revigoram e purificam o organismo. O tempo ideal para esta prática é de no máximo dez minutos. Pessoas hipertensas, com problemas cardíacos ou respiratórios, ao sentirem algum desconforto, devem intercalar o exercício com três ou quatro respirações normais. Para realizar Joshin-Kokyuu-Ho, siga o seguinte procedimento:

  1. Sente-se confortavelmente. Lentamente desça as mãos até ao colo, pousando-as relaxadamente com as palmas viradas para cima, como se estivessem segurando ovos. Procure trazer bons pensamentos à mente. Inspire calma e profundamente pelo nariz (local da absorção), visualizando a entrada de energia, na cor branca, pelo chacra coronário;
  2. Leve os pensamentos até a região do tanden (próximo ao chacra umbilical, aproximadamente três a cinco centímetros abaixo do umbigo) e ouça a sua própria respiração. Retenha a energia, segurando a respiração. Não há um tempo específico para manter a retenção. Três ou quatro segundos é tempo suficiente. Sinta que a energia se expande e irradia para todos os órgãos, para cada célula do corpo;
  3. Ao expirar (pela boca, de preferência), imagine estar a libertar o ar também pelos chacras das mãos, pontas dos dedos e chacras dos pés. O ponto tanden (três dedos abaixo do umbigo) é o centro da vitalidade. É importante mentalizar que o ar inspirado pelas narinas vai para lá e que, em seguida, a energia se expande, saindo pela boca e pelas extremidades dos pés e das mãos, vitalizando e limpando o corpo para que nos tornemos um canal limpo de energia Reiki.”

Podem encontrar o livro “Reiki – Sistema Tradicional Japonês” nas livrarias Bookhouse, com desconto para Associados. Ver mais aqui…


Reiki Sistema Tradicional JaponêsReiki – Sistema Tradicional Japonês foi escrito a propósito da viagem de Johnny de’Carli ao Japão. De acordo com o sistema japonês, que é absolutamente intuitivo e espiritual, são apenas as mãos que conduzem a sessão, uma vez que nelas se encontram dois chacras particularmente importantes, localizados no centro da palma da mão, que constituem os principais canais através dos quais a energia Reiki é projectada para o receptor. Para um verdadeiro reikiano, as mãos são como os olhos e os ouvidos, na medida em que constituem o guia de todo o processo de cura. Johnny De’Carli é engenheiro agrónomo, formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1982. Professor universitário de Fitotecnia, fez Reiki no Japão com grandes Mestres japoneses e é autor de vários livros sobre esta prática, tendo inclusivamente publicado em Portugal o livro Reiki para crianças (Dinalivro, 2005) e Reiki Universal (Dinalivro, 2007). Público alvo: público em geral, praticantes e estudantes de Reiki.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 1.489 times, 1 visits today)