Monday, August 19, 2019

O que é Reiki e o que não é Reiki

post-o-que-e-reiki

Reiki é energia e o seu sentir é feito interiormente. Muitas são as explicações, muitas são as aplicações. Com tal simplicidade, eficácia e integração em muitas outras terapias, medicinas e crenças, surgem fronteiras cinzentas sobre o que Reiki é e o que Reiki não é.

Com este artigo pretendemos resumir, na forma comparativa, o que é Reiki e o que não é Reiki. Mostraremos a perspetiva enquanto Terapia Complementar, o caminho enquanto filosofia de vida e uma abordagem à sua história.

Reiki é

Terapia – Uma terapia complementar e integrativa.

Reiki não é

Não é uma Medicina, não faz diagnóstico equiparado à medicina convencional ou tradicional. Não é exclusivo, integra-se com qualquer terapia ou Medicina.

Filosofia de Vida – Uma filosofia de vida, além da prática terapêutica. Tem cinco princípios orientadores. Não é uma religião, não é uma seita, não é uma linha espiritual (a espiritualidade é própria do indivíduo que nela tem crenças)
O Toque – Uma terapia de toque em contacto leve ou ligeiramente afastado do corpo, com posições pré-determinadas. Estas posições seguem um código deontológico de respeito ao paciente.
O Mestre Hayashi introduziu algumas técnicas que envolvem toque mas que são pouco praticadas em Portugal. Uma delas é o KETSUEKI KOKAN, a técnica da circulação sanguínea.
Não é uma massagem, não envolve manipulação do corpo. O recetor ou paciente pode (e deve) estar vestido. A sessão pode ser realizada em posição deitada ou sentada.
Prática Holística – Tem uma visão holística da pessoa – atua sobre o corpo físico, mental, emocional e energético/espiritual. Não apresenta uma perspetiva única e restritiva na terapêutica, é abrangente e visa o bem-estar da pessoa.
Energia – O seu princípio é a Energia Vital, que nos rodeia e preenche.
Este é um conceito tipicamente oriental. O corpo tem uma energia vital chamada Ki, tudo no universo é alimentado por energia.
Não é uma prática espiritualista.
A espiritualidade é própria do indivíduo. O seu auto-conhecimento, a sensação de ser mais que pensamento ou emoção, o transcender o corpo, levam a pessoa a encontrar a espiritualidade. Pela simplicidade do Reiki, este alia-se a muitas práticas que, quando não estão devidamente contextualizadas e explicadas, apenas trazem confusão sobre a prática do Reiki.
Ética – Uma prática com códigos deontológicos. O Código de Ética e a Norma da Prática da Terapia Complementar Reiki fornecem uma série de linhas de orientação, direitos e deveres. Os cliente não devem tirar a roupa, não devem ser esfregados com óleos ou qualquer outro tipo de materiais. O Reiki também não faz uso de instrumentos acessórios.
Método – Um método com técnicas próprias, ensinadas ao longo de níveis específicos de ensino.
O Mestre Usui ensinava 21 técnicas.
Não é uma mistura de práticas para que seja realizado com sucesso;
Ensino – Técnicas ensinadas ao longo de 3 níveis.
Alguns sistemas, principalmente o tradicional japonês, dividem em 4. A divisão em 4 níveis permite discernir os saberes e levar a um desenvolvimento mais aprofundado ao longo do tempo.
Não é um ensino simplista e breve. Apesar do Reiki ser simples as suas aplicações são extensas, assim como as técnicas necessitam de tempo para que possam ser devidamente praticadas.
História – Uma prática desenvolvida pelo Mestre Mikao Usui, no Japão, em 1922. Não é milenar. Podemos encontrar práticas como o Kaji, no Japão, relatado no ano 900, ou outras práticas que envolvem a colocação de mãos e o uso de energia por todo o continente asiático, no entanto, Reiki, como método e com as técnicas existentes, foi desenvolvido por Mikao Usui em 1922.Caso se queira fazer referência a uma prática de tratamento energético pelas mãos sim, pode dizer-se que tem referências centenárias mas não dizendo diretamente que é Reiki.

O que é Reiki – Uma terapia complementar e integrativa

reiki_kanjiReiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine, que é uma Agência dos EUA, dedicada à explicação rigorosa sob o prisma da ciência, das Medicinas Complementares e Alternativas.

Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas.

O método Reiki visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos.

O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapia complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.

Como funciona o Reiki

O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa da pessoa. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:

  • Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade
  • Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infeção, estimulando o seu sistema imunológico
  • Aliviar estados de depressão e cansaço
  • Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia
  • Acelerar a eliminação de toxinas
  • Reduzir a ansiedade
  • Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica, ou doença

Como se aplica um tratamento de Reiki

  • Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida
  • O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo
  • O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores mas seguindo um rigoroso código de ética
  • As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.

Enquadramento Profissional

Os terapeutas de Reiki estão enquadrados no CAE 86906 – Outras atividades de saúde humana

Para ler mais sobre Reiki como Terapia complementar e integrativa

O que é Reiki – A filosofia de vida, os cinco princípios de Reiki

Mikao Usui instituiu cinco princípios, orientadores, para o desenvolvimento interior dos praticantes de Reiki. Podemos encontrar o valor destes cinco princípios em todas as civilizações. Em japonês, os cinco princípios chamam-se GOKAI.

gokai

五戒 – GOKAI (Cinco Princípios)
今日たけは –Kyo dake wa – Só por Hoje,
怒るな –Ikaruna – Sou Calmo,
 心配すな – Shinpaisuna – Confio,
感謝して – Kanshashite – Sou Grato,
業をはけめ – Gyo wo hageme – Trabalho Arduamente,
人に親切に – Hito ni shinsetsu ni – Sou Bondoso.
É através da prática constante que chegamos ao Satori, a iluminação, como dizia o Mestre Usui. A sua recomendação era que “de manhã e à noite, com as mãos em Gassho (juntas) recitem em voz alta os cinco princípios.”
Para ler mais sobre os cinco princípios de Reiki:

O que é Reiki – Formação, um método com técnicas próprias

Reiki é geralmente ensinado em 3 ou 4 níveis distintos, sendo os diferentes métodos de ensino chamados de “Sistemas”. Qualquer pessoa pode aprender Reiki, desde que esteja disponível para isso, não sendo necessário conhecimentos médicos pois o Reiki não realiza diagnósticos, apenas trabalha no campo da bioenergia, segundo uma perspectiva holística.

Enquadramento Profissional

A formação de Reiki está enquadrada com o CAE 85591

Para ler mais sobre a formação e os níveis de Reiki:

Reiki significa

Energia Universal (Rei = Universal, Ki = energia)

Reiki é:

  • Um método japonês com um conjunto de técnicas que permitem revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura;
  • É possível de utilizar em qualquer lugar, altura ou situação;
  • É uma Terapia Complementar, não realiza diagnóstico, não é equiparada às Bio Medicinas ou Medicinas Tradicionais;
  • Não exclui as outras medicinas ou terapias, antes pelo contrário, pode ampliar a sua eficácia;
  • Enquanto prática tem técnicas de auto-ajuda com vista ao crescimento pessoal, além da possibilidade de auto-tratamento.

Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspetiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido.

A história do Reiki

MikaoUsuiMikao Usui nasceu a 15 de agosto de 1865, casou com Sadako Suzuki e tiveram dois filhos, um dos quais assumiu os negócios da família após sua morte em 9 de março de 1926. Por volta do ano de 1922, iniciou o ensino de Reiki. Este método foi desenvolvido após um retiro no Monte Kurama, que durou 21 dias. Não existem indicações que tenha viajado para fora do Japão, não foi um padre católico ou cristão e não estudou na Universidade de Chicago. Mikao Usui foi o fundador e primeiro presidente da Usui Reiki Ryoho Gakai (URRG), organização que existe até hoje. Os princípios de Reiki que seguimos desde a sua instituição advém do Imperado Meiji e de princípios também encontrados no budismo.

Mais informação sobre o historial do Reiki pode ser lido na Tradução do Memorial do Mestre Usui, uma óptima referência sobre a história do Mestre Usui,segundo o Memorial erguido pelos seus alunos.

Os seus ensinamentos passaram para Chujiro Hayashi, entre outros Mestres, e deste para Hawayo Takata que levou o Reiki para o Havai, tendo passado para os Estados Unidos, Brasil, Canadá e Europa, regressando novamente ao Japão, através do Mestre e Investigador, Frank Arjava Petter.

 
 
associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com
 
(Visited 28.618 times, 2 visits today)