Um dos instrumentos importantes quer para um Mestre quer para o seu aluno, é o Certificado de Reiki. Sendo o apoio aos praticantes e Mestres de Reiki uma prioridade para a Associação Portuguesa de Reiki, escutamos as necessidades e respondemos com a partilha de um template de Certificado de Reiki.
No ficheiro, encontrarão dois documentos, um em versão vertical, outro em horizontal.
Os elementos são separados, para serem facilmente adaptados às necessidades de cada um.
Reforçamos a ideia que estes documentos são meramente ilustrativos e servem apenas de apoio, não queremos com isto condicionar ou dizer que unicamente os tópicos indicados é que devem estar presentes.
Elementos gráficos presentes
- Kanji de Reiki, versão tradicional e anterior à modernização da escrita japonesa
- Gokai
- Moldura do certificado
Os conteúdos deste Certificado de Reiki podem ser completamente alterados, são apenas uma referência.
O propósito desta partilha é a de dotar os associados com um certificado base que pode auxiliar a desenvolver um próprio.
As imagens usadas estão em alta resolução e estão separadas, mesmo para esse objetivo. Realinhar, reaproveitar.
O Reiki é assim, construtivo, uma partilha.
Tópicos num Certificado de Reiki
Tópicos presentes no certificado:
- Nome do aluno
- Nível do curso
- Pequena descrição das competências adquiridas, seguimento do código de ética e dos cinco princípios.
- Data
- Assinatura do Mestre
Alguns elementos que podiam enriquecer o Certificado:
- Data de início e de fim do curso
- Número de horas
- Descrição das competências adquiridas
- Número de aluno
- Turma
- Sistema
- Selo do Mestre
Certificado completo de curso
Ao completar o nível 3, ou 3B, dependendo dos sistemas, o Mestre poderia optar por passar um certificado completo, onde referisse todo o percurso e competências adquiridas do seu aluno. Desta forma, estaria a indicar aos futuros empregadores ou alunos do novo Mestre qual o seu trajeto na aprendizagem, módulos completados e competências que poderá transmitir.
Decorações distintivas
Cada mestre terá um cunho próprio no seu certificado. Uns gostam de colocar lacre, outros um selo dourado ou prateado. Alguns colocam fitas por baixo dos selos, outros colocam representações gráficas. Um certificado pode ainda ser ausente destas decorações gráficas e apenas ter a assinatura do Mestre. Todos os certificados são válidos, se o Mestre é válido.
Sobre a certificação
O Ensino de Reiki não está ainda no Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) pelo que não é reconhecido o seu ensino. A certificação aceite é apenas e ainda realizada por escolas de formação profissional certificadas pela DGERT. Em Portugal, dentro da comunidade de Reiki, é tido como válido um certificado passado por um Mestre, desde que o mesmo tenha adquirido as suas competências.
[box type=”download”]Os nossos associados poderão obter este ficheiro na nossa Biblioteca de Reiki, na secção Apoio Educativo e Profissional…
É necessário estarem com o login realizado para conseguirem obter o ficheiro.
[/box] [box type=”note”]Nota: Estes documentos estão disponíveis para todos os associados, no entanto o certificado apenas deve ser usado por um Mestre de Reiki. Há que cumprir os cinco princípios de Reiki![/box]
Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com |