Tuesday, March 19, 2024

Fumio Ogawa o Reiki e a dificuldade em praticar

Fumio OgawaFumio Ogawa (1906-1998) viu o Reiki através da sua própria família ao longo de 40 anos. Os seus pais tratavam várias pessoas diariamente e os seus efeitos eram tão incríveis que muitos diziam que gostavam de o poder receber diariamente. Quando o seu pai faleceu (Kozo Ogawa), foi a única altura em que um médico entrou em casa e ele partiu como se fosse dormir.
Na altura em que escreveu o seu pequeno livro (todos podem fazer Reiki), uma colectânea de pensamentos sobre Reiki, Ogawa tinha 84 anos.
Na sua opinião, o “Reiki flui através da prática de autotratamento e no acreditar. Reiki não vem do nosso corpo, o nosso corpo é apenas um canal para o Rei” (a energia universal). É interessante esta perspectiva japonesa que muitas vezes nos esquecemos – Rei é um tipo de energia e Ki é outro, Rei é a energia que vem do “Céu”, Ki é a energia vital que nos anima e se aloja no tanden inferior, entre o umbigo e os rins.
Para Ogawa “Reiki não é algo psíquico ou mágico. Reiki é um método de cura natural, dado pelo Universo. Mas, não dependam unicamente do Reiki ou negligenciem o tratamento médico.”
Sobre os benefícios nos tratamentos este Mestre dizia que “A doença é incrivelmente curada apenas pelo passar das mãos nas zonas afectadas ou por colocar as mãos no local entre 20 a 30 minutos. Também os efeitos do Reiki já provaram que mesmo num caso sério a pessoa doente melhora melhor com o tratamento quando este é aplicado num estágio inicial da doença.”
Na sua visão pessoal o método para praticar Reiki deve ser:
“Primeiro a mente e depois a acção.
Quando os praticantes não sentem a energia, não tem apenas a ver com o seu corpo mas também com as suas mentes.Quem quer deixar fluir Reiki deve primeiro prestar atenção à sua mente.”

Para o Mestre Ogawa, a mente é tão importante que ele presta uma confissão:
“Em tempos anteriores, eu cometi todo o tipo de delito. As más ações são atribuídas a uma mente gananciosa.
Uma mente com raiva, e uma mente ignorante. Estas ascendem do corpo, boca e mente. Agora, eu confesso tudo o que fiz na frente de Buda.
É muito difícil praticar; Pelo menos as suas intenções são necessárias. Se você disser que dificilmente pode imaginar uma coisa destas, então é melhor parar de praticar Reiki. Você é a pessoa que não liberta o seu ego.”

Ainda na prática, na sua dificuldade ele dá indicações à pessoa que se queira preparar para doar Reiki: “A pessoa que tenta emanar Reiki deve começar com a sua própria purificação espiritual. isto nada tem a ver tanto com qualquer ensinamento ou religião. Sente-se direito, faça Gassho e bana os pensamentos mundanos para abrir a mente e para se conectar à grande vida do universo.”

Nesta partilha do Mestre Fumio Ogawa, que atingiu a sabedoria da idade e uma visão clara do Reiki através do que não funcionou e das más práticas, percebemos que antes de querer colocar as mãos em serviço, devemos primeiro trabalhar a mente. É preciso ter muita humildade, presença de espírito e sabedoria para reconhecer o que está de errado e o que é necessário mudar, assim se cumpre o que Mikao Usui dizia “Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade”.
Para trabalharmos com Reiki temos mesmo que promover mente limpa e coração predisposto – Estar no aqui e agora, de forma consciente, pura, ligado à fonte, ao Reiki, predispostos à doação por amor incondicional.

O percurso de Fumio Ogaya

Ogawa completou o seu treino como Mestre de Reiki a 18 de Novembro de 1943. A sua linhagem foi a seguinte:

Mikao Usui
Iichi Taketomi
Kozo Ogawa
Fumio Ogawa

Kozo Ogawa, pai de Fumio Ogawa, foi um bom amigo do Mestre Usui e recebeu deste o seu Mestrado. Iichi Taketomi foi um dos primeiros presidentes da Usui Reiki Ryoho Gakai, a sociedade que ainda hoje segue rigorosamente os ensinamentos de Mikao Usui.

Diplomas de Fumio Ogawa

O carimbo no certificado é do seu pai Kozo Ogawa (ou Kyouzou Ogawa)

Nível 6 (dai loku tu) : 18 Setembro 1942

Nível 5 (dai ko tu) : 18 Outubro 1942

Nível 4 (dai yon tu) : 18 Novembro 1942

Nível 3 (dai san tu) : 18 Janeiro 1943

Nível 2 (oku den zenki) : 18 Outubro 1943

Nível 1 (okeu den koki) : 18 Novembro 1943

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 983 times, 1 visits today)