Wednesday, June 26, 2019

Será que é necessário despir numa sessão de Reiki - esta é uma questão que ainda nos dias de hoje surge a muitos utentes ou clientes.Será que é necessário despir numa sessão de Reiki – esta é uma questão que ainda nos dias de hoje surge a muitos utentes ou clientes.

Não existe qualquer necessidade de despir numa sessão de Reiki e ao longo de uma prática de 13 anos, nunca a encontrei. Assim como nunca ninguém aprendeu Reiki despido ou nunca pediram para fazer o autotratamento nu. Se as coisas são simples, não vale a pena complicar.

Retirar objetos

Por vezes colares, relógio, fitas, cintos, podem ter alguma interferência com o fluxo energético, pelas características dos seus materiais, ou por apertarem. Podemos pedir para que sejam retirados mas deve haver o cuidado de estarem num único sítio onde depois a pessoa não se esqueça deles.

Roupas a usar

Para receber Reiki não precisa de ter qualquer tipo de predisposição ou roupagem própria. Podemos até encontrar referências a esse ponto no Manual do Mestre Usui – para receber Reiki, não precisa ter qualquer predisposição ou crença. Se a pessoa vem com roupa preta, não há problema, se vem com roupa branca, não há problema. O Reiki flui sempre, excepto se tal não for possível para a pessoa receber ou ao praticante para o enviar. Muitas vezes é a nossa mente que nos prega partidas e cria limitações. Para a energia, elas não existem.

Se estivermos numa situação de emergência e precisarmos de fazer Reiki, iremos pedir à pessoa para trocar de roupa, iremos nós trocar de roupa? Ou deixaremos simplesmente a energia fluir?

Em certos casos, o terapeuta deve ser tão cuidadoso e atento que pode até haver desconforto na pessoa em descalçar os sapatos. Será que a pessoa deve ser obrigada a retirar os sapatos? Ficará à consideração de cada um mas tendo em conta que Reiki é acção de amor incondicional, trazer desconforto poderá não ser a melhor opção, tanto que até poderá não ajudar no relaxamento da pessoa.

Outros casos

Existem casos de pessoas que recebem Reiki despidas. Isto acontece após uma sessão de massagem ou de acupuntura. Conheço vários relatos destas situações e fazem parte de um percurso terapêutico que é acordado com o receptor. Se alguém recebe uma massagem nas costas ou são colocadas agulhas, muito provavelmente estará despido da cintura para cima e se foi acordado realizar depois uma sessão de Reiki, está tudo correto e faz parte dos procedimentos. Mas este tipo de situações não é o mesmo que dizer que alguém vai receber Reiki e se despe para tal.

Despir numa sessão de Reiki

Até hoje não foi encontrada qualquer necessidade para uma pessoa se despir numa sessão de Reiki. Quando as mãos são colocadas em contacto com o corpo ou ligeiramente afastadas, cumprindo o código de ética, então para que criar situações que poderão ser presentemente embaraçosas para o utente/cliente e futuramente prejudiciais para o terapeuta?

Os terapeutas e praticantes de Reiki devem ter perfeita consciência que quando aplicam Reiki, tornam-se o rosto do  Reiki. As suas acções têm repercussões na credibilização da prática e no bem-estar de quem procura esta terapia. Felizmente, o esclarecimento vai sendo cada vez maior.

Cabe também a todos os praticantes, terapeutas e mestres, fazerem uso dos cinco princípios e não serem emitirem julgamentos precipitados. Fazendo uso do quinto princípio, devemos ter uma postura bondosa.

 
 
associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com
 
(Visited 2.053 times, 1 visits today)