Friday, March 29, 2024

Reiki no Sapatinho – solidariedade em Guimarães

O Núcleo de Guimarães da APR desenvolveu campanhas de Natal Solidário para levar o espírito natalício a quem mais precisa! Em 2013 as instituições com quem colaboramos foram a Cercigui, a Fraterna e a EB1/JI de Arões, Fafe.

arões-fafe

A Campanha “Reiki no Sapatinho” foi lançada pela coordenadora do núcleo de Guimarães, Sílvia Oliveira, e teve a colaboração da coordenadora do voluntariado, a voluntária Liliana Moura Ribeiro, e voluntários com quatro atividades principais: Festa de Natal no Lar da Cercigui, em S. João de Ponte; Dias abertos de Reiki em troca de lanches para as crianças da Fraterna; recolha de vestuário e brinquedos para os alunos do 1º ciclo da EB1 de Arões e ainda recolha de alimentos para fazer cabazes de Natal para ajudar famílias carenciadas.

cabazes

Para a Festa de Natal da Cercigui foi lançado o apelo para o apadrinhamento dos sonhos (presentes de Natal) dos jovens residentes do lar, de forma a possibilitar que cada um deles pudesse receber um presente. A campanha teve muito sucesso e no dia 15 de dezembro, as Mães Natal (voluntárias do Cenif) e o Pai Natal (voluntário da Juventude Positiva) foram entregar os presentes que foram sendo deixados pelos padrinhos e madrinhas nas instalações do Cenif Guimarães. A animação da festa também foi providenciada pelo núcleo de Guimarães da APR, que, em colaboração com a Escola Profissional Cisave (Guimarães) levou o grupo Arraial Show a animar a tarde com muita música e dança. Foi uma tarde de muita diversão, energia positiva, amor e compaixão. Um evento que será, com certeza, recordado por todos com muito carinho.

cercigui

Durante as semanas que antecederam o Natal, foi feito o apelo para angariação de alimentos, roupa e brinquedos para distribuir pelos mais carenciados. Após a contribuição de várias pessoas, o grupo da Juventude Positiva, esteve bastante empenhado a preparar os embrulhos de brinquedos e roupas que foram depois entregues por algumas das voluntárias do núcleo na escola EB1/JI de Arões, em Fafe. As crianças ficaram muito felizes por terem sido presenteadas pelo Pai Natal antes do dia! Os jovens da Juventude Positiva ficaram felizes por terem ajudado a tornar o Natal daquelas crianças mais sorridente!

Uma outra iniciativa foi a desenvolvida com a Fraterna no sentido de angariar lanches para as crianças que diariamente são apoiadas por esta instituição social. O núcleo de Guimarães promoveu mais um fim-de-semana de voluntariado Reiki com dois dias abertos de Reiki em troca de lanches (sumos, leite achocolatado, bolachas, entre outros). A iniciativa decorreu nos dias 20 e 21 de dezembro e contou com a presença de vários voluntários reikianos que se predispuseram a fazer terapia reiki a todos aqueles que quiseram trocar lanches por uma sessão de reiki. No final dos dois dias abertos estavam todos de coração cheio e foi com imensa satisfação que a Diretora do núcleo de Guimarães, Sílvia Oliveira, entregou à representante da Fraterna, Dr.ª Rita Miranda, um total de 500 lanches. Mais uma vez a solidariedade esteve ao rubro!

FRATERNA

No seguimento desta onda solidária, também foi feita a recolha de bens alimentares diversos destinados a fazer cabazes de Natal para distribuir por famílias bastante carenciadas, de modo a que as suas ceias de Natal pudessem ser mais acolhedoras. Com a contribuição de todos conseguiu-se fazer quatro cabazes que foram entregues a quatro famílias, cujo Natal foi certamente mais saboroso!

E como todas as ações de voluntariado também acarretam custos, de modo a fazer face a algumas despesas, as voluntárias puseram em prática algumas ideias para venda de produtos manufaturados, como por exemplo as pulseiras dos “Cinco princípios… uma intenção”, marcadores de livros e mensagens seladas A venda destes produtos reverteu para um fundo de maneio para compra de artigos necessários à prática de voluntariado (velas, incenso, marquesa, papel de marquesa, entre outros).

No final de mais uma campanha de Natal Solidário o grau de satisfação de todos os que colaboraram na iniciativa foi muito elevado! Em 2014 cá estaremos para mais solidariedade, porque ser solidário também é um dos nossos princípios!!

JP

Muito obrigado a todos os voluntários do núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa de Reiki e aos alunos e toda a equipe do CENIF