O Projeto Reiki 4Pets nasceu para dar reposta a algumas dúvidas sobre a aplicação de Reiki em animais e ao desconhecimento da existência de um código de ética para praticantes de Reiki animal, entre outras questões.
É um projeto de voluntariado que tem como objetivos principais: informar, esclarecer e divulgar o Reiki em animais.
Em janeiro de 2017 foi criada uma página no facebook, do núcleo de Reiki de Braga, mas exclusiva para falar de Reiki em animais, divulgação de eventos e outras informações pedagógicas e curiosidades do mundo animal. Simultaneamente, foi criado um grupo de voluntários, o grupo 4Pets, que conta já com cerca de 100 reikianos.
A página serve de suporte ao projeto de voluntariado na medida em que é através dela que são enviados, por mensagem privada, os pedidos de envio de Reiki à distância. Cada um dos pedidos é posteriormente encaminhado para o grupo 4Pets. O acompanhamento de cada um dos patudos e a aferição dos resultados é feita através do contacto permanente com os tutores e dos seus testemunhos.
Até ao momento foram acompanhados 49 animais, 22 cães e 27 gatos. Destes
pedidos 41 foram relativos a problemas ao nível físico (otite, cancro, problemas
respiratórios, extrema magreza, insuficiência renal, problemas de pele, epilepsia,…), 71% dos quais recuperaram e 29% morreram. Estas 12 mortes referem-se a casos terminais. Contudo, os tutores destes animais afirmaram o aumento da previsão de vida e da qualidade de vida na fase terminal do animal e uma transição tranquila. Ao nível comportamental (ansiedade, agressividade, traumas relativos a maus-tratos,…), tivemos 8 casos, 50% dos quais manifestaram alterações positivas. Os outros 50% não revelaram alterações segundo as expetativas dos tutores. Todos os casos continuam a receber Reiki através da caixa de Reiki do projeto, que serve como manutenção do bem-estar destes animais.
No momento presente estamos a realizar um trabalho experimental com a associação Vida de Gato. É enviado Reiki à distância para o bem supremo dos animais e de todos os envolvidos. Os humanos que tratam estes animais abandonados e sujeitos a maus-tratos sofrem de grande stress e como tal o Reiki vai ajudar a harmonizar as emoções de todos, beneficiando o tratamento de cada um dos gatos. As responsáveis desta associação referem que o número de adoções responsáveis aumentou e a qualidade de vida dos animais que estão ao seu cuidado também melhorou.
Ao longo deste projeto deparamo-nos também com alguns constrangimentos. Entre os mais comuns assinala-se que muitos dos pedidos de ajuda chegam já em fases muito avançadas e/ou terminais da doença, depois surge a difícil gestão das expetativas dos tutores. Mesmo assim, com muito amor tem sido possível reverter e evoluir positivamente perante estas situações.
Temos dinamizado e participado também em eventos com o objetivo de dar a
conhecer os benefícios do Reiki em animais. Comemoramos o dia internacional do Reiki animal com sessões gratuitas de Reiki para animais de estimação. Fizemos uma recolha de bens e comida para celebrar o dia do animal, artigos que foram depois encaminhados para a associação Vida de Gato. Participamos no dia internacional do Reiki também com sessões gratuitas de Reiki aos animais de estimação. Associamo-nos ao evento da caixinha de Reiki da APR, fazendo uma caixinha de Reiki para o projeto 4Pets. E participámos nas II Jornadas de terapeutas de Reiki do Norte com o tema “Reiki nos animais”.
Os resultados positivos que vamos obtendo nas terapias trouxeram maior visibilidade, credibilidade e assinalam já a alteração da consciência em relação aos benefícios do Reiki no tratamento de animais.
Futuramente, pretendemos permanecer na dinâmica que o Projeto Reiki 4Pets iniciou, dar continuidade aos objetivos propostos e continuar a proporcionar esta “corrente” de boa energia, aprofundá-la e alargá-la de modo a sensibilizar cada vez mais a população para os benefícios do Reiki em animais, promovendo e participando também em eventos e terapias em animais que se encontrem em associações ou abrigos.

Entrevista a voluntário

1 – Como achas que Reiki pode ajudar os animais?
O Reiki pode ajudar, e ajuda efetivamente, os animais de inúmeras formas uma vez que restabelece o estado de equilíbrio energético natural do animal.
Além de proporcionar o bem-estar geral nos animais saudáveis, nos animais com
qualquer tipo de patologia evidencia-se como um complemento harmonioso da
medicina tradicional ou de qualquer outra terapia, porque sendo subtil revela-se
também potenciador dos resultados.
2 – Conta-nos uma experiência que te tenha trazido uma grande lição.
A história da Luna: uma cadelinha sénior com um cancro de pele muito agressivo, em fase terminal, com uma previsão de 2 meses de vida no máximo. Em simultâneo com o acompanhamento veterinário quinzenal, começamos a enviar Reiki à Luna, com toda a humildade, amor e para o bem supremo dela.
Perante este quadro clínico tão dramático, confesso que comecei a pensar que
iríamos apenas “ajudar” a que a transição da Luna se desse “muito provavelmente” de forma “calma” e mais rápida. Mas a Luna tinha reservado algo de muito importante para me ensinar: viveu feliz, brincalhona, sem sintomas de dores e “cheia de vida” ainda durante 7 meses. Se não fosse o tumor que crescia de dia para dia, parecia a cadela mais saudável do mundo.
A veterinária que acompanhou o caso ficou perplexa com a vontade e alegria de viver desta cadelinha até ao fim. Quando chegou a sua hora, a Luna esperou que a sua tutora chegasse a casa de mais um dia de trabalho e adormeceu serenamente nos seus braços.
Resumidamente, foi um processo maravilhoso e ensinou-me imenso. Em primeiro lugar, a não fazer julgamentos, depois, a não criar expetativas. O acompanhamento da Luna ensinou-me a confiar, a viver no aqui e agora, a viver os 5 princípios em toda a sua plenitude. Esta experiência de partilha mostrou-me, sem restar qualquer dúvida, que o Reiki atua com resultados surpreendentes e muito para além do que a nossa consciência humana pode abarcar. Aprendi, deste modo, que devemos simplesmente entregar, confiar no processo e deixar fluir.
3 – Que tipo de associações ajudas ou que tipo de trabalho costumas realizar com
animais?
Faço voluntariado de Reiki em animais através do projeto Reiki 4 Pets e na
Associação Vida de Gato.
4 – Se alguém te quiser auxiliar no teu projeto, como voluntário, como o poderá fazer?
Quem quiser ajudar e for reikiano é só pedir para aderir ao grupo Reiki 4Pets. Lá
encontrará os pedidos de envio de Reiki à distância. Depois, conforme a sua
disponibilidade poderá colaborar no envio de Reiki em resposta aos pedidos que são
divulgados na página.
5 – Qual o teu sonho para que Reiki em animais seja ainda mais presente?
Gostaria que cada associação, entidade ou organismo que lida diretamente com
animais, usufruísse dos préstimos de pelo menos um voluntário reikiano para que os
animais pudessem experienciar os benefícios e o bem-estar proporcionados pela
terapia Reiki.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 221 times, 1 visits today)