O Idoso e o Reiki são uma ligação perfeita, para quem faz voluntariado.

Comecei nesta longa caminhada em 2012 com o apoio da Vanda Jacinto, no Núcleo de Reiki do Montijo, no Centro Bem Fazer, a quem agradeço de Coração. Fazíamos sessões quinzenais, durante a semana, durante1.30h cada dia. Em que fazia Reiki individualmente com dois Utentes. Depois de um dia de trabalho das 7h às 14h, tinha sempre um espaço e tempo para ir cuidar dos nossos Amigos. Recebiam-nos sempre com um sorriso e uma vontade enorme de ficar naquele momento tranquilizante.

Os idosos são para mim pessoas e seres humanos que vivem o tempo suficiente para nos ensinar sempre algo. Apesar das dificuldades físicas, mostram que ainda estão para chegar aos nossos corações. Quais os pensamentos, que necessidades têm, o que gostariam de fazer que ainda não foi feito? As respostas por vezes morrem com eles.

Como dizia a Mestre Takata, “ o Reiki serve para tratar, todas as doenças.”

O Núcleo de Reiki de Penafiel começou em Novembro de 2015 a fazer o voluntariado de Reiki na Associação Para o Desenvolvimento de São Miguel de Paredes (APDSMP) com o objetivo de dar o bem estar aos idosos e Cuidar de Quem Cuida deles diariamente. Numa sessão de esclarecimento todos ficaram interessados em experimentar esta terapia, ficando marcadas sessões quinzenais com 1.30h cada sessão. Os utentes estão sempre á espera de quando é a próxima sessão, para estarem aquele bocadinho no descanso que lhes faz tão bem com as mãos quentinhas. Na reunião com o antigo Diretor , Sr. António, pedi um valor de 10€ apenas para ajudar na deslocação do transporte que nos levaria, proposta aceite.Continuamos ainda hoje passados 3 anos com o mesmo objetivo e com o mesmo sistema quinzenal. Este ano 2018 juntamos a 1 utente a Fisioterapia gratuita, (Terapeuta/Fisioterapeuta Aurora Moreira),porque o mesmo sentia necessidade de tratar o corpo físico depois de um AVC e sugerimos então colocar ao dispor o tratamento em conjunto com o Reiki. Neste projeto existem 3 voluntários sempre presentes, com a Coordenação da Voluntária Ascensão Costa.

Festa surpresa realizada pelos utentes da APDSMP, do 1ºano deVoluntariado

Em 2016, fomos convidados pela Técnica Sara Soares, em divulgar o Reiki na Associação de Desenvolvimento em Boelhe (AD BOELHE) também para Idosos, para cuidar do seu bem estar Emocional e Físico. Tivemos aceitação e inscrições suficientes , ao ponto de marcarmos sessões quinzenais com 1.30h de tempo para fazer o voluntariado, mas desta vez no espaço do Núcleo, de formaGRATUITA, uma vez que em termos financeiros e logística seria o melhor para aAssociação. O Cuidar de Quem Cuida é feito no Núcleo ou nas Instalações daAssociação consoante os dias marcados e disponibilidade. Neste projeto existem2 voluntários presentes. Sendo a Coordenação do Núcleo.

Sessão de Esclarecimento com os Idosos da AD Boelhe

Em Setembro de 2017, fomos fazer uma proposta á Junta deFreguesia de Penafiel, também para os Idosos, fazendo uma sessão de esclarecimento com todos os presentes. Houveram 25 utentes interessados em experimentar, disponibilizaram 1 sala para ser usada, com duração de 2h, quinzenalmente. Existem atualmente 6 voluntários a trabalhar neste projeto.

Em Setembro de 2018, fomos convidados pela Técnica Joana, para cuidar do bem estar dos idosos da Obra Ação Social de Sobrosa, perto dePaços de Ferreira. Depois de uma sessão de esclarecimento houveram algumas inscrições e também Cuidar de Quem Cuida mas no espaço do Núcleo de formaGRATUITA.

Sessão de esclarecimento na Obra Ação Social de Sobrosa

Ser Voluntário é dar um pouco do nosso tempo, de nós e deCoração ajudarmos quem já deu muito de si. Ceder o nosso espaço para que todos se sintam bem é uma das formas, sair da zona de conforto para cuidar também é maravilhoso. Há Associações e Instituições que têm dificuldades e sermos flexíveis é uma grande vantagem. Para se SER VOLUNTÁRIO também é precisoResponsabilidade pelo que somos e fazemos, assumir nem que seja durante 3 meses esta experiência, que serve de partilha, prática e aprendizagem. SIM ,porque os idosos são quem tem mais dificuldades em expressar o que sentem e por vezes um ABRAÇO , SABER OUVIR, ESTAR são algumas chaves para abrir o Coração.

As técnicas usadas são tão simples como o Reiki:

  • Respiração do Coração ( meditação gassho) paraacalmarem o coração;
  • Respiração das raízes (Enraizamento) para ajudar naVitalidade das pernas;
  • Sentir a energia dos joelhos, em que eles própriosmassajam em forma circular, sentindo o calorzinho;
  • Pensar no Jardim ( Nentatsu) para ajudar a mudar depensamentos e atitudes quando tiverem tristes;
  • Fazer circular a energia ( Reiki Mawashi) pedindo umacoisa boa para o amigo do lado direito;
  • Divertirem-se com um mantra, porque ajuda de uma formafísica os braços, mental os pensamentos e o coração com alegria.

O Núcleo de Reiki de Penafiel tem uma parceria com oHospital de Reiki Itinerante (HRI) criado em Guimarães por Sílvia Oliveira (Mestre e Terapeuta de Reiki) no Cenif Guimarães, com o  objetivo de levar o Reiki a quem mais precisa.Mantendo assim a essência de Cuidar e partilhar o Reiki com os Idosos.Incentivar os praticantes de Reiki, mesmo os mais jovens , a fazerem voluntariado com seniores é muito interessante.

Voluntários de Reiki de Guimarães e Penafiel

Deixo aqui o meu testemunho pessoal:

Francisco de seu nome verdadeiro, é um ser de Luz, neste momento. Mas ensinou-me o sorriso, na sua cadeira de rodas, apesar das dores no corpo com as suas dificuldades motoras, diabetes que lhe faziam feridas nos pés. Nunca perdeu a sua audição, pelo menos quando chegava a hora da visita do voluntário de Reiki. Gostava de fazer a sessão sempre no seu quarto com a sua privacidade.

de seu nome verdadeiro, Senhora sempre alegre e bem disposta , apesar de ter perdido a fala , efeito secundário de um medicamento ou pela demência, não se sabe! Mas o olhar diz sempre tudo , gosta de dançar musica tradicional portuguesa, gosta de dar beijos e abraços e também receber. Ao fazer Reiki na fase final , em sua casa no sofá, encolhe-se e relaxa no seu cantinho preferido. Dos pés á cabeça sempre com a temperatura normal. Nos seus últimos dias apenas queria beijinhos e abraços e descansar, sem muita confusão, olhar para nós como se dissesse algo.

Obs: Ambos Dormem profundamente um sono descansado.

Reiki é a Arte secreta de convidar a Felicidade.

Mestre MiKao Usui

Mikao Usui

Grato ao Mestre e Amigo João Magalhães por este desafio.

Nuno Nunes, coordenador do núcleo de Reiki de Penafiel.

 
 
associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com
 
(Visited 160 times, 1 visits today)