No sábado, dia 18 de Maio, Fátima Cunha Velho esteve presente, com mais praticantes de Reiki, no Canil de Peniche para dar um Workshop de Reiki em Animais gratuito.

O Workshop teve lugar numa sala gentilmente cedida pelos Bombeiros de Peniche e  o apoio da Câmara Municipal daquela cidade, onde estiveram presentes mais de 20 pessoas

De entre os participantes no evento, estiveram voluntários do Canil Municipal e voluntários de Associações Animais que manifestaram grande interesse em saber mais sobre o Reiki e em especial a sua aplicação aos Animais.

Portugal tem um problema grave ao nível do abandono, negligência e maus tratos a animais de companhia, que são acolhidos em Canis Municipais, Associações e Famílias de Acolhimento Temporário (FAT’s).

O Reiki pode ajudar os animais recolhidos nestes locais, proporcionando-lhes alívio e bem-estar a nível emocional, ajudando a eliminar medos e traumas, resultantes de passados menos bons. Pode ainda contribuir para aliviar desconfortos físicos e acelerar cicatrização resultante de feridas e intervenções cirúrgicas.

O Reiki pode ainda ajudar emocionalmente Dirigentes de Abrigos, Voluntários, Funcionários e Veterinários. Estas pessoas são sujeitas a grandes pressões devido à enorme quantidade de animais, que lutam diariamente com falta de recursos de todo o tipo : humanos, financeiros, de instalações e de equipamentos.

Ao se iniciarem no Reiki e praticarem a sua filosofia, através da aplicação dos 5 princípios conseguirão algum alívio emocional e, consequentemente, físico, que lhes permitirá algum desapego das situações difíceis e muitas vezes dramáticas com que lidam.

Depois do Workshop, voltámos ao Canil Municipal para darmos Reiki aos cães acolhidos, que nos receberam nas suas boxes com lambidelas e de patas abertas.

Os animais institucionalizados, em geral, são muito recetivos ao Reiki, que pode ser uma forma maravilhosa de os ajudar, através do Voluntariado em Canis Municipais, Abrigos e FAT’s.

Eles agradecem da forma mais incrível, rendendo-se à Sessão e confiando em nós, apesar de muitos deles terem sido mal tratados pelas pessoas, dando-nos assim uma enorme Lição de Vida.

O meu agradecimento aos colegas que me acompanharam a este evento, Rosa Correia, Patrícia Correia, Ana Santos, Miguel Oliveira e Ana Rocha Oliveira.