No último dia 26 de outubro estive no X Congresso de Reiki em Faro, o qual tive a dupla alegria de ser oradora e a honra de receber o premio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais, que no caso do meu Projeto é voltado para Unidades Básicas de Saúde na cidade do Rio de Janeiro – Brasil.
Parabenizo a equipe da Associação Portuguesa de Reiki pela organização primorosa do Congresso com temas tão ricos e diversificados. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências e conhecimentos na área.

A proposta da minha apresentação foi mostrar no Congresso a trajetória de trabalho em Reiki realizada para os profissionais de saúde de um área do Rio de Janeiro tendo começado em 2014 em um hospital maternidade e culminando nas unidades básicas de saúde até o presente momento. Das 23 unidades básicas de saúde que compõem minha área de trabalho já conseguimos atingir 15 delas com a pratica do reiki.

O principal objetivo do projeto é oferecer aos profissionais de saúde cada dia mais adoecidos com estresse da carga de trabalho, violência urbana e más condições de trabalho uma ferramenta potente de cuidado e tratamento. Até hoje já foram realizados em torno de 1000 atendimentos rápidos (10 a 15 minutos) junto aos profissionais de saúde nas unidades de saúde. Importante destacar a força do grupo de voluntários que atuam no Projeto. Pois sem eles nada aconteceria. Conseguimos estruturar um exército de reikianos que tem levado amor e cuidado aos nossos profissionais. durante esses 3 anos. Este trabalho hoje é um projeto de extensão, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Estúdio Reiki Sagrado, escola formadora de Reiki.

Como desdobramentos desta iniciativa posso destacar a realização de Curso teórico e prático de Reiki (niveis 1 e 2 Shoden e Okuden, respectivamente) para 12 profissionais de saúde de uma Clínica da Familia. Este curso foi elaborado a partir da solicitação dos próprios profissionais da Unidade em que perceberam a potencialidade do reiki para tratamento dos seus pacientes. Mal sabiam eles que o Reiki também seria uma excelente ferramenta transformadora em suas vidas e assim tem sido. Além da Ampliação do conhecimento dos benefícios do Reiki para profissionais de UBS no município do Rio de Janeiro, o Reiki juntamente com outras Práticas integrativas e complementares (PICs)  inspirou  a construção de uma disciplina eletiva e universal na Universidade  do Estado do Rio de janeiro (UERJ) a qual atuo. Esta disciplina é uma oportunidade para que estudantes de diferentes cursos de graduação conheçam algumas das  PICs da Politica Nacional de PICs de forma simples e objetiva.

Muita gratidão a minha Mestre Renata Lameira que esteve comigo no Congresso e tem me apoiado na realização do Projeto, aos amigos brasileiros e portugueses, companheiros de Reiki e a equipe da Associação Portuguesa de Reiki que tem sempre me acolhido com carinho e atenção e por ter me oferecido a oportunidade de mostrar nosso projeto de Reiki realizado no Rio de Janeiro.

Fernanda Afonso
professora adjunta INU/UERJ
nutricionista sanitarista
DAPS/CAP 3.2 – SMS – RJ
terapeuta Reiki Master Estudio Reiki Sagrado

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 272 times, 1 visits today)