cascais6
A Associação Portuguesa de Reiki (APR) lançou hoje, dia 4 de fevereiro, o tema de trabalho para este ano, que será dedicado aos mais novos. 2014 – Ano da Juventude Positiva será o foco de diversas iniciativas da APR, com o objetivo de ir ao encontro dos jovens, envolvendo-os e apoiando-os na construção de um futuro positivo. Para tal, serão promovidos projetos junto de escolas ou grupos de jovens que mostrem interesse em integrar o Reiki como ferramenta de conhecimento interior e promoção de um estilo de vida saudável.

Através do projeto 2014 – Ano da Juventude Positiva, a APR pretende apoiar jovens entre os 12 e os 19 anos de idade no seu processo de autoconhecimento e aumento de autoestima, ajudando-os a enfrentar os desafios do dia a dia com assertividade e preparando-os para um futuro positivo.
A razão por que a APR decidiu dedicar este ano aos mais novos prende-se com o facto de constatar que os jovens precisam de alicerces bem estruturados para contribuírem para a construção de uma sociedade melhor, mais pura e equilibrada. Com efeito, a APR acredita que o Reiki pode ser um recurso importante para esse propósito, tendo em conta as suas vantagens e benefícios:

jp_peqVantagens do Reiki para os jovens
– Promove o relaxamento
– Favorece a concentração
– Estimula a autoestima e autoconfiança
– Ajuda na gestão do stresse e no controlo da ansiedade
– Alivia tensões e cansaço
– Potencia uma postura mais positiva e assertiva perante os desafios da vida

Filosofia de Vida Reiki
Através do Projeto 2014 – Ano da Juventude Positiva, a APR pretende levar aos mais novos a filosofia de vida contida nos Cinco Princípios do Reiki, potenciando a prática da meditação em torno destes valores e, assim, contribuindo para um melhor conhecimento interior e aumento da autoconfiança.
O projeto Juvetude Positiva foi iniciado em 2011, criado por João Magalhães (presidente da APR) e Sílvia Oliveira (coordenadora do Núcleo de Guimarães da APR), que desde então tem levado a cabo este projeto com excelentes resultados. Em 2013, o projeto contou com o contributo de Cristina Belém na conceção do plano de ação. Trata-se agora de lançar a ideia a nível nacional, com envolvimento de todos os núcleos regionais.
A apresentação da iniciativa para este ano foi levada a cabo por Andreia Vieira, dos Órgãos Sociais da APR, e decorreu durante um evento promovido pela Escola Secundária de Cascais para assinalar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, no qual a APR participou através do Núcleo de Cascais com uma palestra. Na ocasião, a coordenadora do Núcleo, Cidália Godinho, falou sobre as vantagens do Reiki no tratamento da doença oncológica, a que se seguiu uma demonstração da terapia.
No encontro participaram cerca de 70 alunos, na maioria a frequentarem o 12.º ano de escolaridade. No final, muitos foram os que quiseram experimentar a terapia complementar Reiki, tendo sido realizadas 16 demonstrações. Muitos conheciam já o Reiki através familiares que o praticam, mas mesmo assim não quiseram deixar passar a oportunidade de receber uma sessão. Todos corroboraram os efeitos relaxantes do Reiki, referindo o bem-estar que sentiram durante a demonstração.

2014-ano-da-juventude-positiva-mMais informações sobre a iniciativa 2014 – Ano da Juventude Positiva:
Andreia Vieira | andreiavieira@montekurama.org
info@montekurama.org