Associação Grupo de Apoio SOS Hepatites

A Associação Portuguesa de Reiki realizou um protocolo com a Associação Grupo de Apoio SOS Hepatites, para voluntariado de Reiki a pacientes com hepatite. Neste voluntariado os nossos associados terão a devida formação sobre a hepatite, realizada pela SOS Hepatites e pela Associação Portuguesa de Reiki, no que diz respeito à terapia a praticar. Será cumprido o código de ética profissional para garantia da qualidade da terapia e segurança dos terapeutas.

Associação Grupo de Apoio SOS Hepatites

SOS Hepatites

A Associação Grupo de Apoio SOS Hepatites é uma associação composta por pessoas infectadas e afectadas com o vírus da Hepatite C.
A SOS Hepatites surgiu de uma necessidade de partilhar experiências, forças e esperança, com o objectivo de criar um espaço onde os doentes com hepatites víricas e seus familiares encontrassem um modo de se ajudarem mutuamente no que concerne aos problemas comuns derivados da doença e de forma a melhorar a sua qualidade de vida.
Somos a única associação activa de apoio aos portadores de Hepatite C em Portugal e um dos nossos principais objectivos prende-se com a divulgação e a consciencialização da população em geral e dos profissionais da área da Saúde para o problema das Hepatites Virais, os seus riscos, formas de contágio, tratamento e prevenção.
Pretendemos também, através desta consciencialização acabar com a marginalização, discriminação e ostracismo a que são votados os doentes.
Existimos desde Abril de 2005 e temos o Registo de I.P.S.S. (Instituto Particular de Solidariedade Social) nº. 07/05, inscrito no livro nº. 02 das Instituições com fins de Saúde.
Esta é uma associação que faz falta pois as hepatites virais, nomeadamente a Hepatite C e a Hepatite B, são um grave problema de saúde pública em Portugal e no mundo.
Infelizmente, no nosso país, os portadores tem sido relegados a um quase total abandono e lutam com imensas dificuldades e preconceitos associados à doença.

A Hepatite C, por exemplo, já mata mais do que a SIDA. A nível Mundial existem 170 milhões de portadores conhecidos.
As estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam para que, em Portugal, existam cerca de 150.000 infectados. Entretanto somente cerca de 10% foram detectados até ao momento. Trata-se de uma doença complexa, assintomática e urge fazer com que a população seja informada sobre os meios de prevenção e sobre os grupos que comportam maior risco de estarem infectados (pessoas que fizeram transfusões de sangue e que foram operadas antes de 1992, pacientes de hemodiálises, toxicodependentes, excombatentes e outros), para que possam ser tratados, uma vez que a Hepatite C pode ter cura em cerca de 60% dos casos. Os que não forem tratados tornar-se-ão doentes crónicos, podendo desenvolver cirrose e posteriormente carcinoma hepático.

Objectivos

  1. Os objectivos fundamentais da SOS Hepatites passam pela divulgação e a consciencialização da população em geral e dos profissionais da área de saúde para o problema das Hepatites Virais, os seus riscos, formas de contágio, tratamento e prevenção.
  2. Apoio ao doente e às famílias para que se acabe com a marginalização, discriminação e ostracismo a que são votados os doentes.
  3. Realização de programas e acções de informação;
  4. Promoção de edições sobre a doença;
  5. Organização de encontros de doentes;
  6. Colaboração com serviços nacionais e estrangeiros, com fins idênticos.

Contactos

Associação Grupo de Apoio SOS Hepatites

www.soshepatites.org.pt

geral@soshepatites.org.pt


Acesso para associados
Inscreve-te como Associado

Apoia Reiki em Portugal, inscreve-te como associado.

Vê mais informações aqui…