Os Cinco Princípios são o fundamento do Usui Reiki Ryoho e a base da prática em qualquer sistema de Reiki.

Querendo auxiliar os praticantes de Reiki, em tempo de emergência, a Associação partilha convosco uma pequena explicação, como complemento ao que aprendem com o vosso Mestre de Reiki.

Os Cinco Princípios

Em Março de 1922, o Mestre Mikao Usui realizou o seu retiro no Monte Kurama. Não sabemos exatamente quantos dias seriam, mas sabemos que na noite do 21º teve uma percepção de energia no topo da sua cabeça. Uma energia forte que vinha do “Universo” e à qual chamou de Reiki – a Energia Espiritual, ou Energia Vital do Universo, ou Energia Universal.

Compreendendo algo de tão bom, para si e para os outros, o Mestre Usui criou um método. Este método não envolveu unicamente a aplicação da energia que ele descobriu, mas muito mais o desenvolvimento pessoal que cada um deve alcançar, para obter o seu potencial com esta energia.

Assim, ele escreveu os preceitos. Nestes preceitos, que estavam pendurados na parede principal da sua escola, ele inscreveu os cinco princípios.

A Arte Secreta de Convidar a Felicidade,
A medicina espiritual para todas as doenças,
Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso,
De manhã e à noite, como a mente te recorda, com as mãos em gassho, recita em voz alta,
Para a melhoria do Corpo e da Mente, o Usui Reiki Ryoho.
O fundador,
Mikao Usui

Os cinco princípios são um convite para a mudança, para a descoberta e para uma vida “pacífica e feliz”. Com estes princípios, ele pede-nos para estarmos no momento presente. Para neste preciso momento, sermos calmos.

Neste preciso momento, sermos confiantes, sermos gratos, sermos diligentes com o que é verdadeiramente importante e assim, sermos também bondosos. Um dia de cada vez, um momento de cada vez.

O Mestre Usui não prometia milagres, nem irrealidades, mas deu-nos as maiores ferramentas de todos os tempos, tão simples, no entanto, tão complexas. Tão profundas para nós, que podemos não compreender todo o seu potencial.

É praticando estes princípios que melhoramos o corpo e a mente, é através deste aprimoramento que melhoramos a nossa forma de estar na vida e o saber estar com os outros. A mudança começa em nós, um dia de cada vez. Todos somos humanos.