Este estudo de métodos mistos procurou avaliar os resultados de um programa integrativo de voluntariado Reiki num centro académico de oncologia médica.
Integrative Reiki for Cancer Patients – A Program Evaluation
Usamos dados de avaliação de programas não identificados para realizar análises quantitativas e qualitativas das experiências dos participantes nas sessões de Reiki. Os dados quantitativos foram recolhidos pré e pós-sessão usando uma versão modificada do “termómetro” de angústia. Os dados de pré e pós-sessão da avaliação da angústia foram analisados usando um “Student’s t test”.
Os dados qualitativos foram derivados de respostas escritas a perguntas abertas feitas após cada sessão de Reiki e analisados em busca de palavras-chave e temas recorrentes.
Resultados
Das 213 pesquisas pré-pós das primeiras sessões ao longo do período avaliado, observamos uma redução de mais de 50% no sofrimento auto-relatado (de 3,80 a 1,55), ansiedade (de 4,05 a 1,44), depressão (de 2,54 a 1,10), dor (de 2,58 a 1,21) e fadiga (de 4,80 a 2,30) com P<0,001 para todos.
Usando estimativas conservadoras que tratam os dados ausentes como não endossando o Reiki, descobrimos que 176 (82,6%) dos participantes gostaram da sessão de Reiki, 176 (82,6%) consideraram a sessão de Reiki útil, 157 (73,7%) planeiam continuar a usufruir de Reiki e 175 (82,2%) recomendaria o Reiki a outros. Análises qualitativas descobriram que os indivíduos relataram que Reiki induzia relaxamento e melhorava o bem-estar espiritual.
Conclusões
Um programa integrativo de voluntariado de Reiki mostra-se promissor como um componente do tratamento de suporte para pacientes com cancro. São necessárias mais pesquisas para avaliar e entender o impacto que o Reiki pode ter para pacientes, cuidadores e funcionários cujas vidas foram afetadas pelo cancro.