O Dia Internacional do Reiki em Animais, pretende consciencializar para os grandes benefícios da Terapia Reiki aplicada aos Animais.

Em Portugal já existem alguns praticantes de Reiki que decidiram aplicar Reiki a Animais, contudo fazem-no principalmente em regime de Voluntariado e em Animais de Companhia.

A situação económica que tem afetado o nosso país, em consequência da Pandemia tem agravado a situação de muitos animais.

Alguns deles perderam inclusivamente as pessoas que tratavam deles, vítimas de doenças que se agravaram com a Covid.

Devido à implementação do confinamento, muitos Abrigos e Canis Municipais suspenderam o voluntariado, situação que agrava ainda mais as suas dificuldades e impede o contacto com os animais acolhidos, privando-os de carinho e outros mimos.

Normalmente as celebrações do Dia Internacional do Reiki fazem-se dentro dos Abrigos, mas este ano, devido à situação que atravessamos, este dia foi celebrado pela primeira vez com um evento gratuito e on-line.

Inicialmente estava agendado para Sábado, dia 6 de Fevereiro, mas devido à quantidade de inscrições recebidas, decidimos duplicar o evento e realizar dois eventos com o mesmo formato- um para Sábado, dia 6 e outro, para Domingo, dia 7 de Fevereiro- nos quais estiveram presentes perto de 50 pessoas.

O evento foi composto por uma Meditação e envio de Reiki à Distância para Animais e Cuidadores de Abrigos a cargo da Joana Ricardo e por um Workshop muito simples sobre Reiki em Animais, oferecido pela Fátima Cunha Velho.

Foram duas tardes de partilhas muito interessantes, onde estiveram presentes praticantes de Reiki, pessoas que não são praticantes de Reiki, mas que já fazem voluntariado com animais ou pretendem vir a fazer e dirigentes de Abrigos.

O Reiki tem várias vantagens quando aplicado em Abrigos, Canis Municipais ou FAT’s, ajudando a atenuar traumas emocionais ou medos, acelerando a cicatrização de feridas ou operações, promovendo um convívio mais tranquilo entre animais, entre outras.

Sendo feito em regime de voluntariado, reduz drasticamente as despesas nestes locais, que são canalizadas para outras necessidades.

Também os cuidadores dos animais nestes locais podem beneficiar com os benefícios do Reiki, caso se decidam iniciar nesta Terapia, nomeadamente :

– Alívio emocional e consequente alívio físico – muitos cuidadores desenvolvem algumas patologias devido ao estado de pressão em que se encontram diariamente;

– Maior clareza na resolução dos problemas – é difícil ter clareza quando os problemas a resolver são muitos;

– Maior facilidade em lidar com a Comunidade – muitas vezes são os próprios vizinhos dos Abrigos ou Canis Municipais que menos colaboram com eles, ignorando o grande trabalho de utilidade pública realizado por esses Abrigos.

Dos eventos do fim de semana de 6 e 7 de Fevereiro, resultaram alguns contactos pessoas que querem ser voluntárias de Reiki em Animais, outras que querem retomar o voluntariado e outras que se pretendem iniciar no Reiki.

Queremos agradecer a todos os presentes em ambos os eventos e informar que iremos realizar mais Workshop’s de Reiki em Animais, estando já o próximo marcado para Sábado, dia 12 de Março.

Fátima Cunha Velho

(Voluntária e Formadora de Reiki em Animais)