Decorreu a 16 de setembro o Chá com Reiki para Voluntários na sede da APR.
O João esteve presente, guiou a abertura do encontro, e teve uma participação maravilhosa e essencial para o bom andamento das partilhas e interações entre todos.
Foi sugerido aos voluntários presentes darem os seus testemunhos enquanto voluntários e sugestões de melhoria. Algumas das informações por eles referidas:
1) o sentimento referido por vários deles é de grande sentido de gratidão por aperceberem a bonomia que advém do Reiki por parte da pessoa que o recebe – “sinto-me bem porque fiz algo de positivo por aquela pessoa”; “é sentir a gratidão da pessoa no final do tratamento”; “é o sentir que estou ali para acolher e dar a atenção que a pessoa está a precisar”; “é um momento em que a pessoa recebe Reiki e ganha confiança para desabafar”; “poder informar e esclarecer sobre o que é o Reiki e até, em alguns casos, tirar a ideia errada que a pessoa tinha”;
2) algumas das dificuldades sentidas – o ter de gerir o tempo da sessão respeitando os 30 minutos previstos; o lidar com algumas pessoas quererem fidelizar-se a um determinado voluntário; o ter de lidar com o valor respeitante ao donativo (não é propriamente um pagamento); a diferença entre respeitar as regras do voluntariado sem o tornar uma sessão terapêutica de tipo consulta;
3) pontos a melhorar – como poderemos melhorar a divulgação de forma a que haja mais pessoas a ir receber Reiki na sede; retomar os cursos para voluntários (o João sugeriu fazermos um pequeno vídeo).
Procedimentos que foram realçados como devendo ser assegurados em voluntariado:
– assegurar que a pessoa que vai receber Reiki não fica “presa” a um voluntário (caso recorra diversas vezes deve rodar entre voluntários)
– a regularidade de receber Reiki em formato de voluntariado não deve ser como em terapia (onde a regularidade sistemática pode aplicar-se), salvo raras situações muito específicas e com indicação própria (ex.: caso de paciente oncológica que o João enviou)
– o tempo de sessão deve ser respeitado – 30 minutos de sessão no total com 15 minutos de intervalo entre sessões (para limpeza do espaço, equipamentos e terapeuta)
– esclarecer sobre o que é o Reiki e os procedimentos da sessão de Reiki – doravante entregar a brochura que está disponível na sede; para quem se inscrever por email (ou tel) enviar a brochura em pdf
– não fazer gestos (Gassho, símbolos, etc) mas apenas mentalmente
– assegurar auto-cuidado (auto-tratamento, limpeza energética etc)
– assegurar preparação e limpeza física e energética do espaço antes e após as sessões
O feedback recebido pelos voluntários que estiveram no encontro de hoje é que foi um bom momento para todos, que fazia falta e que deverá repetir-se com este tipo (ou outro) de ações. Duas voluntárias referiram nunca terem feito a formação para voluntários. Ficámos de providenciar um curso brevemente. O João sugeriu fazermos também um pequeno vídeo informativo.
TESTEMUNHOS:
No dia 16 de setembro de 2023 , realizou-se o encontro de voluntários de Reiki, na sede da APR /Amadora.
Sendo o voluntariado um pilar principal, confraternizando, debruçámos um olhar sobre o trabalho do passado tão presente e propusemo-nos alinhar em novos propósitos para um futuro em constante mudança.
Mudança esta, onde é imperativo ajudar a compreender o que é a energia reiki, no nosso equilíbrio físico, emocional e energético.
Uma técnica de cura alternativa, integral e interligada que utiliza as mãos e o saber estar ético, através deste Universo Holístico.
São encontros como estes que nos dão mais força e alegria de ser voluntária.
Uma enorme gratidão ao nosso mestre João Magalhães pelo seu respeito e simplicidade, proporcionando-nos sempre harmoniosos saberes.
Maria Guida Rodrigues
—
Chá com Reiki
O tema voluntário.
Na Associação Portuguesa de Reiki, estamos de coração aberto para todos que necessitem.
O tempo de voluntariado deve ser controlado entre 25 a 30 minutos. Tudo começa na primeira abordagem, porque começamos a trabalhar de imediato.
A nível de experiências, relato o Iberanime, porque foi do princípio ao fim. As pessoas não arredavam. O fedback das pessoas foi gratificante.
A prática de voluntariado na sede: temos que ter em conta em aplicar Reiki em pessoas diferentes, salvo raras excepções.
O voluntariado em pessoas com doenças terminais, deve ser aplicado até ao final.
Foi também mencionado que é necessário encontros de Reiki, na margem Sul.
Vitor Arrenega
—
O voluntariado de reiki para mim é muito importante. Não só porque me sinto muito bem a fazê-lo com é muito gratificante poder ajudar o próximo.
A primeira vez que fiz voluntariado na associação, foi uma experiência fantástica. No final da sessão senti me com a sensação de (missão cumprida) foi indescritível esse sentimento. Foi tão bom, sinto me feliz e realizada por colocar em prática todos os ensinamentos do nosso querido Mestre Mikao Usui.
Gostaria de agradecer ao João e a todos os presentes no nosso encontro de hoje 16/09/23. Desculpem mas eu não me recordo dos nomes de todos😅
Para mim foi uma iniciativa fantástica, grata por todos os assuntos abordados, todas as partilhas, o tira dúvidas e de toda a informação, adorei.
Para mim foi muito produtivo este encontro.
Mais uma vez, muito grata 🙏
Anabela Gaspar
—
A minha experiência como voluntária:
Todos os momentos de voluntariado ao longo destes últimos anos, têm sido e continuam a ser momentos pessoalmente muito gratificantes.
O conhecimento de outras experiências de vida, servem como exemplos a seguir e/ou reforçam a valorização positiva daquilo que o Universo me tem dado ao longo dos anos.
Lina Fortuna