Os chakras fazem parte do sistema de corpo energético dos hindus. A sua designação pode ser encontrada nos Vedas, com mais de 5000 anos. Quem pratica yoga, com toda a certeza que já ouviu falar deles.
Chakra significa roda, em sânscrito. Este é o seu aspecto quando visualizados de frente. Um chakra é criado quando duis ou mais linhas energéticas se cruzam.
Eles são recetores e emissores de energia. Recebem a energia segundo a sua frequência, acumulam-na, enviando para os corpos físico, mental, emocional e espiritual. Assim, também os chakras emitem um sinal que indica a quantidade e qualidade de energia armazenada, que no Reiki percebemos através da técnica Byosen. Cada chakra projecta uma camada de energia à volta do corpo que constitui a nossa aura. Assim, o conjunto da aura é formado pelas 7 camadas, uma de cada chakra.
A maior parte dos praticantes de Reiki usa o sistema energético dos Chakras como orientação às suas sensações e tratamentos. Não sabemos como seria no tempo do Mestre Usui mas é possível que não usassem este sistema. Para nós, ocidentais, é bastante fácil de compreender. Nas posições de tratamento está muito bem enquadrado, pois todas as posições passam pelos 7 chakras principais, ficando as restantes nas articulações e pés.
Os 7 Chakras
A seguinte imagem mostra os chakras, pelas suas cores. A ordem é sempre contada de baixo para cima. Do chakra raiz para o chakra da coroa.
Chakras e corpo energético vistos de perfil
Nesta vista de perfil, conseguimos perceber as orientações dos Chakras.
Os verticais, que são o Raiz e Cora. O primeiro capta a energia da Terra, o segundo a Energia do Universo.
E depois os laterais – Esplénico, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, 3ª Visão. Apontam para fora do corpo à frente e nas costas.
Conhecer os chakras ajuda-nos a ter uma consciência mais profunda de nós próprios e dos outros. Compreender os vazios ou excessos de energia e as consequências mentais e emocionais dos mesmos.