Cinco anos do Núcleo de Reiki de Guimarães
Sílvia Oliveira é a coordenadora do núcleo de Reiki da Associação Portuguesa de Reiki em Guimarães e partilha connosco algumas ideias e projectos que foram realizados ao longo dos mais de cinco anos de núcleo.
O que te levou a ser Coordenador da Associação Portuguesa de Reiki?
Acreditar que o Reiki pode mesmo fazer muitas pessoas felizes!! Como coordenadora da APR consigo levar o Reiki a muito mais pessoas.
Ao longo destes cinco anos, o que te inspirou a continuar o trabalho como Associado Coordenador?
Sentir que a APR é uma associação credível e que tem unido muitos praticantes de Reiki. Há uns anos atrás, um praticante de Reiki não tinha onde ou com quem esclarecer dúvidas sobre a sua prática de Reiki e isso levava a muitas crenças erradas. Acho que a APR tem tido um papel extraordinário de esclarecimento e ajuda a todos os praticantes de Reiki que nos procuram.
Neste tempo, conta-nos cinco projectos importantes que tiveste?
- Reiki Doubotsu – Foi o primeiro projeto e foi com animais!! Foi surpreendente perceber a aceitação de Reiki, sem reservas de um animal.
- Juventude Positiva – Um grupo de jovens de um bairro social, receberam terapia Reiki e alguns deles chegaram a fazer formação de Reiki.
- Reiki para jovens com deficiência – Projeto de terapia e formação com os jovens da Cercigui
- Reiki para desempregados e RSI – Projeto de Terapia e formação de Reiki na Fraterna e juntas de freguesia
- Projeto de Investigação de Reiki em Hipertensos e diabéticos.
Este ano de 2017, quais as actividades mais significativas que tiveste?
Reiki nas escolas, a formação de Reiki aos jovens com necessidades especiais na Cercigui, os sábados voluntários, o esclarecimento nas escolas, nas juntas de freguesia, mas para mim o mais significativo é mesmo o trabalho continuo de esclarecimento junto dos praticantes de Reiki. Perceberem o que estão a fazer e como fazer, sem qualquer constrangimento é muito importante para a sua autoconfiança.
Que benefícios achas que há em se ser associado?
O maior beneficio é mesmo saber que pertence a uma associação que está a trabalhar para que a sua prática seja credível.
Qual a melhor forma de descreveres o que representa a Associação Portuguesa de Reiki?
Em poucas palavras: União de praticantes de Reiki!
O que parece uma tarefa muito fácil, torna-se muitas vezes um trabalho muito árduo! Unir praticantes de Reiki, seja qual for o seu sistema e perceberem que não há um Reiki melhor que o outro, simplesmente existe Reiki!!
Partilha connosco um sonho que tenhas com Reiki?
O meu maior desejo é mesmo a criação de um Hospital de Reiki! Temos estado a fazer particularmente um projeto piloto, que é itinerante, mas queremos criar condições para que se torne uma realidade, aberta 24 horas por dia, todos os dias do ano.
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.