Este documento é uma agregação e estudo de várias informações recolhidas de autores e investigadores como James Deacon, Frans & Bronwen Stiene, Dave King e Frank Arjava Petter, com o intuito de auxiliar os praticantes de Reiki na compreensão das técnicas tradicionais de tratamento, neste caso das cinco posições de Reiki usadas por Mikao Usui, no seu Usui Reiki Ryoho.

São usados vários termos japoneses, mantendo-nos fieis à representação tradicional. As técnicas de tratamento e vários tipos de ações ou posturas, estão intimamente ligadas à cultura japonesa que, para nós, ocidentais, podem ser “estranhas”, ou no caso da postura, desconfortável. Podemos adaptar mas não desvirtuar. Temos também uma descrição do Byosen Reikan Ho, um método tradicional onde são explicados os vários tipos de sensações que temos nas mãos (hibiki), ao realizar um tratamento.

Consideramos esta partilha e esclarecimento essenciais para as boas práticas do Reiki, auxiliando os alunos dos vários sistemas a compreenderem melhor as raizes tradicionais.