Embora a utilização de cristais não faça parte da terapia complementar Reiki, esta conjugação é praticada por diversos terapeutas. Para tentarmos perceber as vantagens e indicações deste uso simultâneo, falámos com a terapeuta Patrícia Gonçalves, que nos explicou o potencial “aumento dos canais intuitivos”.
A Cristaloterapia é um método de cura utilizado desde tempos remotos, destinado a realinhar o sistema energético do corpo, a mente e o espírito através dos impulsos piezoeléctricos que emanam dos cristais. O resultado é o reequilíbrio do campo electromagnético do corpo humano. Por esta razão, é frequente a conjugação de cristais com a terapia Reiki.
Segundo a cristaloterapeuta Patrícia Gonçalves, “os cristais vão equilibrar, alinhar e tratar o sistema energético do nosso corpo, nomeadamente chakras, meridianos e aura, de forma mais rápida, eficiente e intensa”. Além disso, verifica-se um “aumento dos canais intuitivos”. “As pessoas relatam um aumento das percepções e intuições, assim como um aumento da capacidade de resposta perante pessoas e situações conflituosas”, explicou Patrícia Gonçalves em entrevista ao Reiki em Portugal.
Conversa prévia
Aconselha-se que os pacientes que buscam uma sessão de Reiki sejam previamente esclarecidos sobre a utilização conjunta de cristais. Até porque esta não é uma prática que faça parte do Reiki, tal qual este foi transmitido pelo Mestre Mikao Usui.
Antes da consulta, Patrícia Gonçalves costuma “conversar com as pessoas”, explicando-lhes “os benefícios acrescidos da utilização simultânea dos cristais no Reiki”. “Faço pequenos exercícios com os cristais para as pessoas sentirem a sua energia e assim ficarem mais à vontade durante o tratamento, isto porque é fundamental o paciente confiar no terapeuta e no tratamento que está a receber para obtermos excelentes resultados”, sublinha. Depois desta conversa prévia, a terapeuta assegura que, em regra, a reacção é de “aceitação”.
Patrícia Gonçalves trabalha como cristaloterapeuta há três anos, sendo reconhecida pela Affiliation of Crystal Healing Organisations (ACHO) e fez a sua formação no Lucis College (Londres) em Crystal Healing. Além disso, tem formações em Reiki, Magnified Healing®, Flower and Gem Essence e Limpeza e Cura Energética.
Contactos
www.patriciagoncalves.com
essenciacristal@gmail.com