Publicado em

Desconfinamento e Regresso à atividade com Responsabilidade, Respeito e Resiliência

Querido associado, praticante de Reiki, alunos e utentes de terapia Reiki,

A 1 de Junho inicia uma nova fase de desconfinamento, mantendo-se a declaração da situação de estado de calamidade, e para auxiliarmos os praticantes de Reiki, publicamos algumas recomendações. A prática de Reiki não está regulamentada, pelo que não existe uma indicação específica para a nossa categoria, no entanto, devem ler exaustivamente as indicações dadas pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020.

Se pretenderes retomar à prática profissional, quer de terapia, quer de ensino, sob a tua responsabilidade, cumpre criteriosamente todas as indicações da DGS para a limpeza e segurança de espaços, assim como higiene e proteção pessoal.

Reforça-se que, durante o período de vigência da situação de calamidade, os cidadãos e as demais entidades têm, nos termos do referido diploma legal, o dever de colaboração, nomeadamente no cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança interna e pela proteção civil e na pronta satisfação de solicitações que justificadamente lhes sejam feitas pelas entidades competentes para a concretização das medidas que justificam a presente declaração de calamidade.

E, que, a  desobediência e a resistência às ordens legítimas das entidades competentes em violação do disposto no regime anexo à referida resolução, constituem crime e são sancionadas nos termos da lei penal, sendo as respetivas penas agravadas em um terço, nos seus limites mínimo e máximo, nos termos do n.º 4 do artigo 6.º da Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, na sua redação atual.

Por favor, mantém-te informado, lê as indicações publicadas pela DGS em Não Paramos, Estamos On.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020

Podes ler o PDF aqui…

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Plano de Contingência e regresso à atividade

A Associação Portuguesa de Reiki, através do seu grupo de trabalho de Segurança no Trabalho, constituído por Carlos Alexandre Martins, Susana Torres, Susana Pires e João Magalhães, delinearam um plano de contingência, seguindo as indicações da DGS. Este plano poderá ter alterações ao longo do tempo.

A criação deste documento serve para apoiar os nossos associados, coordenadores e praticantes de Reiki a prepararem os seus próprios planos de contingência, adaptando à realidade dos seus espaços e serviços, mantendo sempre a responsabilidade dos seus atos dentro da lei e das indicações dads pela DGS.

Assim, partilhamos convosco:

  1. Plano de Contingência e Regresso à Atividade;
  2. Inquérito de sintomas COVID-19;
  3. Lista de Materiais a adquirir.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Por favor, faz a afixação de todos os cartazes recomendados pela DGS e segue rigorosamente todas as regras. No site Não Paramos, Estamos On, poderás sempre encontrar todos os materiais atualizados.

A prática de Reiki em tempo de desconfinamento, com Responsabilidade, Respeito e Resiliência

Tendo em conta a responsabilidade e consciência sobre as limitações dos utentes da sede da Associação Portuguesa de Reiki na Amadora, ainda não iremos abrir o espaço ao voluntariado, aguardando uma melhor estabilização do estado de saúde pública, no entanto, continuaremos a apoiar os nossos utentes quer pelo projeto de Terapeutas no Envio de Reiki em Tempos de Emergência, quer pelo Projeto AGIR Social, no qual estamos a apoiar de Sul a Norte, os mais necessitados.

Se és parte dos grupos de risco assinalados pela DGS, observa atentamente todas as indicações dadas e deves refletir se é o momento correto para regressares à prática e se tal não poderá ser perigoso para ti e para os outros.

Apesar de a situação estar a melhorar, exceptuando a Área Metropolitana de Lisboa, todos devemos fazer o grande esforço de continuar a contribuir positivamente para o bem da saúde pública, assumindo uma consciência coerente, com Responsabilidade, Respeito e Resiliência.

Se fores reabrir o espaço, cumpre todas as regras, pede também uma auditoria e apoio a empresas de Segurança no Trabalho.

No caso de sintonizações, nunca tirar a máscara, não soprar, em caso de toque, sempre higienizar as mãos do Mestre, assim como do aluno. Observem as regras de distanciamento e higiene na entrada do espaço e na sua permanência. Retirem todos os objetos e adornos, tenham atenção à circulação de ar mecânica e leiam as indicações da DGS sobre tal. Higienizem o espaço frequentemente, seguindo todas as regras.

Recorda-te sempre da necessidade de uso de bata, luvas, máscara e todos os acessórios necessários à atividade, sempre consultando as indicações da DGS, garantindo antes e depois a higienização das marquesas e do espaço.

Um enorme agradecimento

Desde Março de 2020 que os órgãos sociais, coordenadores, grupos de trabalho da Comissão Nacional para a Terapia Reiki e Segurança no Trabalho, assim como muitos voluntários têm estado a trabalhar incansavelmente para vos prestar as melhores informações, o melhor apoio possível e continuar sempre a prática de Reiki.

A todos, um enorme muito obrigado e também muito obrigado a ti, associado, praticante de Reiki, pelo teu sentido de responsabilidade, respeito e resiliência. Amamos o que fazemos e praticamos para “uma vida mais pacífica e feliz”.