Dia Mundial do Animal celebrado na APR com sessão de esclarecimento de Reiki em Animais
Para assinalar o Dia do Animal, no passado Sábado dia 4 de Outubro, voltei à sede da Associação Portuguesa de Reiki (APR) para realizar mais uma Sessão de Esclarecimento sobre este tema que me apaixona tanto.
Passou precisamente um ano e meio desde que realizei a última Sessão de Esclarecimento sobre Reiki em Animais no mesmo local, a 4 de Fevereiro de 2024, tendo esse período sido pautado por muitos acontecimentos marcantes na minha vida pessoal, que me forçaram a abrandar bastante durante muitos meses.
Durante esses meses, algumas pessoas chegaram à minha vida, outras saíram e uma familiar muito próxima partiu para outro plano, esperando um dia poder reencontrá-la.
Foi, enfim, a vida a acontecer…
Contudo, logo que me foi possível, voltei ao Voluntariado Reiki em Animais nas suas múltiplas vertentes:
– Voluntariado Presencial em Abrigos e FAT´s (Famílias de Acolhimento Temporário);
– Presença com mais colegas maravilhosos em Eventos de Bem Estar Animal organizados por Autarquias locais e outras entidades, onde divulgamos os benefícios do Reiki aplicado regularmente aos Animais;
– Domicílios, através da Rede de Voluntários de Reiki em Animais a animais com família, cujo valor é depois doado a Abrigos ou Santuários Animais;
– Sessões de Esclarecimento Gratuitas em vários locais, nomeadamente no Lisbon Vegan Market, de onde emergiu uma nova turma para a Rede de Voluntários de Reiki em Animais.
Pretende-se com a realização destas Sessões de Esclarecimento, divulgar os benefícios do Reiki ao maior número de Animais possível :
– Aos Animais de Companhia acolhidos em Abrigos ou FAT’s, como cães, gatos, coelhos, hamsters, …
– Aos Animais de Quinta, acolhidos em Santuários Animais e que foram recolhidos de situações onde a sua morte era iminente e que foram vítimas de exploração – porcos, galinhas, vacas, cabras, cavalos, burros…
Nestes locais, há muitos animais, que devido ao que viveram, desenvolveram traumas e medos e o trabalho que os seus voluntários fazem na sua recuperação é brilhante.
Todavia, os praticantes de Reiki podem, se quiserem, ajudá-los a ajudar todos estes Animais, fazendo parte de uma Rede de Voluntários, que já se encontra a acompanhar centenas de Animais, em Portugal Continental e Ilhas dos Açores.
Embora, este seja um voluntariado onde é necessário aplicar o perdão frequentemente é uma oportunidade única de aplicar e viver os 5 princípios do Reiki continuamente.
A beleza deste voluntariado é inigualável, quando vemos um animal, vítima de violência, que tranquiliza após a aplicação de poucos minutos de Reiki, ou outro que nos pede toque, quando antes não se deixava tocar, ou ainda quando percebemos certos benefícios físicos e/ou emocionais, ao fim de poucas sessões.
Estar lá, para assistir a tudo isto, faz o meu coração transbordar de alegria, apesar de ter consciência de que todos esses benefícios se devem exclusivamente à recetividade dos animais que apoiamos e que se rendem à Energia do Amor do Reiki.
O voluntariado Reiki realizado naqueles locais, permite ainda que o praticante de Reiki adquira uma enorme experiência, através da prática, o que é extremamente importante, já que quem consegue dar Reiki nas condições existentes neste locais, será certamente capaz de as realizar em qualquer outro ambiente (Clínicas e Hospitais Veterinários, Domicílios e outros Espaços).
Neste tipo de prática, o praticante, vai conviver com animais de várias espécies, com várias características e com vários tipos de energia, conferindo-lhe conhecimentos que nunca poderia adquirir apenas em formações teóricas.
Nesta Sessão de Esclarecimento promovida pela APR, acredito que se conseguiram mais pessoas, que poderão em breve, integrar a Rede de Voluntários de Reiki em Animais e ajudarem efetivamente os Animais no terreno, beneficiando os animais e os praticantes de Reiki.
Só por hoje, agradeço à Associação Portuguesa de Reiki por ter possibilitado esta Sessão de Esclarecimento.
Aqui fica o link para a Rede de Voluntários de Reiki em Animais que integra os Grupos de Trabalho da Associação Portuguesa de Reiki: https://www.associacaoportuguesadereiki.com/rede-de-voluntarios-de-reiki-em-animais-2/?doing_wp_cron=1759845915.7484600543975830078125)
Para terminar, transcrevo a seguinte frase atribuída a São Francisco de Assis e com a qual finalizei também a Sessão de Esclarecimento :
“Não te envergonhes se, às vezes, os animais estão mais próximos de ti do que as pessoas. Eles também são teus irmãos”.
Artigo de Fátima Cunha Velho
Voluntária e Formadora da Rede de Voluntários de Reiki em Animais




Podes também gostar de...
15º Congresso Nacional de Reiki: Projetos inovadores e partilha de conhecimentos para uma vida pacífica e feliz
Março 19, 2024
O 15º Congresso Nacional de Reiki da APR este ano aconteceu em Aveiro
Junho 18, 2024


