Dissertação de Mestrado, investigação Reiki – Prof. Ricardo Monezi
Este é um trabalho de excelência, desenvolvido pelo Prof. Ricardo Monezi, nosso distinto Membro Honorário. É um trabalho único no âmbito da ciência e o primeiro do género a ser publicado. Esta foi uma dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Ciências. A dissertação chama-se “Avaliação dos efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos.”
200-2003 – Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) (Conceito CAPES 5) . Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Avaliação dos efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos, Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Diana Helena de Benedetto Pozzi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, , .
Palavras-chave: Psiconeuroimunoendocrinologia; impostação de mãos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Psiconeuroimunoendocrinologia.
Setores de atividade: Neurociências.
Resumo:
OLIVEIRA, R. M. J.. Avaliação de efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos. São Paulo, 2003. 75p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.
Estudamos a impostação de mãos sobre camundongos, avaliando parâmetros hematológicos e imunológicos. Nossos resultados demonstraram nos animais que receberam a impostação de mãos uma diminuição significativa do número de plaquetas, elevação do número de monócitos na leucometria específica, elevação da atividade citotóxica de células não-aderentes com atividade NK e LAK. Os grupos controle e placebo não mostraram qualquer alteração Os resultados encontrados nos levam a concluir que há uma alteração fisiológica decorrente à impostação de mãos e que há que se estudar por que ela ocorre.