suica2

Jeane Keller é a coordenadora do Núcleo da Associação Portuguesa de Reiki (APR) na Suíça e tem em mente levar esta terapia e filosofia de vida a hospitais e lares da terceira idade, aproveitando o facto de o país estar cada vez mais aberto a terapias complementares. Para já, consegue ter um grupo muito entusiasta de praticantes portugueses e brasileiros que ali residem e, juntos, querem levar o Reiki mais longe.

Há quanto tempo estás ligada à APR e de que forma tens vindo a colaborar?
Associei-me em 2012 e nesse ano participei num workshop em Lisboa onde conheci o João Magalhães. Tenho um espaço onde realizo as minhas terapias e dou formações. Já possuo um grupo de alunos Reikianos (brasileiros e portugueses) e reunimo-nos para fazermos palestras sobre Reiki e a partilha de Reiki. Em dezembro conversei com o grupo sobre a possibilidade de sermos voluntários em hospitais e lares de terceira idade aqui na Suíça e todos aceitaram. Como a APR é uma instituição que dá apoio aos reikianos e grupos, o nosso objetivo é seremos elo dessa corrente.
Aqui na Suíça o Reiki está a ganhar espaço, mas ainda está no início. Já vejo num futuro bem próximo a Suíça a conhecer o Reiki não apenas como terapia mas também como filosofia de vida. De tal forma que no próximo dia 14 de maio estarei a fazer uma palestra sobre Reiki em Zurique no CEBRAC – Centro Brasil Cultural – uma associação sem fins lucrativos.

Assumir a coordenação de um núcleo é um grande desafio. O que te motivou a dar este importante passo?
O meu desejo é que os muitos Reikianos e simpatizantes que residem aqui na Suíça, ou que apenas estão de passagem, possam juntar-se ao nosso grupo para que possamos participar em projetos futuros, trabalhando a favor dos doentes nos hospitais e idosos. E assim possamos espalhar pelos quatro cantos da Suíça a arte do Reiki.

Já há algumas atividades do Núcleo previstas?
No próximo dia 25 deste mês teremos a nossa partilha de Reiki:
***Partilha de Reiki: 25/05 das 10h às 14h (com um café colonial)
Endereço: Espaço Lakshmi (Lägernweg 8 5034 Endingen- Argau)

Contactos do Núcleo da Suíça
Coordenadora: Jeane Keller