Sara Cardoso é Mestre em Reiki Tradicional – Usui Reiki Ryoho – e Mestre em Karuna Reiki®. Iniciou a sua formação na área da Saúde há mais de 25 anos, na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, onde se diplomou. A partir daí tem desenvolvido um profundo trabalho de investigação sobre as terapias Energéticas. Dedica-se atualmente à Consulta individual, privilegiando neste âmbito as áreas da Psicologia, Reiki, terapias energéticas e desenvolvimento pessoal. É Licenciada e Mestre na área da Música, com experiência de docência no ensino vocacional, genérico e superior. É autora do livro “Psicologia do Reiki” e “Filosofia do Reiki”.

Sara Cardoso, como praticante de Reiki, como sentes que a filosofia de Reiki se manifesta na aprendizagem que todos temos?

A base filosófica do Reiki é constituída pelos 5 Princípios que o Mestre Mikao Usui nos deixou, que, embora aparentemente simples, encerram grande profundidade e sabedoria.

Felizmente, o estudo dos 5 Princípios faz parte do processo de aprendizagem do Reiki, logo desde o primeiro nível, para que os alunos os comecem a vivenciar o mais cedo possível.

Nos cursos de Reiki sugere-se aos alunos que leiam os princípios regularmente, de preferência em voz alta, para que possam gravar essas afirmações positivas no seu interior, e também que façam reflexões sobre o seu significado e o modo como os estão a viver na sua Vida.

Qual a importância de um método com uma filosofia de vida?

As tradições Orientais reconhecem a importância de se instituírem linhas de Orientação para os praticantes dos mais variados métodos e disciplinas. Os princípios do Reiki constituem poderosas orientações, que quando postas em prática na nossa vida diária têm potencial para produzir enormes mudanças positivas, ajudando-nos a integrar o amor e a compaixão e a assumirmos a responsabilidade pela nossa vida. Na prática, quando vivemos de acordo com a Filosofia do Reiki, todo o potencial de actuação do Reiki é amplificado.

Costumo dizer que o Reiki vai actuar na nossa vida até ao ponto em que nós o deixamos, ou seja, nós podemos praticar o Reiki como uma técnica, para relaxar e obter alívio de problemas físicos, ou podemos escolher viver o Reiki na nossa vida, procurando viver de acordo com os Princípios. Claro que, ao vivermos os Princípios na nossa vida, vivemos o Reiki em pleno e os resultados são muito maiores. Quando decidimos utilizar do Reiki não apenas a transmissão da energia cósmica, mas também seguir a sabedoria dos Princípios aplicando-os na nossa vida, os seus benefícios são muito mais amplos e plenos.

Além de ser uma técnica de tratamento, o Reiki pode ser um caminho de transformação interior e evolução espiritual que aumenta a nossa energia a todos os níveis e nos torna mais pessoas mais completas, saudáveis e felizes.

Como relacionas a filosofia de vida com a psicologia e em que ponto achas que se cruzam?

Ora aqui está uma questão complexa… Eu diria que a Filosofia pode ser vista como um conjunto de Princípios e ideais e que algumas ferramentas da Psicologia nos podem ajudar a operacionalizar e a concretizar esses mesmos Princípios.

Qual o principal objetivo deste teu livro?

Este livro surge como uma consequência natural dos quatro anteriores que publiquei. Tudo começou com a vontade de levar ao público mais informação sobre esta maravilhosa terapia que é o Reiki e a forma como os pode ajudar na sua Vida. Com esta intenção em mente, escrevi o meu primeiro livro “Psicologia do Reiki”, que foi muito bem recebido. A partir daí foram nascendo outras ideias e surgindo outros livros, que têm como fio condutor o desenvolvimento pessoal e exploram temas da Psicologia e do Reiki, de forma muito acessível e aplicável na vida diária de cada leitor.

Creio que no livro “Filosofia do Reiki” o leitor vai poder encontrar algumas boas ideias, que o ajudem a criar no mundo a felicidade que deseja e o possam colocar no caminho da tranquilidade, da alegria e da paz interna. Este livro é para todos os que querem evoluir e serem pessoas mais felizes, integradas e conscientes. O meu desejo é que ele possa ajudar os leitores de alguma forma, no seu percurso de vida e que a leitura do livro faça com que se sintam mais motivados para cuidarem de si e possam dar os passos necessários para o fazerem.

Que mensagem queres deixar aos nossos associados e leitores para estes tempos que vivemos?

Eu acredito verdadeiramente que nós podemos criar uma vida feliz. Está ao nosso alcance construirmos aquilo que queremos na nossa vida, pois é a nossa mente que cria a nossa realidade, nos seus vários níveis: físico, mental, emocional e espiritual. Por isso, a harmonia é verdadeiramente algo que podemos construir e a felicidade é algo que podemos criar.

No mundo de hoje, estamos demasiado focados naquilo que queremos receber e talvez tenha chegado o tempo de pensarmos também no que podemos dar… A sugestão que lhe deixo é que reflicta sobre esta ideia, tenho a certeza que tem dons maravilhosos, com os quais pode contribuir para criar um mundo melhor e mais feliz. Lembre-se sempre de enviar para o Universo aquilo que gostaria de receber.

Vivemos num Mundo de infinitas possibilidades. Por isso, se algo pode correr bem, vai correr bem. A mudança para uma vida mais plena e feliz está a começar a acontecer para muita gente. Devemos aproveitar a energia que o Universo coloca ao nosso dispor para evoluirmos. Tudo o que precisamos é de aprender a viver em harmonia com as leis do universo: se irradiarmos energia positiva e felicidade, recebermos na nossa vida Energia positiva e Felicidade.

Sara Cardoso

Sara Cardoso

Sinopse deste livro

«O Reiki pode ser o início de coisas maravilhosas na sua vida!

Ao longo dos muitos casos que tenho acompanhado, tenho testemunhado que receber Reiki é abrir as portas a uma vida mais feliz: é começar uma vida tão nova que podemos falar na vida antes do Reiki e depois do Reiki.

É essa a razão pela qual eu faço este trabalho: a transformação que o Reiki traz à vida das pessoas, que é uma transformação muito positiva no sentido do equilíbrio, da alegria e da felicidade!

Vivemos num tempo em que Temos a possibilidade de usar esta energia magnífica para nos ajudarmos a nós mesmos e aos outros, literalmente, está nas nossas mãos! Vai agarrar esta Energia?»