Ética no Reiki – Perguntas e Respostas

Para melhor esclarecer os praticantes de Reiki, principalmente associados da Associação Portuguesa de Reiki, colocamos à vossa disposição uma série de Perguntas e Respostas, sobre a ética na prática de Reiki, que na via de ensino, quer na terapia.

Estas perguntas e respostas irão crescendo ao longo do tempo e à medida que forem sendo encontradas mais situações ou pedidos de esclarecimento.

cnetr

Perguntas e Respostas sobre a Ética no Reiki

Estas são algumas das questões que mais frequentemente surgem sobre a ética no Reiki.

Certificados

Como posso saber que um Mestre de Reiki é qualificado?

  • Pedindo o seu certificado. Em caso de dúvida, contactar o Mestre que o formou.

Um Mestre recebeu o pagamento do curso, o aluno assistiu a todas as aulas mas não lhe é entregue o certificado. O que fazer?

  • O aluno deve, em primeiro lugar, tentar resolver a situação com o seu Mestre, tentando perceber o que se passa. Isto porque apesar de ter feito as aulas não quer dizer que esteja preparado para passar de nível, daí devermos ter muito cuidado com julgamentos precipitados perante situações destas. No caso da situação não ser esclarecida e do praticante e mestre de reiki serem associados, podem encaminhar para a CNETR.

Um aluno pretende fazer o segundo nível mas não apresenta certificado, o que posso fazer?

  • Identificar porque razão não apresenta o certificado. Após o esclarecimento, pode pedir para o aluno responder a questões sobre a sua prática, observar como pratica as técnicas, os princípios, o autotratamento e mesmo como faz Reiki.

Decoração

Vou a um espaço que tem muitos santos e velas acesas, isso faz parte do Reiki?

  • Não. Um espaço de ensino de Reiki não precisa ter qualquer tipo de imagens presentes. A escola do Mestre Usui apenas tinha os seus Preceitos pendurados, o que faz parte do estilo de decoração japonesa. Tudo o resto faz parte da crença da pessoa. Deve tentar-se ter uma imagem mais simples possível para que não haja conotação ou qualquer tipo de receio.

Vou a um espaço que tem imagens de budas, isso faz parte do Reiki?

  • Não. Um espaço de ensino de Reiki não precisa ter qualquer tipo de imagens presentes.

Ensino

Sou uma pessoa muito tímida e o Mestre está sempre a chamar-me a atenção ou a expor-me perante os outros, isso é correcto?

  • Não. Fale com o Mestre indicando as suas dificuldades e o que esse tipo de exposição lhe provoca. O Mestre pode estar a tentar ajudar e, pelo contrário, estará apenas a complicar a situação. O esclarecimento e comunicação é muito importante.

O Mestre tem tendência a expor as minhas dificuldades em frente aos outros, isso é correcto?

  • Não. Devemos ter também em atenção o julgamento que é feito, mas por norma não se deve expor ninguém nem as suas dificuldades perante os outros.

Prática

O terapeuta pode colocar as mãos nas partes íntimas da pessoa?

  • Não. Em caso algum há uma necessidade na prática de Reiki de o fazer. Mesmo as terapeutas não têm necessidade de colocar as mãos no peito das suas pacientes. Corretamente, o terapeuta deve sempre pedir autorização para colocar as mãos e evitar de todo tocar nas partes íntimas. Tocar nas partes intimas da pessoa dá origem a queixa à CNETR.

O terapeuta está sempre a enviar-me mensagens, isso é correcto?

  • Não se tal não foi combinado ou avisado previamente. O inverso também pode acontecer, ou seja, a pessoa enviar constantemente mensagens ao seu terapeuta. O local próprio para avaliação e tratamento é no gabinete. O esclarecimento de dúvidas pode ser importante, mas não deve haver qualquer situação inoportuna para ambos. O ideal é sempre combinar se se requer feedback ou algum tipo de contacto, para que não se seja mal interpretado.

O Mestre ou terapeuta quer encontrar-se pessoalmente comigo e fora do contexto do Reiki, isso será correcto?

  • Este tipo de situações do foro pessoal são sensíveis de ser lidadas, mas sem dúvida que se o aluno não tiver qualquer tipo de vontade para um encontro, deverá recusar. O comportamento entra dentro do foro pessoal e é claro que se tal não for confortável para o praticante, deve considerar o esclarecimento da sua posição ao Mestre ou Terapeuta, pois irá auxiliá-lo a compreender a postura que se deve ter e a sensibilidade de cada um.

Valores

É correto cobrar pela prática e/ou ensino de Reiki?

  • Sim. É uma prática comum feita pelo criador do Método de Cura Natural Usui. É correto cobrar por uma sessão ou ensino porque há uma entrega profissional, um caminho de aprendizagem e um custo que o próprio paga para que possa ser possível estar ali para a pessoa. Valorizar é também saber respeitar o trabalho e dedicação dos outros. No Reiki não nos devemos esquecer também da doação. Mesmo sendo profissionais com encargos, devemos ter a consciência de ajudar quem mais precisa.

Qual deve ser o valor de uma sessão de Reiki?

  • É variável de pessoa para pessoa e de região para região, mesmo dentro do mesmo distrito. O valor é encontrado dentro daquilo que é a possibilidade das pessoas de determinada localidade e do próprio valor a que o terapeuta se atribui.

Qual deve ser o valor de um curso de Reiki?

  • Não existe um valor fixo porque pode depender da região, das condições que o Mestre oferece e o seu próprio valor.

Um aluno não paga o seu curso de Reiki, o que devo fazer?

  • Infelizmente é um caso com várias ocorrências e fica à consciência da pessoa que o faz. Daí ser importante apenas se entregar um certificado de curso após o mesmo ter sido completado. Pelo mesmo racional, também um Mestre não deve aceitar um aluno sem certificado, com a devida excepção já antes relatada.

Roupa

Será preciso a pessoa que vai receber Reiki retirar a sua roupa?

  • Não. Não há qualquer necessidade porque Reiki não envolve manipulação física. Alguns terapeutas preferem que a pessoa esteja sem acessórios como anéis, brincos, cintos ou calçado, mas mesmo isso não deve ser obrigatório a pessoa tirar, principalmente se lhe causar desconforto, como é o caso do calçado. Em caso algum a pessoa se deve despir, numa sessão exclusiva de Reiki.

Pediram para tirar a roupa para passar sal de limpeza e óleos, isso é Reiki?

  • Não. Esse tipo de práticas nada tem a ver com Reiki.

Existe algum tipo de uniforme para o terapeuta de Reiki?

  • Não. Não existe qualquer tipo de uniforme ou elemento identificativo. Alguns terapeutas preferem usar uma bata branca, o que também os auxilia a estar “presentes” no seu ofício. São aconselhadas roupas claras e lavadas, pois pela psicologia da cor poderão também influenciar positivamente a pessoa.

Terapeutas com roupas escuras, é impeditivo?

  • Na sociedade oriental o banco poderá ser considerada uma cor de luto e no passado muitos praticantes usavam Quimonos escuros. Na sociedade ocidental o escuro é interpretado como negativo. Apesar de não ser impeditivo, o terapeuta deve tentar compreender a sociedade onde está inserido e o que isso poderá querer significar para a pessoa que o consulte.
Acesso para associados
Inscreve-te como Associado

Apoia Reiki em Portugal, inscreve-te como associado.

Vê mais informações aqui…