Fazer mal com Reiki – uma questão pertinente com uma resposta óbvia
A questão de pode-se fazer mal com Reiki surge não só na mente de quem não é praticante mas também de quem é praticante de Reiki. Q questão é tão pertinente que merece ser olhada com todo o cuidado e respeito, apesar da resposta ser muito óbvia.
Reiki é energia, esse é um princípio básico que todos aceitamos. A prática do Usui Reiki Ryoho, envolve cinco princípios – só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso. Cada um destes princípios é por si também uma determinada frequência, expressa no Reiki. É como o arco-iris. O branco representa a junção de todas as cores mas, quando difracionado, as cores surgem, cada uma com as suas devidas propriedades.
Quando pensamos em Amor, todos compreendemos o que isso significa e sabemos que o mesmo se divide em vários tipos de “amor” mas, Amor é Amor e este não causa uma acção errada.
Qualquer tipo de acção errada ou mal, é próprio da inconsciência e ignorância do ser humano. Nós sim, desvirtuamos as qualidade, os conceitos, as práticas. Se observamos a peça “Romeu e Julieta” de Shakespeare, temos o Amor entre duas pessoas, incrivelmente belo e vivido mas impossível pela condição social de ambos e daqueles que os rodeiam. A opção de terminar com as suas vidas não foi do Amor mas sim deles mesmos. O Amor não pede suicídios mas vida e felicidade, as situações e incapacidade de as compreender é que nos leva a nós a tomar as piores decisões.
Pode-se fazer mal com Reiki
Hoje em dia as pessoas necessitam melhorar e reconstruir interior e exteriormente a vida, então a razão do lançamento do meu método para o público é para ajudar pessoas com doença no corpo e na mente. ~ Mikao Usui (Usui Reiki Ryoho Hikkei)
Somente a ignorância de um praticante de Reiki poderia levar a esta afirmação. Lendo a frase do Mestre Usui, vemos que é um método para auxiliar, cuidar, curar (dentro do possível) a doença do corpo e da mente. Com uma filosofia de vida que está orientada para a iluminação (satori) e elevação da consciência, o Reiki tem tudo o que a energia vital corresponde – vida, criação.
Toda a existência tem um poder curativo. Plantas, árvores, animais, peixes e insectos, mas especialmente os humanos, como o senhor da criação, têm um poder considerável. Usui Reiki Ryoho materializa o poder curativo que o humano tem. ~Mikao Usui (Usui Reiki Ryoho Hikkei)
Se alguém afirmar que pode fazer mal com Reiki, naturalmente está num caminho de ignorância. Ele sim e a sua mente poderão fazer mal a alguém mas nunca Reiki ou o Usui Reiki Ryoho. É como se alguém tentasse dar amor a alguém através da violência – nunca seria amor!!! Fazer mal com Reiki, nunca será Reiki!!!
É muito importante que os praticantes se perguntem “O que estou eu a fazer no Reiki?”, “Para que quero o Reiki na minha vida?”, “Compreendo verdadeiramente os princípios de transformação no Reiki?”. Só colocar as mãos não basta. Achar que se tem poderes é absurdo. Promover o medo e ignorância é atroz.
O caminho do Reiki é o da transformação e desenvolvimento pessoal, num caminho para a felicidade. Temos a possibilidade de nos tratar e de tratar os outros mas, a verdadeira charneira, é a nossa própria transformação.
Fazer mal com Reiki é uma questão que nem se coloca, assim como fazer mal com Amor. Os praticantes devem sim, rever a sua mente e coração, as suas acções. O caminho para a transformação é longo e talvez termine no final da vida. Até lá, temos que Só por hoje, sermos um pouco melhores.
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.