Voluntariado

Formação de voluntários Reiki no apoio à Alzheimer Portugal, delegação da Madeira, para o projeto Rostos

A 25 de Março de 2023 foi realizada uma formação específica de voluntariado a praticantes de Reiki que farão parte dos voluntários da Alzheimer Portugal, Delegação da Madeira, no seu projeto Rostos, para cuidadores de pessoas com demência.

Esta formação contou ainda com a presença do coordenador do Núcleo de Reiki do Funchal, Reinaldo Fino, cujo núcleo existe desde maio de 2012, assim como Filomena Watson, ambos podendo dar apoio sobre a prática de Reiki aos voluntários.

Lucília Nóbrega, Psicóloga, da Delegação da Madeira da Alzheimer Portugal, referiu este momento de formação da seguinte forma:

O que guardamos da formação para voluntários no Funchal? Acima de tudo uma enorme gratidão por tantas pessoas dizerem Sim ao estarem presentes naquele momento de formação e ao Sim em continuarem presentes para o nosso Projeto Rostos, que pretende proporcionar momentos de Bem Estar no domicílio para cuidadores de Pessoas com Demência.
Para nós enquanto técnicos da Alzheimer Portugal foi também uma descoberta sobre como na prática o Reiki pode ser uma ajuda a quem cuida.
Iremos guardar e trabalhar nestes laços com estes voluntários. Outra memória de gratidão foi a vinda do terapeuta João Magalhães e por todas as condições ajudarem a que estivesse presente nesta fase do projeto. Podemos dizer que até as condições atmosféricas permitiram que estivesse connosco.
Um enorme obrigada a todos os que participaram e que continuarão presentes para quem cuida.

Lucília Nóbrega, Alzheimer Portugal, Delegação da Madeira

Esta é a continuação de um projeto do qual fizemos parceria com a Alzheimer Portugal em Lisboa, durante o ano de 2020. Daniel Azevedo, foi o responsável pelos voluntários de Reiki neste projeto, o qual partilha o seu testemunho:

Durante o ano de 2020 e em plena pandemia, a Associação Portuguesa de Reiki e os seus voluntários receberam um convite por parte da Alzheimer Portugal, para fazer chegar sessões de Reiki ao domicílio para os cuidadores.

Este convite surgiu no seguimento de um projeto de voluntariado já iniciado na sede da Alzheimer Portugal em Lisboa, onde fazíamos todas as semanas e ao longo de vários meses, sessões de Reiki também aos cuidadores.

O projeto chamado “Rostos” decorreu durante o mês de Julho e Agosto de 2020. Neste período, visitamos quatro cuidadores na zona de Lisboa, que decidiram receber Reiki para o seu equilíbrio e cuidado.

Foi um período de grande exigência, pois existia todo um conjunto de normas e segurança para a prática, tendo em conta o contexto da pandemia. Mas foi também, uma grande aprendizagem para todos nós.

Agradecemos muito o interesse e convite da Alzheimer Portugal, onde fomos sempre muito bem recebidos e acompanhados.

Obrigado também a todos os voluntários que participaram neste projeto tão exigente.

Daniel Azevedo, responsável pelo voluntariado Reiki no projeto Rostos em Lisboa

A Associação Portuguesa de Reiki agradece imensamente à Alzheimer Portugal por mais este projeto, à Lucília Nóbrega, à Helena Andrade, a Reinaldo Fino e Filomena Watson, assim como a todos os voluntários que se candidataram para este serviço de doação aos cuidadores de pessoas com demência.

Sobre o Projeto Rostos da Alzheimer Portugal

Famílias com Pessoas com Demência têm um risco acrescido de sobrecarga física e stress psicológico, mas sabemos que muitos cuidadores negligenciam a sua saúde. O objetivo do projeto é criar um serviço ao domicílio para Cuidadores familiares de Pessoas com Demência, para proporcionar momentos de bem-estar, autocuidado e acesso de cuidados de saúde no seu domicílio e sessões de grupo. Os beneficiários diretos serão Cuidadores de Pessoas com Demência. Pretendemos atuar junto de 20 cuidadores dos Concelhos do Funchal e Câmara de Lobos. Os beneficiários indiretos serão as Pessoas com Demência. Outros beneficiários, serão os nossos voluntários, com a frequência de formação sobre a Demência. As atividades serão a promoção do projeto junto dos parceiros e a formação de voluntários. Após a identificação das famílias será feito o diagnóstico das suas necessidades, culminando com a elaboração de um plano de intervenção; após este plano, a escolha e/ou negociação com o cuidador, seguimos para a implementação com sessões como: Reiki, sessões de Palhaço online; sessões de literacia saúde e digital, sessões de literacia digital, assim como consultas de psicologia, relaxamento, no domicílio. Serão dinamizadas sessões em grupo, de nutrição e sessões de cabeleireiro.

A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.