Influência do Reiki, Terapia de Desenvolvimento Humano, na Realização do Desenho Infantil com Crianças com Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem

Influência do Reiki, Terapia de Desenvolvimento Humano,  na Realização do Desenho Infantil com Crianças com  Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem

Autor: Vânia Catarina Pereira Soares (IPL – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria)

Prémio Hayashi de Investigação ReikiVânia Soares foi galardoada com o Prémio Hayashi de Investigação. Este é um galardão instituído pela Associação Portuguesa de Reiki como forma de reconhecer o esforço de todos os que procuram demonstrar, em meio académico, os efeitos da terapia complementar Reiki. O prémio foi atribuído pela dissertação de mestrado realizada e que incluiu o Reiki enquanto terapia complementar.

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
“Influência do Reiki, Terapia de Desenvolvimento Humano,  na Realização do Desenho Infantil com Crianças com  Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem”
Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular: Projeto Sob orientação da Professora Antónia Barreto
Realizado por: Vânia Catarina Pereira Soares

Julho de 2012

Este trabalho é um estudo de caso de âmbito qualitativo. A intervenção foi realizada junto de duas crianças com Necessidades Educativas Especiais e uma criança com dificuldades de aprendizagem. Os desenhos foram recolhidos em momentos distintos, antes, após a primeira terapia, durante a terapia e no final de cinco sessões de terapia de Reiki.

O presente trabalho contempla seis capítulos. O primeiro assenta no enquadramento teórico, numa abordagem à filosofia do Reiki, o segundo sobre o desenvolvimento do desenho infantil e o terceiro, relacionado com o desenho no contexto de crianças com necessidades educativas especiais. O quarto capítulo, apresenta a metodologia utilizada e faz referência à justificação do estudo e enunciado do problema, a caracterização dos estudos de caso, os procedimentos formais e éticos, a técnica de recolha de dados e caracterização dos sujeitos de estudo. O quinto, a intervenção e o sexto a análise e
comentários dos dados. Finalmente as considerações finais, encerrando assim este estudo. Em anexo constam os diários de bordo, as categorias emergentes da análise dos diários e as categorias emergentes da análise dos desenhos recolhidos.

Podes ler o PDF aqui…