No passado dia 28 de Janeiro, os jovens que integram o projecto Juventude Positiva, do Núcleo de Famalicão, receberam uma formação inicial em voluntariado, dinamizada pela equipa Time4U daquela cidade.
Ao longo de seis horas, e através de actividades de educação não formal, os jovens tiveram a oportunidade de trabalhar inúmeras competências, preparando-se para a prática de voluntariado. Reflectiram sobre a essência desta actividade, a sua importância no contexto actual em problemas como a desigualdade social e a sustentabilidade ambiental e até as soluções encontradas pelas Nações Unidas, através da análise dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Ficaram também a conhecer os seus direitos e deveres como voluntários, bem como as áreas e instituições onde podem desenvolver a sua acção. No final da formação, os jovens realizaram o seu projecto pessoal de voluntariado.
É essencial destacar a importância que estas formações têm para os jovens que pretendem iniciar a sua acção voluntária. Além da informação adquirida, é um momento de partilha de medos e ideias que podem ser fundamentais no seu futuro como voluntários. Agradecemos à equipa Time4U por toda a disponibilidade e pela qualidade da formação. O Time4U é um projecto da associação YUPI (Youth Union of People with Initiative), que tem como objectivo promover uma Bolsa de Voluntariado Jovem (dos 15 aos 25 anos) em Vila Nova de Famalicão.