Kenyoku – a técnica tradicional do "Banho Seco"
Querendo auxiliar os praticantes de Reiki no desenvolvimento e esclarecimento das técnicas de Reiki, criamos uma série de artigos práticos sobre este tema. Para esta partilha contamos com o apoio do Mestre Johnny De’ Carli e da Dinalivro, que nos entregaram a transcrição do livro “Reiki – Sistema Tradicional Japonês”, para podermos partilhar com todos os praticantes.
A primeira técnica que apresentamos é o “Kenyoku” ou, comummente chamada de “Banho Seco“. Enquanto praticantes de Reiki, devemos fazer sempre um paralelo entre a nossa limpeza física e a limpeza energética. Se criarmos o hábito de higiene energética, mais rapidamente atingimos o equilíbrio e não andamos com pesos desnecessários. Temos sempre como pressuposto que a energia tem várias densidades, frequências. Uma densidade ou frequência mais baixa representa uma energia dissonante, mais pesada para nós, enquanto que uma densidade ou frequência mais alta, representa uma energia mais elevada, mais sonante com o nosso equilíbrio. Assim, podemos seguir a prática do Kenyoku, para nos limparmos da densidade mais pesada, permitindo um correcto fluxo energético em todo o nosso corpo. Sobre a aplicação desta Técnica, diz o Mestre Johnny De’ Carli:
“Para realizar a técnica Kenyoku, devemos obedecer os procedimentos a seguir:
- Após uma rápida meditação Gassho, ficar em pé, com as plantas do pés a tocarem bem o chão, corpo bem relaxado e as pernas um pouco afastadas, numa distância equivalente à largura dos seus ombros;
- Tocar com a mão direita no ombro esquerdo, em seguida deslizar com a mão obliquamente, como se estivesse a desenhar uma faixa, em direcção ao quadril direito;
- Tocar com a mão esquerda no ombro direito, deslizando em direcção ao quadril esquerdo;
- Repetir o item “B”;
- Tocar novamente com a mão direita no ombro esquerdo, ou no meio do antebraço, deslizando rapidamente pela lateral interna, para baixo, passando-a pelo pulso em direcção à ponta dos dedos, que devem estar esticados;
- Fazer o mesmo com a mão esquerda, deslizando-a rapidamente para baixo até às pontas dos dedos;
- Agradecer, em prece [Gassho – mãos juntas].
A técnica Kenyoku não substitui a necessidade de lavagem prévia e posterior das mãos.
Caso se contamine, lembre-se de que lavar-se com água é a melhor maneira de purificar o seu corpo e eliminar a negatividade. Tome um banho. A água fará o papel de uma cascata purificadora. Pode também fazer uso da técnica Kenyoku durante o seu banho.”
Podem encontrar o livro “Reiki – Sistema Tradicional Japonês” nas livrarias Bookhouse, com desconto para Associados. Ver mais aqui…
Reiki – Sistema Tradicional Japonês foi escrito a propósito da viagem de Johnny de’Carli ao Japão. De acordo com o sistema japonês, que é absolutamente intuitivo e espiritual, são apenas as mãos que conduzem a sessão, uma vez que nelas se encontram dois chacras particularmente importantes, localizados no centro da palma da mão, que constituem os principais canais através dos quais a energia Reiki é projectada para o receptor. Para um verdadeiro reikiano, as mãos são como os olhos e os ouvidos, na medida em que constituem o guia de todo o processo de cura. Johnny De’Carli é engenheiro agrónomo, formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1982. Professor universitário de Fitotecnia, fez Reiki no Japão com grandes Mestres japoneses e é autor de vários livros sobre esta prática, tendo inclusivamente publicado em Portugal o livro Reiki para crianças (Dinalivro, 2005) e Reiki Universal (Dinalivro, 2007). Público alvo: público em geral, praticantes e estudantes de Reiki.
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.