Lançamento do núcleo de Reiki em Sintra
As coordenadoras Sandra Duarte e Susie Gonçalves são sócias e voluntárias da APR desde setembro de 2011 e, assumiram a coordenação do núcleo de Sintra, no passado dia 29 de junho.
A ligação às iniciativas de divulgação do Reiki pautaram-se pela participação, em maio de 2012, no Colóquio “Envelhecer Bem”, organizado pela Comissão Social da Freguesia de São Pedro de Penaferrim (Sintra), com o objetivo de divulgar o Reiki, a Associação e o seu Projeto de Voluntariado “Viver+Energia”, dedicado aos Seniores.
Desde julho de 2012 coordenam o Voluntariado na Associação QE – Uma nova Linguagem para a Incapacidade, uma IPSS onde se fazem sessões de Reiki aos utentes com incapacidade e aos técnicos responsáveis.
MOTIVAÇÕES PARA A COORDENAÇÃO DO NÚCLEO
Sintra é o concelho onde vivem e trabalham as coordenadoras, um concelho enorme que ainda não tinha qualquer representação da APR, pelo que se justifica a criação deste Núcleo.
Por outro lado, a necessidade de clarificar e desmistificar o Reiki, levou Sandra e Susie a pretenderem prestar um serviço público de esclarecimento sobre esta terapia complementar procurando, em paralelo, o desenvolvimento de uma componente social, através do voluntariado.
A motivação está no desafio em si, que requer a condução dos destinos do Núcleo, o incentivo ao contributo e participação de todos e a organização de ações que proporcionem um benefício comum.
A Sede do Núcleo de Sintra está integrada num espaço exclusivamente terapêutico – Kiron – Terapias Holísticas, com um historial de mais de 20 anos e sucesso reconhecido pelos inúmeros utentes que o frequentam. Trata-se de um espaço adequado para formações, palestras ou encontros até seis pessoas. Para grupos maiores Sandra e Susie sugerirão outros locais mais adequados aos respetivos eventos.
A esperança é que muitos Reikianos se juntem a este Núcleo para dinamizar o mais possível os projetos da APR, de forma a contribuir para um Concelho de Sintra mais esclarecido sobre o tema e mais apoiado, socialmente, através das ações de voluntariado do núcleo.
ATIVIDADES REALIZADAS E PREVISTAS
No dia 28 ocorreu o encerramento do ano letivo da QE, evento que junta educadores, terapeutas, alunos e familiares e que permitiu divulgar a APR e o Reiki a todos os presentes, com sessões gratuitas para quem quis conhecer e experimentar a terapia. Após as férias, serão divulgadas as atividades a realizar até ao fim do ano.
Num futuro próximo, o objetivo é a inserção no Banco Local de Voluntariado da Câmara Municipal de Sintra e protocolar iniciativas com instituições locais, referenciadas pela CMS e Juntas de Freguesias do Concelho de Sintra. Segundo as coordenadoras “é muito importante angariar praticantes de Reiki do próprio Concelho que tenham vontade, força e dedicação para fazer parte deste projeto”.
VOLUNTARIADO NA IPSS QE
O Protocolo estabelecido com a QE abrange sessões de Reiki às educadoras, no âmbito do Projeto “Cuidar de Quem Cuida” e, aos seus utentes, no âmbito do Projeto “Sorrir e Abraçar”.
Quase após um ano de voluntariado, a experiência tem sido muito gratificante em ambos os projetos. No primeiro, o feedback das educadoras revelam um aumento da sua disponibilidade emocional no trato diário com os alunos. No segundo, além do feedback dos alunos, que se traduz em sorrisos e abraços ternurentos, no que concerne aos técnicos, o Reiki tem tido bastante efeito na gestão de stress, permitindo momentos de maior equilíbrio e serenidade, melhorando a interação entre eles.
Para Sandra e Susie é muito gratificando sentir que os efeitos são visíveis e que passaram a fazer parte da grande família que é a QE. Acrescentam ainda um especial obrigado a todos os voluntários que as têm acompanhado na QE e que têm tornado possível o sucesso da parceria. Sem eles, o Reiki não teria um rosto e não chegaria a quem dele necessita.
ACEITAÇÃO DOS SINTRENSES FACE AO REIKI
Segundo as coordenadoras, “nota-se que desde a constituição da APR, o Reiki tem vindo a ser mais conhecido e divulgado, também com o contributo da comunicação social, Internet e redes sociais. No entanto, sentimos que ainda existe um grande fosso entre dois tipos de público: aqueles que já estão bem informados e se identificam com o Reiki e aqueles que nunca ouviram falar ou têm um conhecimento muito vago, ou crenças mistificadas. Esperamos que o nosso trabalho venha a ser uma mais-valia para que o Reiki seja desmistificado e difundido como terapia complementar e filosofia de vida”.
DICAS PARA UMA PRÁTICA EFICIENTE
- Gosto por aquilo que se faz;
- Realização do autotratamento diário;
- Praticar o Reiki como Filosofia de Vida, em todas as ações do dia-a-dia (5 Princípios);
- Respeito pelo Código de Ética Profissional;
- Respeito pela norma NPCTR-01.
O QUE PODEMOS FAZER PARA AUMENTAR A DIFUSÃO DO REIKI EM PORTUGAL?
- Continuar a divulgação a nível local, através da criação de mais núcleos regionais;
- Divulgação de estudos realizados, com base em experiências de práticas de Reiki;
- Aposta na formação, despertando consciências e levando as pessoas ao reencontro com o seu Ser e com o seu bem-estar natural;
- Criação de mais Protocolos de Voluntariado e aumento do número de voluntários, pois é através do voluntariado e dos projetos atuais e futuros que chegamos a todas as camadas da sociedade.
Rua José Alfredo da Costa Azevedo, nº 10 – Escritório A
2635-585 Rio de Mouro
Telefones:
Susie Gonçalves – 96 705 20 13
Sandra Duarte – 91 475 75 51
Email: reikisintra@gmail.com
__________________________________________________
Website: http://kiron-terapias.webnode.pt/
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Kiron-Terapias-Holisticas/191316344281419?fref=ts
[/box]
Apoio ao empreendedorismo Reiki
Podes também gostar de...
Preenche-te de Reiki, preenche-te de amor incondicional
Fevereiro 16, 2015
WORKSHOPS DA AMADORA COMPASSIVA EM MARÇO
Março 4, 2022