Esta monografia foi realizada por Marcia Sebem, para o seu nível 3B de Reiki, que bondosamente partilha com todos nós:
“Quando iniciei o mestrado, só sabia que gostaria de falar sobre algo que tivesse sentido na vida das pessoas, dos profissionais, os terapeutas reikianos que com amor, compaixão e dedicação são conduzidos como canal de energia passiva Reiki.
Sem saber o tema que iria desenvolver, ano passado, passei por luto do meu esposo, algo que veio repentino, ao não resistir a uma cirurgia no qual acompanhei fazendo Reiki diário. Anos antes de nos relacionarmos, ele veio para ser atendido no qual passava por perda familiar.
Bem, o que sinto que Reiki, na minha pequena experiência, auxilia neste processo?
Diante dos estudos feitos, e experiências em atendimentos clínicos, no qual não só eu mais acredito que muitos profissionais se deparam com os cinco estágios da morte (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação) estágios esses recorrentes nos atendimentos terapêuticos.
O Reiki auxilia não somente nesses processos, mas pode tornar a passagem pela vida e seus desafios mais pacífica, mais agradável e menos dolorida, seja para a preparação da uma passagem, como para familiares que precisam de cuidados, pois passam pelos mesmos estágios.
Os benefícios do Reiki em conjunto dos cinco princípios, nos cinco estágios da morte, nos atendimentos clínicos pode ser um aliado para os terapeutas de Reiki no auxílio desses processos.
Após esse estudo, identifiquei um protocolo de atendimento com base nesses 5 estágios, co-relacionados ao cinco princípios do Reiki, no qual podemos utilizar, conforme cada caso Entre outros assuntos que pretendo desenvolver como cuidados paliativos.
Marcia Sebem
Podes ler esta monografia aqui…