DSCF1586
O Núcleo do Fundão da Associação Portuguesa de Reiki (APR) participou, a convite da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo, nas II Jornadas da Misericórdia subordinadas ao tema Saúde e Bem-Estar nas Instituições Sociais: Metas e Desafios.
No painel Envelhecer com Qualidade apresentámos o tema Novas Abordagens nos Cuidados onde esclarecemos o que é o Reiki e como pode ser aplicado. Falámos sobre a atuação da Associação Portuguesa de Reiki e explicámos a importância em utilizar a terapia complementar Reiki dando como exemplos concretos os projetos que o Núcleo desenvolve no Hospital do Fundão e na Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, explicando como funcionam e os resultados que obtemos.
Outros temas abordados neste painel foram: Cuidar em Fim de Vida pela Dr.ª Florbela Gonçalves do Instituto Português de Oncologia de Coimbra e a apresentação do Projeto Cuidar de Quem Cuida, desenvolvido pelas enfermeiras da Instituição, Carla Daniel e Elisabeth Santos.
Noutros painéis participaram outros oradores como D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, Manuel Lemos, Presidente da União das Misericórdias e Fernando Nobre, Presidente da AMI.

Terapia Reiki já disponível na instituição
Pelo Provedor Michael Batista foi-nos dito que a Santa Casa já tem a funcionar sessões de Reiki, no âmbito do Projeto +Saúde e Bem-Estar, que criou uma nova abordagem no Lar da Santa Casa da Misericórdia, desenvolvido por duas terapeutas de Reiki. Pode ler-se informação detalhada sobre este projeto no site da Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo.
Foi uma boa troca de experiências e alegramo-nos pelo fato de cada vez mais instituições sociais utilizarem o Reiki nas suas práticas de acompanhamento aos seus utentes.

Cristina Afonso e Paula Roque – coordenadoras do Núcleo do Fundão da APR
DSCF1581