Bem vindo a este site dos núcleos da Associação Portuguesa de Reiki. Os núcleos são representações da APR nas localidades, por iniciativa e espírito voluntário de associados que pretendem levar o esclarecimento sobre Reiki, voluntariado e apoio à região.
Para qualquer informação extra sobre os núcleos ou sobre como representares a Associação Portuguesa de Reiki na tua região, está à vontade para nos contactares pelo email info@montekurama.org
O Núcleo de Reiki do Funchal vai promover no dia 25/11, último sábado do mês de novembro, a atividade de Partilha de Reiki e Meditação na Rua Fernão Ornelas, nº 50, 2º andar. O horário será das 16h00 até 18h30. Por favor confirmem presença. Podem trazer convidados praticantes ou não. Tragam água e se tiverem cristais também tragam.
No passado dia 25/10, os nossos voluntários recompensaram os colaboradores do Grupo HPA (Hospital Particular do Algarve) com um “Workshop de Introdução ao Reiki”. O Grupo HPA Saúde, fundado em 1996, providencia assistência médica de qualidade em todo o Algarve, Alentejo e Madeira. O Grupo HPA Saúde, fundado em 1996 com a abertura do primeiro hospital em Alvor, é hoje um dos grupos hospitalares de referência da saúde privada portuguesa, e também reúne diversos hospitais e clínicas que cobrem toda a região algarvia, mas também o Alentejo litoral e a ilha da Madeira.
Já que a terapia Reiki é considerada uma terapia que contempla a saúde e o bem-estar, o Reiki é um tratamento energético que integra o corpo, a mente e o espírito, nada mais equilibrado que dinamizar e divulgar esta terapia centenária para os profissionais de saúde e administrativos do Grupo.
Foi uma sessão muito tranquila sob a orientação do mestre Reinaldo Fino, onde 15 colaboradores do Grupo HPA, receberam Reiki e vivenciaram um momento de relaxamento e partilha.
O Núcleo de Reiki do Funchal, agradecemos ao convite da instituição GHPA, aos voluntários do Núcleo do Funchal da Associação Portuguesa de Reiki, aos praticantes de Reiki presentes e também aos participantes!
Critérios a ter em conta na escolha de um terapeuta de reiki
Escolher um profissional para uma sessão de Reiki é sinónimo de confiança no terapeuta. Mas em que deve basear-se essa confiança? Quais os critérios de escolha de um bom profissional?
Para uma decisão consciente, aqui ficam algumas questões para refletires e ajudar-te a escolher em consciência:
– Pergunta o nível de reiki que possui e de que forma investe na melhoria da sua prática:
Embora o nível de formação que tem, não seja um indicador que corresponda exatamente ao nível de horas de prática nem de consultas que realizou, o utente pode questionar o terapeuta sobre o seu percurso de formação, linhagem e tempo de experiência na prática de reiki. Um bom terapeuta é uma pessoa comprometida com a melhoria contínua da sua prática.
– informa-te sobre a sessão de reiki:
Um bom terapeuta deve exprimir-se com clareza, transparência e de forma esclarecedora. É dever do terapeuta explicar o que é o Reiki, como vai decorrer o tratamento, explicar a forma como trabalha e colocar o paciente à vontade para tirar quaisquer dúvidas ou questões.
Um profissional que prima pela transparência não só estabelece pontes de confiança com os outros, como também contribui para a dignificação do reiki.
– Verifica se o terapeuta dá indícios de ser responsável, ético e profissional:
O terapeuta de Reiki é responsável pelo seu bem-estar, assim como das pessoas durante a sessão, pelo que deve ser rigoroso e ético no seu trabalho.
Um tratamento de Reiki não implica tirar a roupa, tocar em locais inapropriados ou qualquer tipo de manipulação do corpo. Um terapeuta devidamente habilitado irá informá-lo disso e tratá-lo com respeito.
Paralelamente a esta questão, o profissional não deve, em momento algum, fazer promessas de cura ou diagnósticos. O Reiki é uma terapêutica complementar de harmonização e reequilíbrio que não substitui o acompanhamento clínico ou o diagnóstico médico.
Esta informação deve ser transmitida de forma clara, juntamente com a explicação de como o Reiki atua.
Ao terapeuta compete informar-se junto do paciente sobre o seu atual estado de saúde e os tratamentos que esteja a fazer com outros profissionais clínicos, para enquadrar o seu trabalho nesse processo e fazer o respetivo acompanhamento à luz desse enquadramento.
A ética e a responsabilidade vão além do próprio tratamento: a informação divulgada na sessão também merece a consideração do profissional, devendo ser mantida em sigilo.
– Escuta ativa:
O terapeuta deve saber ouvir e criar empatia com o paciente. Esta postura de atenção plena permite fazer um acompanhamento mais cuidado do tratamento de reiki. A empatia é um aspeto muito importante na escolha de um terapeuta. É natural que se sinta mais confortável com alguém que o faz sentir-se bem, pelo que deve estar atento a esse fator na hora de escolher o melhor profissional de Reiki para si.
– É cuidado, asseado e zela pelo seu espaço de trabalho:
O ambiente do gabinete de tratamento varia de terapeuta para terapeuta, mas há uma coisa em comum a manter: o brio e a higiene. O profissional deve ter cuidados tanto consigo próprio como com o seu espaço e material de trabalho. Paralelamente a esses cuidados, a limpeza energética do espaço também não pode ser descurada, antes e depois de cada tratamento.
– Zela pelo seu próprio bem-estar e evolução pessoal:
Um terapeuta que se compromete a contribuir para a melhoria do bem-estar dos outros tem necessariamente de liderar pelo exemplo, cuidando de si e da sua evolução em primeiro lugar.
Um bom terapeuta de Reiki é aquele que se compromete todos os dias com o seu próprio bem-estar e com a sua prática, o que lhe vai permitir estar mais desperto, consciente e disponível para ajudar os outros.
– Está disponível para acompanhamento posterior:
O terapeuta deve acompanhar os seus pacientes ao longo do tempo, processo que começa no primeiro dia, ao saber o que os levou ao tratamento, de que problemas de saúde sofrem, que tipo de acompanhamento estão a ter, etc.
Essa informação fica registada e é complementada com os dados recolhidos na sequência das sessões de Reiki, para criar uma base de dados que permita analisar a evolução no tempo.
Além de manter de forma confidencial os dados sobre os seus pacientes sempre atualizados, um bom terapeuta de Reiki está também disponível para responder às dúvidas que possam surgir após os tratamentos, por telefone ou email, por exemplo.
Realizou-se no dia 14 de outubro de 2023 o Seminário Reiki na Saúde Mental. Foi um dia memorável, com participantes de diversas áreas, no âmbito da saúde mental.
Neste seminário, organizado pelo Núcleo Reiki Valença do Minho e a associação dinamicaMENTE, e que decorreu em Valença, abordaram-se temas da medicina e da importância da complementaridade e do auto-conhecimento para cuidar e melhorar a saúde mental, tanto de adultos, como das crianças e jovens.
Gratidão a todos os oradores, secretariado, testemunhos e voluntários, que abordaram diferentes temas relacionados com o Reiki, o equilíbrio e bem-estar, como pilares muito importantes para a saúde mental.
Para quem não pôde estar presente, partilhamos aqui o vídeo, para poderem sentir a energia e o que se viveu neste dia, um dia de auto-conhecimento e aprendizagem.
Hoje na Comemoração do Dia Nacional da Luta contra a Dor, com o tema: ” A outra face da dor… desafios de quem cuida.” No Auditório do Hospital de São Gonçalo em Amarante, o Núcleo de Reiki de Penafiel foi demonstrar como o Reiki pode ajudar nos Técnicos da Saúde, Médicos, Enfermeiros, Auxiliares .
Houveram diversas Atividades ao mesmo tempo em salas diferentes: Reiki, Osteopatia, Terapia do Riso, Yoga e Pilates.
Realizamos 17 sessões de Reiki experimentais.
Gratidão à Comissão Orgamizadora deste Evento Fantástico 🙏
Gratidão aos Voluntários de Reiki:
Maria Ester, Paula Rocha, Miguel Ferreira e José António 🙏🌻.
O projeto de voluntariado ReikiDar foi colocado em prática pelo Núcleo de Reiki de Porto de Mós da APR em 2021, para tentar apoiar todas as pessoas que procurem no Reiki uma forma de encontrar o seu bem estar pessoal.
Este projeto, também, consiste em dar a oportunidade a praticantes de Reiki, com pelo menos nível 2, segundo as diretrizes da APR, de poderem praticar a outros a técnica de cura Usui Reiki Ryoho.
Os voluntários são associados da APR e têm por isso acesso a formação de voluntariado gratuita, segundo as orientações da APR.
A quem procura apoio no Projeto ReikiDar apresentamos três formas distintas de apoio: sessões de Reiki presenciais, envio de reiki à distância e tratamento ausente.
As sessões de Reiki presenciais, neste momento, são realizadas uma vez por mês, nas instalações do Núcleo de Porto de Mós, onde as pessoas se podem inscrever para receber gratuitamente uma sessão de reiki com a duração de 30 a 45 minutos. Qualquer pessoa, praticante ou não de Reiki, pode ter acesso a estas sessões, desde que faça marcação prévia.
O envio de Reiki à distância é realizado uma vez por semana, à quinta-feira pelas 22h00, num encontro on-line com os voluntários interessados nesta prática. As pessoas interessadas em receber Reiki à distância inscrevem-se por meio de um formulário on-line e ao fim de seis semanas, caso tenham concordado, são contactadas para seguimento e pedido de renovação por mais seis semanas, se assim o entenderem.
O tratamento ausente, ou tratamento de Reiki à distância individualizado, é feito por um voluntário de forma individual para uma pessoa em concreto, uma vez por semana, durante três semanas. No final das três semanas, é enviado um e-mail, pelo coordenador do Núcleo à pessoa que recebeu o tratamento, com algumas sugestões do voluntário por ele responsável e também com um formulário para seguimento e pedido de renovação por mais três semanas, se assim o entender.
O ReikiDar – envio de Reiki à distância – teve início no dia 14 de Outubro de 2021, o que nos enche o coração e vontade de continuar, pois em dois anos conseguimos apoiar 250 pessoas. Algumas receberam 6 semanas e não continuaram, outras renovaram o pedido uma ou várias vezes.
Das pessoas acompanhadas por 6 semanas, e que responderam ao questionário de seguimento, mais de 50% afirmaram que o seu nível de bem-estar melhor em “bom” ou “muito bom”. Algumas deixaram-nos mensagens muito bonitas, como:
“Muito obrigada! Tenho-me sentido muito bem. Gratidão”;
“Penso que o Reiki à distância me fez arriscar e sair da minha zona de conforto para novos projetos”;
“Sou grata pelas boas energias que partilham. Obrigada.”
“Gratidão pela vossa disponibilidade e dedicação em função do bem estar das pessoas.”
“Todas as pessoas deveriam ter está experiência. Gratidão”
“Grato pelo tempo e dedicação. Muita Luz para todas as pessoas envolvidas.”
Das pessoas que aceitarem continuar por mais 6 semanas, ou seja, no final de receberem reiki à distância durante 12 semanas, mais de 80% refere que o eu nível de bem estar é “bom” ou “muito bom”. Deixando comentários, como:
“Saber que vocês estão desse lado, a enviar Reiki, faz-me avançar com mais confiança pelos trilhos da vida. Grata de coração.”
“Obrigada por me ajudar a ser mais eu.”
“Passei a estar mais calmo e tranquilo.”
Ao fim de 18 semanas temos partilhas, como:
“Sinto me muito melhor a vários níveis desde que recebo Reiki á distância gratidão pela vossa partilha.”
“Ao longo destas semanas tenho sentido melhoras significativas no meu bem-estar físico e energético. O que tinha como angústias tornaram -se meras preocupações. Sinto me mais leve e melhor comigo mesma. Muito obrigada.”
Estes são apenas alguns dos resultados que temos tido e que nos enchem o coração e nos dão vontade de continuar J
O ReikiDar – tratamento ausente – iniciou há um mês, em Setembro de 2023, e contamos com 11 pessoas já a receberem este tipo de apoio. O retorno tem sido bastante positivo.
Em nome de todos os voluntários participantes nas atividades do ReikiDar o nosso muito obrigado por confiarem em nós e se permitirem alcançar o vosso melhor a cada dia.
Nas fotos seguintes temos uma foto do grupo que esteve presente num dos ReikiDar online, e uma foto de um dos ReikiDar presencial.
Nos dias 14 e 15 de Outubro os Núcleos de Reiki do Porto e de Penafiel da Associação Portuguesa de Reiki, estiveram presentes no IBERANIME 2023 , na Exponor. Foi um fim de semana em grande de Partilhas, Trabalho, Confiança, Gratidão, Amizade e Respeito.🙏
Realizamos no total 148 sessões de Reiki nos dois dias, com 17 Voluntários de Reiki.
A maior parte das pessoas que realizaram as sessões de Reiki já conheciam ou tinham feito terapias de Reiki, de diversas localidades do País.
Ansiedade e falta de confiança foram muitas vezes faladas como objetivos das sessões. Ficam os nossos registos .
GRATIDÃO a todos pela participação. 🙏🥰
Gratidão à logística para quem foi de Penafiel à Junta de Freguesia de Penafiel.
“Iberanime e Reiki, combinam muito bem! Um Evento feliz, onde ninguém está mal com ninguém. Felicidade é para todos nós.”
“O Reiki mudou a minha vida! Estou grata por poder partilhá lo e mudar também a vida dos outros! Sou Grata! Só por Hoje …”
“Que este dia fique marcado em mim e em todos nós pelo convívio, pela energia que nos une a todos, por poder partilhá-lo e por mim., que é das coisas mais poderosas que aprecio na vida, Abraço e Beijos para todos. “
Rui Silva
“Eu sou grata ao Reiki pela experiência única que é esta energia só tenho que dizer gratidão ao Universo…”
“Gratidão! Gratidão! Gratidão! Reiki revela-se uma benção na minha vida , que se tornou mais leve e mais bela! Só por hoje, trabalho honestamente e sou bondosa. O meu caminho será certamente o prolongamento da descoberta eterna deste maravilhoso poder que é de fato o Reiki. Abraço Feliz, Mestre Nuno”
Isabel Moreira
“O reiki me trouxe de volta este mundo , alegria de viver. Só por hoje sou calmo, confio, sou grato trabalho honestamente e sou bondoso. Gratidão”
José Pinto
” Que este dia seja um dia que possamos também transmitir fé, esperança e amor através da energia reiki.”
Miguel Ferreira
“Gratidão por este dia e gratidão ao reiki , que significou o crescimento para mim. Que o reiki possa abençoar muito mais.”
Isabel Vilas Boas
” O Reiki é muito importante para o dia a dia. Muito mais feliz. Sou grato por estar neste caminho. “
No dia 23 de setembro, reuniram-se cerca de 100 pessoas no Castelo de Porto de Mós, para um Encontro de Reiki organizado pelo Núcleo de Porto de Mós da Associação Portuguesa de Reiki e apoiado pelas instituições municipais locais.
Foi um dia pleno de alegria e boa disposição, onde praticantes e não praticantes de Reiki puderam conviver, trocar impressões, esclarecer dúvidas e apreciar as fantásticas paisagens e monumentos de Porto de Mós.
Foi fantástico acolher pessoas vindas da área metropolitana de Lisboa, Penafiel e Valadares, tendo estes últimos alugado um autocarro para fazerem a viagem em conjunto.
A manhã começou no Castelo de Porto de Mós, com a palestra do João Magalhães, presidente da Associação Portuguesa de Reiki (APR), sobre “o que é ser praticante de Reiki”. O ambiente do Castelo ficou cheio de energia positiva com a meditação da Mónica Bértolo, organizadora do Encontro Reiki e coordenadora do Núcleo de Porto de Mós.
Depois de acalmar o espírito, seguiu-se um almoço partilhado na Fonte do Castelo, para acalmar o estômago. Foi uma excelente oportunidade de convívio, que permitiu mostrar os dotes culinários dos participantes do Encontro. Não faltaram as iguarias e especialidades gastronómicas locaiss, entre elas as Morcelas de Arroz, do Alqueidão da Serra, e as Brisas do Liz, de Leiria.
Para facilitar a digestão, iniciou-se a descida do Castelo para o Parque Verde de Porto de Mós em equipas de 10/12 elementos, seguindo as indicações dadas por um peddy paper que juntou curiosidades locais com datas históricas do Reiki e dos seus principais intervenientes.
Com alegria, diversão e alguma “batota” J todos terminaram o peddy paper bem animados. Não se apurou a equipa vencedora, mas todos receberam um excelente prémio: uma mega partilha de Reiki nos relvados do Parque Verde de Porto de Mós e uns deliciosos bolos para o lanche, oferta da Pastelaria Timóteo.
O dia terminou com alegria e emoção, tendo a expressão “de coração cheio” sido a expressão mais utilizada pelos participantes, para descrever o evento.
O Núcleo do Funchal da Associação Portuguesa de Reiki promoveu no último sábado, dia 30/09/2023, uma sessão de meditação inspirada nos 5 Principios e uma partilha de Reiki.
Foi uma sessão composta por 16 pessoas, sendo do quais 5 dos presentes não eram praticantes de Reiki e 11 dos presentes eram praticantes de Reiki distribuídos pelos níveis de Reiki 1, 2 e 3.
Como habitualmente fazemos, foi explicado e contextualizado , com exemplo práticos, aos novos participantes, que Reiki significa algo como Energia de Vida orientada por uma consciência maior, que pode ser canalizada e recebida por qualquer ser humano, não estando limitado nem pela idade, nem pelas crenças religiosas, nem pelas capacidades intelectuais, nem mesmo pelas limitações físicas. Também foi demostrado como enquadrar os 5 Principios do Reiki na vida diária.
Quando os participantes foram questionados sobre qual dos príncipios, teria maior impato na sua vida se fosse praticado hoje com maior consciência, a maioria referiu que “Só por hoje eu abandono as minhas preocupações”, ou seja, confiar mais é uma ação que faria uma grande diferença na vida dos participantes.
A próxima sessão será realizada no último sábado de outubro 28/10/2023.
Relembramos que teremos uma sessão de esclarecimento, no âmbito da semana do Bem Estar ,no dia 25/10, quarta feira, as 18h30, aos colaboradores da Clinica MMC (Madeira Medical Center ) que faz parte do Grupo HPA (Hospital do Privado do Algarve).
Segue as fotos em anexo e um vídeo apresentado a sessão de esclarecimento sobre Reiki no MMC.