15 de agosto de 2020 – Viana do Castelo

Este ano o dia internacional do reiki, dia 15 de agosto, o dia em que celebramos o nascimento do Mestre Mikao Usui, celebrou-se em Viana do Castelo no dia 16 de agosto.

 

À já uma década de coordenação do núcleo de Viana do Castelo, a levar o reiki a todo o Distrito, este foi o primeiro ano que ficamos dentro de portas no núcleo de Viana do Castelo a celebrar este dia.

 

Em tempos exigentes, aproveitamos o nosso encontro para meditar e refletir os caminhos a seguir dentro e fora do Nucleo.

 

E desta reflexão saíram as seguintes orientações da forma como vamos continuar com o nosso trabalho no Nucleo.

 

  1. Voluntariado:

O nosso Voluntariado em instituições, irá continuar inativo;

O Voluntariado no Nucleo, será apenas a distancia.

 

Continuando com o nosso esquema de escala semanal, o grupo de voluntários, reúne às segundas feiras, para juntos fazerem reiki à distância às pessoas que recorrem a nós.

 

A grande maioria das pessoas que recorrem aos serviços do voluntariado, são pessoas com doenças oncológicas cuja imunidade tem valores muito baixos.

 

Por segurança consideramos ser esta a melhor atitude (pelo menos nos próximos tempos) a adotar para com  a atividade no núcleo, no que diz respeito ao Voluntariado.

 

  1. Acompanhamento aos Praticantes de Reiki.

 

O Nucleo irá promover encontros de desenvolvimento em Reiki.

 

Os presentes ficaram de enviar os temas que gostariam de desenvolver, para que os coordenadores organizassem workshops neste sentido.

 

  1. Grupo de estudos mensais.

 

O grupo de estudos continua, mas com a lotação de 10 pessoas no máximo. A lotação de segurança que a nossa sala comporta.

 

Os grupos irão sendo revesados para que ninguém fique de fora.

 

  1. Esclarecimento de Reiki.

 

A prática de esclarecimento, irá manter-se. Por norma são grupos pequenos de pessoas e a maioria das vezes, pessoas isoladas. O espaço do Nucleo tem condições interiores e exteriores para que esta atividade continue sem correr riscos.

 

E assim terminamos esta celebração com um lanche convívio, que aproveitamos para matar saudades.

 

Só por hoje somos gratos ao Reiki e a estes já dez anos de atividade.

 

Coordenadores: Mónica Maciel e Jorge Viana.

 

Semana do Colaborador da ISS – Instituto da Segurança Social de Viana do Castelo

Inseridos na semana do colaborador do Instituto da Segurança Social, em Viana do Castelo, o Núcleo de Reiki da APR de Viana do Castelo, foi convidado para levar o tema Reiki a dois concelhos vizinhos.
Fomos a Ponte de Lima e a Valença.
Dois dias muito bons com plateias muito entusiastas.
Outras iniciativas de esclarecimento do renego ficaram prometidas.

Núcleo Regional de Viana do Castelo assinou protocolo com a Hope – Respostas Sociais e com a “Casa Dona Esperança” – Centro de Intervenção em Demência

Desde o passado dia 7 de Janeiro do corrente ano, o Núcleo Regional de Viana do Castelo, da Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kurama, assinou um protocolo de parceria, com a Hope – Respostas Sociais e com a “Casa Dona Esperança” – Centro de Intervenção em Demência, que leva a esta instituição, em regime de voluntariado, a terapia Reiki para os cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer.

Tem sido uma experiência muito positiva, com a satisfação plena dos participantes.

Nucleo de Viana do Castelo Celebrou os 150 anos do nosso Mestre Mikao Usui.

Um dia totalmente dedicado ao nosso Mestre que começou nos Arcos de Valdevez, num profundo recolhimento com a Natureza, onde se iniciou o dia com uma meditação conduzida pelos Sensei Jorge Viana, seguindo-se com uma experiência de massagem com taças Tibetanas com a Rute, um período de recolhimento individual a que chamamos “Eu e Mikao” onde nos ligamos à sua energia através do abraço a uma árvore.

Ás 11 horas e 45 minutos orientada pela Sensei Mónica Maciel, fez-se uma corrente de Reiki para o Universo, e às 12.00 em Ponto as 3 badaladas do Gongo anunciou a todos 1 minuto de silencio em sintonia com todo o País
Seguiu-se o almoço convívio e a seguir ao almoço, todos seguimos com destino à Senhora da Paz, no Lindoso.
Ás 14.00 visitamos a Capela e o Museu dos cristais.
Ás 15.00 rumamos à Mina dos Cristais de Quartzo Rosa. Dedicamos esta maravilhosa tarde a encontrar os nossos próprios cristais rosa, os cristais do coração.
Terminamos este nosso dia de comemorações com um momento de agradecimento ao nosso Mestre, foram recitados os princípios em Japonês e terminamos o dia com um lanche convívio.