
Parabéns Mestre Takata – A Mestre Hawayo Takata e a sua adaptação de Reiki
A Mestre Hawayo Takata nasceu a 24 de dezembro de 1900 e aprendeu Reiki com Chujiro Hayashi, aluno do Mestre Mikao Usui. Ao longo da sua carreira, adaptou a prática de Reiki para as suas várias audiências, alunos e utentes. Hawayo Takata teve um enorme contributo para o Reiki dos dias de hoje pois foi graças a ela que houve este movimento do Japão para o Ocidente. Parabéns Mestre Takata.
A Mestre Hawayo Takata e as necessárias adaptações de Reiki
Quando dava sessões de Reiki e mesmo ensinava os vários níveis no Havaí, a Mestre Takata tinha principalmente nipo-americanos como utentes e alunos. Desta forma, a abordagem era mais próxima do que o Mestre Chujiro Hayashi lhe ensinou. Existem alguns relatos publicados em jornais da época, que ajudam até a compreender que possivelmente tenha integrado elementos do budismo Jodo Shinshu, que era corrente no Havaí daquele tempo, chegando mesmo a realizar eventos num dos templos.
À medida que, a partir dos anos 50, começou a ensinar mais pessoas no continente norte-americano, onde predominava um público branco e cristão, a sua abordagem foi também sendo alterada, principalmente com a sensibilidade de ser uma arte japonesa, num pós-guerra. Além disso, na década de 70, à medida que ia divulgando mais a prática de Reiki na imprensa, a sua filiação a organizações religiosas e metafísicas trouxe profundas e marcantes alterações na contextualização de Reiki, chamando “poder de Deus” e dando referências bíblicas também.
Sem dúvida que a sua abordagem de envolver Reiki com a cultura na qual estava inserida e nos seus interesses pessoais de espiritualidade, trouxeram profundas marcas à prática de Reiki, que ajudaram ocidentais a compreender melhor o que seria Reiki, mas ao mesmo tempo a afastá-los da sua essência. Da mesma forma, a história que criou sobre como o Mestre Usui encontrou Reiki após o seu “jejum”, trazia consigo um toque das tradições cristãs de revelação divina, como indica Justin Stein, no seu livro “Alternative Currents”.
A vivência do ocidente da Mestre Hawayo Takata trouxe-nos também os conceitos de profissionalização, padronizando os tratamentos e criando taxas fixas para a prática.
O caminho da Mestre Takata na prática de Reiki foi longo, com várias experiências e vivências, com o contacto de realidades sociais muito diferentes, mas que a conduziram a adaptações e alterações para o que considerou ser melhor para a prática.
Para um conhecimento mais aprofundado de Hawayo Takata podes ler o livro de Justin Stein “Alternate Currents”
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.
Podes também gostar de...

Reiki um caminho para a saúde mental – Valença do Minho
Outubro 22, 2023A banalização do Reiki ou talvez não
Setembro 10, 2014