No passado dia 14 de dezembro, realizou-se a atividade “As histórias dos avós emprestados” na Plataforma Solidária de Alfena, onde seniores que frequentam este espaço contaram histórias e vivências da sua infância a um grupo de jovens do 6° ano da escola EB2/3. Os objetivos desta partilha de Natal eram realçar a importância dos seniores na nossa sociedade, fomentar o respeito pelos mais velhos e partilhar vivências de várias épocas.
Ouvimos histórias de tempos difíceis, de famílias muito numerosas e até de escassez de alimentos, mas ficamos a saber que as coisas tinham outro valor, outro sabor e havia um grande sentimento de partilha. Aprendemos como se apanhava caruma, como se subia às árvores para arranjar lenha para as lareiras, mas que havia regras, ficando sempre as três últimas rodadas, e por esse motivo talvez as matas estavam mais limpas nessas épocas.
Passamos a conhecer palavras e expressões bem diferentes das usadas atualmente: casa de colmo, tamancos, azedas, modinho, ir servir e caldo. Eram tempos em que as pessoas eram pagas em tostões, tendo começado a trabalhar em crianças e que muitas vezes percorriam distâncias enormes, algumas inclusive descalças.
Falou-se de respeito, e de como a amizade percorreu imensos anos até aos dias de hoje, apesar de ter levado umas reguadas por causa da amiga.
Muitas vezes os brinquedos eram feitos pelas próprias pessoas e brincava-se e corria-se nas ruas.
Até pode parecer que nem tudo era bom, mas as pessoas eram mais saudáveis, tinham outros conhecimentos sobre plantas, principalmente as comestíveis e, sem dúvida, tinham muitas habilidades manuais.
Houve um lanchinho partilhado, uma lembrança para os seniores e as crianças.
Até houve tempo para cantar cantigas e ouvir um poema muito engraçado.
Sem dúvida que foi uma tarde bem diferente. Esperemos que estas histórias um dia façam eco no coração destas crianças. Temos a certeza de que foi extremamente importante e de grande felicidade para os nossos seniores. Acreditamos que algumas pessoas regressaram a casa muito mais felizes e isso faz toda a diferença.
Queremos agradecer a todos os participantes, seniores e crianças, e às colaboradoras da Plataforma Solidária, D. Manuela e Elisabete.
Estamos gratos por todas estas aprendizagens!
Desejos de um Natal cheio de amor, felicidade e partilha!
Desejos de um Natal cheio de amor, felicidade e partilha!
Núcleo de Reiki de Alfena