Passeio ao Jardim Buddha Eden
BUDDHA EDEN – JARDIM ORIENTAL – QUINTA DOS LORIDOS BOMBARRAL
O Núcleo de Almada da APR em parceria com TKM-Universidade Sénior Dom Sancho I de Almada, e a Professora de Tai Chi, sábado dia 08 de Novembro, viajou até ao Buddha Eden, na Quinta dos Loridos, onde se encontra o maior Jardim Oriental da Europa.
Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores atos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara. Entre budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas.
No lago central é possível observar os peixes KOI, e os dragões esculpidos que se erguem da água, como mostra a foto seguinte.
Existem 700 soldados de terracota pintados à mão, cada um deles único, encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás.
Muito havia para ver mas o tempo foi incerto, ora chovia ora fazia Sol, pelo menos o que eu tinha para fazer a nível de trabalho reikiano, consegui fazer e foi muito positivo.
Abrimos os trabalhos com o Circulo Mawashi, os Cinco Princípios do Reiki, enraizamento à terra e conexão ao Universo, em sequência a professora de Tai Chi completou com alguns exercícios também com a mesma finalidade, mas noutra vertente e encerrámos a abertura com o abraço energético, com Amor.
Após esta abertura fizemos uma caminhada silenciosa e um trabalho psico/mental/emocional de desenvolvimento sensorial.
O convívio foi de Paz, Calma, incluindo o motorista que teve uma postura serena e responsável.
Tivemos um presente da Quinta dos Loridos, um pequeno aperitivo de Moscatel da própria colheita.
Chegou a hora de almoço que foi espectacular, um bom serviço, com a diversidade de vários pratos, que satisfez a escolha de cada um.
A visita foi positiva, sentimos a energia do espaço, deu para conhecer um pouco do muito que ainda se tem para visitar e proporcionar mais um próximo evento com outras bases mais descritivas.
O meu Bem-haja à Organização da D. Sancho I por todo o empenho e orientação do passeio/convívio.
Calmamente usufruímos, Confiei, porque tudo está perfeito, somos Gratos pelo momento presenciado, através de um trabalho em conjunto Honesto pela Bondade de todos que contribuíram para este Evento!!!
Olinda Ângelo