Findo este ano de 2012, é necessário encontrarmos o espaço e tempo necessários à reflexão do trabalho feito, do que podia ter sido feito melhor e do que irá ser projectado para 2013.
Qualquer Associação, para ser bem sucedida, tem que se manter fiel aos seus princípios e objecto social, à missão e visão que a guiam num universo cada vez mais exigente. Assim, começamos 2012 a apostar no esclarecimento, investindo tempo humano e saber na criação de um blog de divulgação Reiki, o REIKI EM PORTUGAL. Orientado pela nossa jornalista Andreia Vieira, este blog apresenta as notícias sobre a Associação, os seus núcleos, partilha de saberes, reflexões, temas sobre voluntariado e acção social, além de artigos sobre Reiki e Medicina, trabalhos realizados em Portugal ou além fronteiras. Com 211 artigos publicados, o que representa quase um artigo por dia, auxiliamos quem procura saber o que é o Reiki a encontrar referências e casos concretos, quer em estudos científicos, quer na aplicação em Hospitais ou Instituições de carácter social. Aos praticantes de Reiki, apoiamos com guias, instrumentos de apoio a terapeutas, técnicas e ainda reflexões.
Este ano de 2012 foi ainda o Ano da Formação e Profissionalização, um objectivo ambicioso, árduo e que terá o seu reflexo ainda nos anos vindouros. O Código Deontológico e a Norma Portuguesa da Prática da Terapia Reiki, são os pilares para a regulamentação desta terapia. Criamos o Fórum Reiki e Empreendedorismo, com o intuito de apoiar o desenvolvimento profissional e a partilha de experiências entre terapeutas, além do HUB CRIARE, um departamento especializado no apoio ao desenvolvimento de actividades Reiki, quer profissionais, quer na investigação ou voluntariado. Para incentivar o esclarecimento e partilha de saberes, criamos ainda o Fórum de Terapeutas Reiki, abertos a todos os praticantes mesmo não sendo associados. No campo da Uniformização do Ensino, encontramos dificuldades, que se deveram à incompreensão dos objectivos propostos – este projecto é simples, aberto a todos, não pretende fechar portas mas abrir horizontes e criar pontes no saber, visando o esclarecimento do ensino e a excelência na prática do mesmo. Foi realizado um encontro em Lisboa e outro no 3º Congresso Nacional de Reiki, sem termos tido esta divulgação nos maiores centros, não poderíamos justamente avançar com o projecto, assim, prolongamos este projecto para 2013, pelo tempo que for necessário.
Desenvolvemos programas de apoio a técnicos de Instituições Sociais, com o programa “Cuidar de Quem Cuida” e apoiamos a pessoa com doença oncológica através do “Ser e Viver“, além do projecto Mãos de Luz, nos Hospitais. Instituímos o prémio Hayashi de Investigação Reiki. Tendo sido atribuídos 3 prémios este ano. Estivemos ainda no Congresso Internacional – Envelhecimento Ativo, no Instituto Piaget de Viseu, a consolidação do nosso trabalho nesta área.
Estes são alguns dos nossos trabalhos, é incrível pensar no tanto que foi feito tendo em conta que todos nós temos as nossas profissões, que ninguém está afecto permanentemente à Associação, que todos somos voluntários neste serviço que consideramos importante para quem pratica Reiki e para o Reiki em Portugal. Por isso, posso dizer que temos um enorme orgulho nos nossos voluntários, nos coordenadores e órgãos sociais, temos orgulho dos nossos associados e até de pessoas que não praticam Reiki mas que nos querem apoiar. Deixamo-vos ainda alguns dos artigos por nós publicados, podendo também ler mais sobre a nossa intervenção social ou sobre o trabalho desenvolvido pelos nossos núcleos. Podem ainda encontrar aqui uma listagem exaustiva de todos os nossos artigos. E não se esqueçam de passar pela nossa biblioteca Reiki, onde poderão encontrar 47 publicações, entre guias de apoio à prática e estudos académicos.
Práticas
- Como estudar Reiki como Filosofia de Vida
- Instrumentos de apoio a Terapeutas de Reiki
- Kenyoku – a técnica tradicional do “Banho Seco”
- Meditação pela paz, no Dia Internacional da Paz
- Meditação Reiki – 20 de Maio
- Os 3 R do Reiki
- Realizar uma sessão de Reiki, um guia de apoio
- Reiki para canhotos?
- Reiki pensamento positivo
Reflexão
- A calma
- Como se preparar para ser um terapeuta de Reiki
- Contratar um terapeuta de Reiki
- Meditação pela paz, no Dia Internacional da Paz
- Os 21 trabalhos de um Mestre de Reiki
- Rumo ao Monte Kurama
Reiki e Medicina
- Acupuntura, reiki, meditação… terapias para sua saúde
- Centro de Cuidados Complementares valida resultados de terapias de toque
- Enfermeiro da APR defende integração do Reiki no SNS
- Investigação de Vânia Soares revela influência do Reiki em desenhos infantis
- Pamela Miles explica como integrar Reiki e Medicina
- Presidente da FNVS preocupado com o voluntariado no nosso país
- Reiki e Cromoterapia em Hospital de São Paulo
- Reiki em Hospitais – Terapeutas de Reiki Voluntários colocam as suas mãos para auxiliar a cura de pacientes
- Reiki em Hospital na Bolívia
- Reiki em hospital, com resultados surpreendentes
- Reiki em publicação científica brasileira
- Reiki nos aspectos comportamentais que regulam o estilo de vida dos discentes da faculdade de enfermagem
- Reiki para Diabéticos
- Terapeuta de Reiki – Uma profissão credível
- Terapia Reiki – um suporte energético para as mulheres atendidas no projeto saúde-se
- “Legislar o Reiki é importantíssimo”
Inquérito de qualidade
Pedimos aos nossos associados que preencham um pequeno inquérito de qualidade que fizemos, para que possamos reflectir e melhorar o nosso trabalho para 2013. Podem aceder ao inquérito através deste link…
2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade
A preparação de 2013 iniciou em Outubro e teve a sua apresentação oficial no 3º Congresso Nacional de Reiki, em Guimarães, na Universidade do Minho. Declarando 2013 o Ano Europeu dos Cidadãos, a União Europeia pretende atingir os seguintes objectivos:
- aumentar a sensibilização dos cidadãos para o seu direito de residir livremente na União Europeia;
- aumentar a sensibilização para a forma como os cidadãos podem beneficiar dos direitos e políticas da UE e estimular a sua participação activa no processo de elaboração das políticas da União;
- estimular o debate sobre o impacto e o potencial do direito de livre circulação, em especial em termos de reforço da coesão e de compreensão mútua.
Encontramos nestes objectivos os pontos-chave da proximidade, da participação activa , coesão e compreensão, o que para nós, Associação dedicada ao Reiki nos faz reflectir sobre onde podemos nós chegar e como, auxiliando os praticantes de Reiki que estão em terras onde há pouco esclarecimento, promovendo assim a compreensão sobre esta prática, além de levar a oportunidade de uma participação activa e coesão nesta prática. Assim, faz todo o sentido termos um 2013 – Ano da Proximidade e Solidariedade.
Quero terminar com um enorme agradecimento a todos os associados, pelo vosso apoio incondicional! A todos os praticantes de Reiki, por acreditarem, praticarem e continuarem a desenvolver esta filosofia de vida e terapia. 2013 aguarda-nos com bons desafios, façamos a prática com felicidade e alegria, trazendo o equilíbrio e bem estar a nós e àqueles que nos procuram.